São com certeza propostas para quem gosta de desenhos animados, mas não só, porque as personagens podem ser acessórias quando uma boa “trama” é tudo o que interessa. Neste caso, quisemos juntar as duas coisas e deixamos-lhe uma mão cheia de jogos móveis baseados em algumas das mais populares séries de animação dos anos 80.

 

Garfield Wild Ride - Ajude Garfield a voar enquanto sonha

Criado no final dos anos 70, Garfield é, possivelmente, o mais popular gato de sempre. Protagonista de dois filmes e de várias séries de animação, tem uma enorme panóplia de jogos para smartphones protagonizados pelo popular felino, entre os quais Wild Ride.

Conhecido por ser extremamente preguiçoso, não é de estranhar que o jogo comece com Garfield a cair num sono profundo e a sonhar. E é nesse mundo imaginário que decorre toda a ação com o gordo gato a conseguir voar e a ter que percorrer dezenas de níveis, cada qual com três missões, em diferentes locais, evitando os perigos que encontrar pelo caminho enquanto apanha todas as moedas e a lasanha. As diversas tarefas incluem como percorrer uma certa determinada distância ou recolher uma quantidade predefinida de moedas. Por vezes é necessário jogar os níveis repetidamente, até as missões estarem concluídas.

Para fazer Garfield voar o jogador tem apenas que tocar no ecrã. Pressionar durante mais tempo permitirá que o felino fique mais tempo no ar. Dos diversos perigos o maior são as almofadas que farão com que Garfield acorde, por isso têm que ser evitadas a todo o custo. Mas existem outros obstáculos a evitar, como carros e moscas gigantes, por exemplo.

Também existem power-ups, entre os quais um que faz aparecer um Odie gigante que permitirá que Garfield possa percorrer uma determinada distância sem sofrer qualquer dano. É ainda possível personalizar o preguiçoso gato com uma série de acessórios. Visualmente o jogo é bastante bom, assim como a banda sonora, tornando toda a experiência de jogo divertida. Garfield Wild Ride é gratuito e está disponível para Android e iOS.

As Misteriosas Cidades de Ouro - Uma aventura à descoberta das Cidades de Ouro

As Misteriosas Cidades de Ouro (Les Mystérieuses Cités d'or) é uma popular série de desenhos animados emitida em Portugal em 1985 que conta a história de três jovens em busca de informação sobre as suas origens.

O jogo segue a mesma história da série, com o enredo a contar a história de Esteban que parte em busca de saber mais sobre as suas origens e pelas Misteriosas Cidades do Ouro, sendo acompanhado por Zia, uma rapariga Inca, e Tao, o último descendente da dinastia Mu.

Com o grafismo e música conhecida da série, o jogador irá controlar os três personagens ao longo de diversos níveis, tendo que ultrapassar obstáculos e evitar vários perigos. É uma mistura de aventura com quebra-cabeças, existindo a necessidade de resolver diversos puzzles.

Desta vez as aventuras do popular trio decorrem na China. Cada um dos jovens tem habilidades especiais que devem ser usadas nos momentos e situações adequadas. Esteban pode invocar o poder do Sol, Tao pode ler idiomas antigos e Zia consegue entrar em locais estreitos. Todos devem trabalhar em equipa para conseguirem ultrapassar os obstáculos e fazer com que Esteban chegue ao ponto final de cada nível para progredir para o seguinte. É ainda preciso ter atenção ao vilão Zarès e aos seus homens que tudo farão para capturar os jovens aventureiros.

As Misteriosas Cidades de Ouro está disponível gratuitamente para dispositivos iOS.

Tom & Jerry Mouse Maze - Ajudar Jerry a fugir de Tom, o que mais poderia ser?

Com a mais famosa dupla de inimigos dos desenhos animados, presentes há várias décadas e conhecidos por muitas gerações, Tom & Jerry Mouse Maze é um quebra-cabeças cujo objetivo é, obviamente, ajudar Jerry a fugir de Tom.

