Quase três meses depois de chegar ao mercado, os novos Samsung Galaxy S8 e S8+ vão finalmente receber a versão final do suporte para os comandos de voz do Bixby, o assistente virtual da tecnológica sul-coreana.

O software esteve disponível em versão beta durante algumas semanas e a empresa afirma que o feedback recebido durante este período ajudou a desenvolver uma maior capacidade de resposta e compreensão em torno de uma mesma frase, a melhorar a interação sem mãos e "muito mais".

A Samsung diz que mais de 100 mil utilizadores participaram nesta primeira fase de testes que se traduziu em mais de quatro milhões de comandos de voz.

Nesta versão final do Bixby, os utilizadores terão ainda acesso a uma funcionalidade que não foi inicialmente desvendada. Ao utilizar as aplicações padrão da Samsung, o assistente virtual poderá agora ser chamado à ação para ler, em voz alta, as mensagens e emails recebidos.

Cortana e Siri que se cuidem: a Bixby da Samsung quer ser o interface mais inteligente
Cortana e Siri que se cuidem: a Bixby da Samsung quer ser o interface mais inteligente
Ver artigo

Recorde-se que a integração deste sistema é uma das grandes apostas da marca para este smartphone. O compromisso foi assumido com a implementação de um botão físico de atalho para o assistente que foi desenvolvido para competir com a Siri, a Cortana, a Alexa ou o próprio Google Assistant, já integrado nos smartphones Android.

Tal como os seus "pares", o Bixby consegue programar alarmes, enviar mensagens, lê-las, apresentar resultados de pesquisa, responder a perguntas e muito mais. A funcionalidade diferenciadora, segundo a Samsung, é que este assistente entende os contextos das aplicações que está a utilizar quando o evoca, permitindo a articulação das suas capacidades com estes programas.

O assistente vai chegar hoje aos S8 dos utilizadores norte-americanos, mas será uma questão de tempo até ficar disponível em todo o mundo. Recorde-se, no entanto, que não existe suporte para a língua portuguesa, pelo que toda e qualquer interação terá de ser mantida em inglês.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.