Esta semana ficámos a saber que os jogos e aplicações de entretenimento já não dominam o interesse da maioria dos utilizadores, mas ainda continuam a garantir muitas horas de lazer nos smartphones e tablets. E estão também em destaque entre as apps sugeridas pela equipa do TeK esta semana.

Naquela que foi para muitos a primeira semana "produtiva" do ano de 2015, não esquecemos também as apps de apoio à escola ou às tarefas profissionais, e, naturalmente, aquelas que ajudam a manter as resoluções de ano novo.

Passámos por todas as plataformas e lojas de aplicações para fazer as nossas escolhas, e demos primazia às apps grátis, porque janeiro é normalmente um mês de orçamentos mais curtos.

Navegue pelas próximas páginas para descobrir as nossas sugestões, e aproveite a caixa de comentários abaixo para partilhar também as suas descobertas no mundo dasapps.

Está à procura de uma maneira de manter as resoluções de Ano Novo? Há uma app para isso.

Fazer mais exercício, dedicar mais tempo a um hobby ou até perder peso são resoluções comuns de Ano Novo que muitos têm dificuldade em manter. A menos que se transformem num jogo.

A lógica é aplicada pela HabitRPG, uma aplicação para browser, iOS e Android que dá o incentivo adicional para que consiga atingir as metas definidas para 2015. Mas é preciso juntar força de vontade.





Os bons hábitos são recompensados e os "deslizes" penalizados de forma a incentivar os utilizadores e prosseguirem no "bom caminho". Com as experiências pode mudar de nível e conseguir mais conquistas, com recompensas imediatas.



Os amigos podem ajudar no processo de motivação, juntando-se em grupos que partilham objectivos ou trocam ideias.



Se perder entusiasmo pode mesmo acabar por morrer e perder todas as conquistas, uma consequência demasiado pesada para quem não resiste a comer um pastel de nata todos os dias...




A aplicação é gratuita e pode ser usada no browser, no iPhone e iPad, e em dispositivos Android. E apesar do design infantil pode resultar mesmo nos espíritos mais fracos e com maior tendência para desistir.



Veja a próxima aplicação

Transforme o telemóvel num scanner de bolso

Possivelmente já passou pela situação de precisar de um documento digitalizado e não tinha nenhum scanner por perto. Com a aplicação Scanbot basta meter a mão ao bolso e usar o smartphone para fazer digitalizações de qualidade.

Existem algumas categorias de aplicações que merecem lugar em qualquer smartphone. É o caso dos editores de imagens ou dos editores de texto. Mas as ferramentas de produtividade e criação podem ir mais longe como comprova a Scanbot. A aplicação foi uma das mais aclamadas no ano de 2014 e pode ser justamente o serviço que o vai desenrascar algures em 2015.



A aplicação usa o sensor fotográfico principal do smartphone ou tablet para fazer a digitalização de um documento. Mas não podia tirar só uma fotografia à folha em questão? Podia, mas não era a mesma coisa. Isto porque o Scanbot faz uma detação automática do elemento que importa para a digitalização e descarta automaticamente o resto.



Imagine que está a fotografar um recibo de compra que também funciona como talão de garantia. Se a folha estiver na mesa, com o Scanbot a mesa deixa de existir.



Além de prática e inteligente, a aplicação tem um design e um modo de funcionamento muito apelativos. Está disponível para iOS e Android de forma gratuita, mas quem quiser funcionalidades mais avançadas como reconhecimento de texto e modos de personalização terá de desembolsar mais de quatro euros pela versão Pro.



O Scanbot tem ainda a vantagem de ser um leitor de códigos QR e de códigos de barras, além de poder ter ligação automática com vários serviços de armazenamento na cloud para que os documentos não se percam.



Veja a próxima aplicação

TinyTap: Faça da educação um jogo com toda a personalização

Com a aplicação TinyTap pode por a sua criatividade à prova e criar jogos e aulas interativas usando as suas fotografias, vídeos e mesmo a sua voz.

A aplicação pode ser usada por professores mas também por pais e outros educadores interessados em explorar as possibilidades dos jogos para melhorar o ensino e a formação dos mais novos. E ao mesmo tempo explorar o interesse das crianças pelos smartphones e tablets.

