Se gosta de usar o smartphone ou tablet para tirar fotos e fazer vídeo e até consome algum tempo com a edição destes conteúdos, ao longo da semana demos tempo de antena a algumas propostas que podem interessar-lhe, como o Vignette ou o Movie Creator.
Também passámos pelas aplicações de messaging, uma das categorias mais populares nas lojas de aplicações móveis, muitas vezes com propostas sem grande diferenciação entre si, o que não é o caso. A Beam é um perigo para os indecisos e uma arma poderosa para os curiosos com pouca paciência para esperar.
Nas propostas que pode passar em revista espera-o ainda a possibilidade de criar um diário de emoções com quê? Emojis claro, ou uma app para dar largas à imaginação e começar a treinar para quando comprar uma bateria à séria.
Instale-se no sofá. Afaste-se do frio que faz lá fora e descontraia. Se tiver que sair, também há sugestões para o conduzir na viagem.
Estilos alternativos e novas opções para as suas fotos com o smartphone
Se ainda acredita na qualidade da câmara fotográfica do seu smartphone - e se ela realmente merece - vale a pena instalar uma boa aplicação de edição de fotos. Experimente a Vignette.
Os telemóveis provaram já ser muito úteis para captar e partilhar fotografias casuais, mas muitas vezes depois da emoção do momento fica um sabor meio amargo com o resultado final, que está longe da qualidade desejada.
Para além de um sensor e lentes competentes, que infelizmente não estão disponíveis na larga maioria dos smartphones (excetuando os modelos de gama alta ou média alta, leia-se com preços acima dos 400 euros), há mais uma ferramenta que faz falta: um bom editor de imagem.
Muitos smartphones começam a trazer ferramentas básicas de edição, permitindo gerir estilos, fundos, luminosidade, cor e adicionar alguns efeitos adicionais. Mas há também muitas opções extra e é ai que entra a Vignette para Android.
A aplicação permite a um editor com alguma paciência pegar nas fotos captadas e dar-lhe um toque especial, com a aplicação de estilos de vários géneros e feitios, mas também a possibilidade de manipular algumas definições, incluindo a utilização dos botões de volume para acionar a câmara.
Depois pode ainda partilhar a obra final nos circuitos habituais, com amigos, família ou com o mundo inteiro.
Mas há um "senão". Existe uma versão gratuita da aplicação, mas tem anúncios. E para se livrar das propostas comerciais é preciso pagar para descarregar a aplicação da loja Google Play. Custa 1,21 euros.
Descubra a próxima aplicação
Serviço de localização de familiares do Meo agora disponível para Windows Phone
O Meo Localizz permite saber onde estão os membros da sua família, uma ferramenta que pode ser especialmente útil para os pais. Além das funcionalidades de localização, a aplicação também permite fazer uma gestão remota de outros equipamentos.
O serviço de localização Meo Localizz está agora também disponível para Windows Phone, depois de a aplicação já ter estreado no iOS e no Android.
A ferramenta do Meo criada em parceria com a iMobileMagic permite saber a localização de cinco elementos da mesma família. Além de mostrar a posição de cada indivíduo, a app também permite definir espaços de confiança – como a casa ou escola -, o que ajuda a fazer um registo da atividade de cada membro.
O serviço pode ser especialmente apelativo para pais que querem manter os filhos em segurança, sendo que a Meo revela em comunicado que a privacidade nunca é um problema pois “só poderão ser localizados telemóveis com autorização do seu detentor”.
O Meo Localizz tem ainda outras funcionalidades, entre elas a possibilidade de fazer uma limpeza remota dos equipamentos associados ao serviço.
Destaque para dois factos: a utilização da aplicação só é gratuita no primeiro mês, sendo depois possível aderir a um modelo de subscrição que varia entre as três pessoas a 2,99 euros e as cinco pessoas a 3,99 euros, aos quais acresce mais um euro pelo serviço de gestão remota; e a aplicação pode ser usada por utilizadores de qualquer rede móvel.
Descubra a próxima aplicação
Beam diz ser a aplicação de messaging mais próxima que pode haver de uma conversa
Aplicações de messaging há muitas, inclusive algumas com características diferenciadoras da maioria, mas a Beam quer ser ainda mais original ao mostrar mensagens em tempo real, à medida que estão a ser escritas.
Ainda em verão beta, a Beam Messenger vai permitir que a pessoa para quem estamos a enviar uma mensagem veja em tempo real o que estamos a escrever, ou vice-versa, com os erros, hesitações, retrocessos ou substituições muitas vezes habituais.
A empresa que desenvolveu a aplicação diz que é o mais próximo que pode existir de uma conversa real e enaltece a vertente segura da sua forma de funcionar, já que as pessoas podem ver as mensagens sem que estas sejam efetivamente enviadas, ou seja, não há nada guardado nos servidores.