Vai ser preciso guiar Jerry através de inúmeros níveis tendo como objetivo apanhar todo o queijo e evitar as armadilhas, perigos e, principalmente, Tom e os seus amigos gatos. O nível só acaba quando Jerry regressa são e salvo para o seu buraco que apenas surge quando se consegue apanhar o item principal indicado.

A dificuldade vai aumentando gradualmente conforme se evolui no jogo, adicionando mais armadilhas, áreas maiores e mais gatos. Mas, para ajudar, vão surgindo power-ups, como túneis de transporte e chapéus mágicos, que serão muito úteis para manter o pequeno rato em segurança.

O jogador tem apenas que desenhar o percurso que pretende que Jerry faça, tendo em atenção todas as armadilhas e mantendo-se nas costas de Tom. Este, assim que o vê, irá começar a correr na sua direção, sendo essencial fugir antes que seja apanhado. Jerry pode saltar sobre Tom ou deixá-lo meio atordoado, o que dará alguma vantagem ao poder deambular pelo cenário sem oposição.

Tom & Jerry Mouse Maze está disponível gratuitamente para dispositivos Android.

Snoopy Pop - Rebentar bolhas para libertar passarinhos

Snoopy Pop é um jogo de quebra-cabeças, num estilo semelhante ao clássico Puzzle Bobble, que coloca o conhecido cão a rebentar bolhas e a libertar pássaros.

Woodstock e outros passarinhos estão presos em bolhas e cabe a Snoopy encontrar a melhor forma de libertá-los. Para isso ele terá que atirar bolhas da mesma cor para as fazer rebentar. O número de bolhas que podem ser atiradas é limitado, por isso é preciso escolher muito bem quais rebentar.

O jogo está dividido em mais de 100 níveis, com um incremental nível de dificuldade. Mas, para ajudar, existem itens que podem ser utilizados para ajudar a completar a missão. Estes itens são objetos das conhecias personagens Peanuts, como o papagaio de Charlie Brown ou o cobertor de Linus. Os poderes especiais vão sendo desbloqueados conforme se evolui nos níveis.

Existem ainda batalhas com bosses a cada 10 níveis, onde Snoopy terá de defrontar o seu arqui-inimigo, o Barão Vermelho. Esses níveis exigem que o jogador crie uma abertura até ao Barão para que possam, depois, atingi-lo com uma bolha.

Snoopy Pop está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Os Smurfs Epic Run - Corra para libertar os pequenos Smurfs

Smurfs Epic Run é um jogo de plataformas cujo objetivo é libertar as pequenas criaturas azuis. Reza a história que Gargamel enfeitiçou a aldeia dos Smurfs com uma névoa estranha e escravizou quase todos os pequenos seres azuis. O jogador assume o papel do único Smurf que escapou ao feitiço e cuja missão é libertar todos os seus companheiros.

O jogo mistura plataformas com corrida infinita uma vez que o Smurf corre automaticamente tendo que o fazer saltar ou utilizar um determinado poder especial, como um duplo salto ou voar. Será preciso evitar muitos obstáculos, como picos e fendas, sendo necessários bons reflexos para evitar que o pequeno personagem morra.

Completar o nível permite ganhar uma estrela, libertar todos os Smurfs duas estrelas e apanhar um determinado número de moedas fará ganhar as três estrelas. Cada incursão será sempre diferente uma vez que os níveis são gerados aleatoriamente. Os cenários são conhecidos, como a aldeia, a floresta, a mina e o castelo de Gargamel.

Gradualmente, o jogador irá desbloqueando conhecidos Smurfs, como Smurfette ou o Pai Smurf, todos com os seus próprios atributos, como a habilidade de voar, dar saltos duplos ou fazer parkour, que serão essenciais para conseguir progredir nos níveis mais avançados.

Os Smurfs Epic Run está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.