A configuração é simples e há muitas formas de adicionar elementos, que se podem transformar em apresentações, puzzles ou histórias ilustradas. Tudo depende da criatividade do criador.

A aplicação é gratuita e está disponível em várias línguas, incluindo o português. Dá também acesso a um mercado onde pode aceder a outras aplicações já criadas por outros utilizadores.

Para experimentar pode descarregar a aplicação na loja da Apple para iPhone e iPad ou na loja da Google para equipamentos Android.

Veja ainda o vídeo para perceber melhor o funcionamento e objetivos da aplicação.



Veja a próxima aplicação

Já testou a sua perícia ao volante hoje?

2 Cars é um dos jogos que no final do ano passado ajudou a animar a loja de aplicações do Windows Phone e pode ser um desafio interessante para quem tem jeito para se esquivar a obstáculos.





Para vencer o desafio o utilizador tem de orientar a condução de dois veículos, mantê-los na estrada, apanhar os círculos e desviar-se dos quadrados.



O objetivo é testar os reflexos dos "condutores" e a concentração no desempenho da tarefa, que coloca à sua responsabilidade todos os movimentos de um automóvel azul e de outro vermelho.



O jogo é simples, só pede alguma destreza de dedos para alterar a direção dos veículos e paciência para vencer os obstáculos que se cruzam pelo caminho. O 2 Cars pode ser descarregado gratuitamente na loja de aplicações do Windows Phone.



Veja a próxima aplicação

Pronto para lutar como um guerreiro das sombras?

O Shadow Fight é um jogo de luta que já tem algum nome nas lojas de aplicações mais populares e uma opção que também está disponível para quem tem Windows Phone.





A última atualização para a plataforma móvel da Microsoft aconteceu a meados de dezembro e adicionou algumas melhorias á segunda edição do título.



A essência mantém-se, o jogador é convidado a lutar e tem à disposição um conjunto alargado de armas a que pode recorrer, à medida que for somando conquistas. A progressão no jogo também abre caminho a novas técnicas de artes marciais que podem ser usadas para defrontar o adversário, nos seis mundos que o jogador tem pela frente na sua cruzada até ao portão das sombras.



O Shadow Fight está recomendado para um conjunto específico de terminais, a partir dos quais será possível obter uma melhor experiência ao nível dos gráficos, indica a Nekki, responsável pelo conteúdo. Destacam-se o Lumia 1520, 822, 820, 810, 525 e o HTC 8XT.



Veja a próxima aplicação

Aplicação Crunchyroll garante acesso a 25 mil episódios de animé na Wii U

A aplicação de conteúdos ficou disponível esta semana e torna a consola doméstica da Nintendo numa fonte quase inesgotável de desenhos animados. E estão garantidos nomes conhecidos como Naruto Shippuden e One Piece.

As animés são produções de desenhos animados que têm um grande sucesso a nível mundial e por muitos são mesmo consideradas produções mais interessantes do que séries e filmes com pessoas reais.

Todos os que gostam de consumir este estilo de desenhos animados têm agora na Nintendo Wii U uma forma quase inesgotável para aceder a conteúdos deste género. A aplicação Crunchyroll ficou disponível esta semana para o sistema de jogo.

De acordo com informação oficial estão garantidos um total de 25 mil episódios, ainda que haja uma diferença entre os conteúdos gratuitos e os conteúdos pagos.

“A totalidade das séries e respetivos episódios só estarão disponíveis para assinantes do serviço premium, caso não subscrevas o serviço terás acesso a um lote mais limitado de séries, os vídeos incluirão publicidade e chegarão com uma semana de atraso face aos lançamentos no Japão”, explicou o responsável de relações públicas da Nintendo Portugal, Jorge Vieira, em resposta ao TeK.

A diferença entre os modelos de subscrição pode ser consultada neste link, mas além da modalidade paga há uma de 4,99 euros por mês e outra de 8,99 euros por mês.

O serviço de distribuição Crunchyroll está ainda disponível para outros sistemas de jogo e sistemas operativos como o Android e iOS.

Agora que chegámos ao fim da lista de sugestões do TeK para esta semana, já sabe quais vais instalar? Ou tem alguma nova descoberta para partilhar connosco?

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.