De momento Beam Messenger só existe para Android e restrita a alguns países. Os interessados poderão deixar o endereço de email, o país e a plataforma de eleição para serem avisados logo que o campo de disponibilização seja alargado nesse sentido.
Descubra a próxima aplicação
E se pudesse criar um diário móvel de emoções?
Esta é a proposta da aplicação Emojiary. Como o nome indica, dá ao utilizador a possibilidade de criar uma espécie de diário de emoções com figuras.
Se instalar a app, pelo menos uma vez por dia deve dizer como se sente, uma resposta que deve ser dada escolhendo um Emoji a condizer com o humor de cada dia.
Os dados são guardados e mais tarde pode recordar como se sentiu nos últimos dias. Em troca, a empresa que criou a aplicação promete recompensar os fiéis utilizadores e de tempos a tempos vai oferecer um Emoji original, daqueles que mais ninguém tem e que pode ser usado noutras aplicações, como o Messenger.
A Emojiary está disponível para iOS. A All Tomorrows garante que todas as emoções partilhadas com a aplicação ficarão entre o utilizador e o software, bem guardadas de olhares indiscretos, como deve acontecer com qualquer diário.
Descubra a próxima aplicação
Para todos aqueles que sempre sonharam ter uma bateria: Keezy Drummer
Sempre quis ter uma bateria e o máximo que teve foi um órgão sintetizador que permitia reproduzir o som de vários instrumentos? Ainda não é desta que vai ter a bateria, mas a aplicação Keezy Drummer vai fazê-lo fazer música.
Para profissionais e amadores, basta que gostem de música, a Keezy Drummer pode ser uma aplicação interessante. A app funciona como um sintetizador de todos os componentes sonoros que podem compor uma bateria, um dos instrumentos que quase sempre marca presença na música das bandas.
O interface é simples e ao fim de alguns minutos os utilizadores já conseguem estar a criar sonoridades “sérias” para que possam ser usadas em faixas de música ou como elemento acompanhador durante os ensaios.
A batida é construída por separadores. E cada separador representa um som distinto, seja da tarola ou dos pratos. Dentro de cada separador os utilizadores podem escolher até 16 batidas ou podem definir intervalos entre batidas. Depois com a mistura de vários separadores é possível construir sonoridades mais completas.
Mas este é mais um daqueles casos que melhor do que ler, é ver o software em ação:
A aplicação é gratuita e está apenas disponível para iOS.
Descubra a próxima aplicação
Movie Creator: edição de vídeos mais criativa para o Windows Phone
A criatividade tem muito que se lhe diga, e muitas versões diferentes. E com o Movie Creator cada um pode adaptar os vídeos captados no smartphone ao seu jeito.
Os vídeos captados podem ser misturados com fotografias, informação ed localização e outros dados, com capacidade de edição adicional, centrando e ampliando, ou ajustando a resolução e acrescentando música, legendas ou outros efeitos que façam brilhar a sua veia de realizados.
Para quem tem pouco tempo há uma série de temas disponíveis que permitem a personalização, alguns dos quais inspirados em personagens dos filmes da DreamWorks, nomeadamente Madagáscar e o Panda do Kung Fu.
O resultado final fica guardado no telemóvel, podendo ser partilhado por email, nas redes sociais ou num serviço de cloud.
A aplicação está agora disponível para a plataforma Windows Phone e é gratuita.
Não há qualquer limite para a duração dos vídeos, ao contrário de outras aplicações grátis que só permitem a edição de vídeos curtos, mas só é possível editar até 25 filmes.
Ponha o Guerreiro da Sombra a lutar por si
No Facebook ou no smartphone, o Shadow Fight é para quem gosta de jogos de luta arcade e RPG. O objetivo é simples: vencer o adversário com a técnica das artes marciais.
Além dos socos, pontapés, saltos e lançamentos, para destruir os diferentes rivais e fechar o Portão das Sombras vão contribuir diferentes acessórios, entre armas letais e armaduras raras.
O Shadow Fighter 2 foi atualizado recentemente com diferentes armas a ganharem novos recursos e truques. Foram igualmente corrigidos os problemas de compatibilidade com o Android 5.0 Lollipop, assim como vários outros bugs e feitas outras otimizações.
Gratuito, a versão do jogo desenvolvida pela Nekki exclusivamente para dispositivos móveis está disponível para Android, mas também para iOS.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Spectrum: nova versão moderna replica design do microcomputador original -
App do dia
Um RPG de aventura com design retro no conhecido universo da Disney para smartphones -
Site do dia
Deixe o Choosy Chat escolher a melhor resposta entre o ChatGPT, Gemini e Claude -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários