Das constelações mais anciãs à versão mais contemporânea dos Queen, as seis aplicações desta semana trazem um bocadinho de tudo. Há apps novas acabadas de sair e outras mais experientes que se continuam a reinventar para ser um bocadinho mais do que aquilo que inicialmente eram.

Como já é tradição aqui no TeK, siga pelas próximas páginas para conhecer as 6 aplicações da semana:

 

Estrelas, constelações, planetas e outros corpos celestes cabem (quase) todos nesta app

A Star Chart já existe há algum tempo, mas é daquelas aplicações que muita gente não conhece e que pode interessar conhecer, principalmente entre quem gosta de saber para onde está a olhar… quando olha para “cima”.

Quem nunca se deliciou a olhar para um céu estrelado, mesmo sem saber muito bem o que estava a ver? A Star Chart pode ajudá-lo a situar-se e, com toda a certeza, ensinar-lhe algumas coisas.

Quem nunca se deliciou a olhar para um céu estrelado, mesmo sem saber muito bem o que estava a ver? A Star Chart pode ajudá-lo a situar-se e, com toda a certeza, ensinar-lhe algumas coisas.

A aplicação usa o GPS, bússola, giroscópio e acelerómetro do smartphone ou tablet para calcular a localização de estrelas, planetas e constelações visíveis em tempo real, mostrando com precisão onde eles se encontram no céu noturno.

Para saber para onde está a olhar, basta apontar o telefone nessa direção. Saber o que está no céu do outro lado da Terra aponte o dispositivo para baixo.

Entre os recursos disponíveis, a Star Chart Carta inclui o sistema solar explorável em 3D, mais de 120.000 estrelas, todas as 88 constelações e o catálogo Messier. Está disponível para Android e iOS.

Veja a próxima app

 

Share é a nova aposta da NOS para a partilha de ficheiros entre dispositivos

A empresa de telecomunicações lançou uma nova aplicação que, com recurso à cloud, permite a partilha de conteúdos entre smartphones, tablets e televisores.

A NOS voltou a apostar na cloud e desta vez essa aposta chega em forma de app. Com o lançamento da NOS Share, a operadora quer dar aos seus clientes a possibilidade de partilhar ficheiros entre vários ecrãs.

Com recurso à cloud, a app armazena e partilha dados entre os smartphones, tablets e televisões numa articulação multidevice que permite a distribuição de fotografias, vídeos e diretos nos seus aparelhos e nos aparelhos dos seus amigos e familiares.

Ao nível do armazenamento, a app dá-lhe 16GB de espaço para guardar os ficheiros que entender e permite-lhe ainda ativar uma funcionalidade de upload automático.

A NOS Share é completamente gratuita e pode ser descarregada para Android e iOS. Se quiser partilhar ficheiros com a sua televisão terá de ser cliente UMA e adicionar a app à sua box através do menu APPS.

Veja a próxima app

 

YouTube transforma-se em rede social para ligar espectadores e produtores de conteúdo

O YouTube criou uma nova zona de contacto entre assinantes e produtores de conteúdos a que chamou Comunidade. Aqui passa a ser possível fazer publicações em texto, abertas aos comentários e apreciações dos seguidores.

Nesta terça-feira vários canais ganharam um novo separador nos seus perfis que funciona de forma semelhante à timeline do Facebook e onde é agora possível fazer publicações abertas aos comentários e apreciações dos assinantes de uma conta. No entanto, ao contrário do que é prática, neste novo espaço a que o YouTube chamou Comunidade, é possível publicar texto e imagens.

Como nota o site The Verge, esta nova funcionalidade pode acabar por demover os youtubers de abrir contas noutras redes sociais para promover o contacto com os seus seguidores e, consequentemente, centralizar os seus pontos de contacto num único site.

Por último, e à semelhança do que acontece com a publicação de vídeos, é também possível assinalar a receção de notificações para cada vez que a Comunidade em questão tiver uma nova publicação para mostrar.

Este novo separador também está disponível na versão web do site mas a lógica de scroll infinito deixa-o bem adaptado às plataformas móveis.

O YouTube é uma app gratuita e está disponível para iOS e Android.

Veja a próxima app

 

Em breve vai poder fazer compras no Messenger (sem precisar de sair da app)

O Messenger vai permitir fazer pagamentos online. A app está a “piscar o olho” às empresas e aos anunciantes, que podem passar a usar a aplicação para vender os seus produtos e serviços.

Durante a conferência TechCrunch Disrupt SF 2016, em São Francisco (EUA), o diretor do Messenger, David Marcus, disse que estão a ser desenvolvidas capacidades que vão permitir fazer compras dentro da aplicação de comunicação.

O mesmo responsável explicou que esta funcionalidade está ainda em fase de teste (fase beta) e que os programadores podem inscrever-se para desenvolver bots para o Messenger.

Segundo consta, a app já está a trabalhar com entidades como o PayPal, a MasterCard e a Visa para desenvolver as capacidades de pagamentos nativos.

Por agora, esta funcionalidade está circunscrita a um grupo restrito de programadores norte-americanos, mas informações oficiais indicam que os pagamentos serão possíveis até ao final deste ano numa geografia mais abrangente.

A app do Messenger está  disponível gratuitamente para equipamentos Android iOS.


 

The Bohemian Rhapsody Experience: uma app para fãs dos Queen mas não só

Foi desenvolvida pela Google em parceria com os Queen, autores do sucesso musical em causa, e é uma aplicação de realidade virtual para cardboard inspirada na iconografia dos álbuns da mítica banda britânica e em todo o seu simbolismo.

A Bohemian Rhapsody Experience oferece uma versão remixada da música acompanhada de uma narrativa visual interativa, criada por diferentes animadores e designers. A experiência oferece uma viagem através da mente do vocalista Freddie Mercury, criando a sensação de estar no palco com a banda, com elementos visuais e de áudio que respondem aos movimentos do utilizador.

Foram usados na experiência elementos como a fénix do logo da banda, o robot que surge em News of the World e os objetos voadores em Kind the Magic.

A aplicação já está disponível para dispositivos Android e deverá ser lançada para iOS em breve.

Veja a próxima app

 

InterNations: Esta app quer juntar expatriados numa rede de partilha

Alunos em Erasmus ou pessoas que tenham saído dos seus países, para estudar ou trabalhar, podem agora usar a app da InterNations, partilhando informação, eventos e contactos.

A iniciativa pertence à rede de informação com o mesmo nome, a InterNations, que decidiu lançar uma nova app para simplificar a vida dos expatriados e facilitar a sua comunicação. A ideia é partilhar dados e estabelecer pontes para todos os dados que possam ser úteis a que está deslocado, abrangendo mais de 390 cidades em todo o mundo.

Para além de informação e contactos é possível também partilhar fotos com a comunidade, e qualquer utilizador pode criar uma rede de amigos longe de casa. Eventos, atividades e formas de contactar com outros expatriados estão entre as informações fornecidas.

Segundo o fundador da InterNations, Philipp von Plato, há vários serviços gratuitos para os mais de 2,3 milhões de membros da rede, mas também eventos organizados por voluntários nas várias cidades.

A app pode ser descarregada gratuitamente da loja Google Play ou da App Store.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.