Partilhar pensamentos, conhecer a app desenvolvida por Tom Hanks, ou encontrar resultados mais ricos nas pesquisas online são algumas das opções que reunimos neste menu de aplicações de fim de semana. Também queremos que descontraia e jogue.

Se tem menos paciência experimente o Pac-Man, nada de novo mas com o encanto do costume. Se gosta de testar os nervos o novo jogo do criador de Flappy Bird pode ser o que precisa para ganhar coragem e mandar um mergulho nas águas frias que o atlântico nos reserva este verão.

Também listamos opções para os mais pequenos com acesso ao smartphone ou tablet dos pais, tudo para o ajudar a descontrarir em mais um domingo de sol, quem sabe o último das férias, ou o primeiro...

Veja as sugestões nas páginas seguintes.

Yik Yak: pensamentos dispersos, partilhados com utilizadores próximos de forma anónima
A aplicação quer funcionar como um quadro de avisos local numa determinada área, com mensagens não identificadas mas que permitem trocar informações (mais ou menos) úteis.





"A vida é demasiado curta para ejetar um USB em segurança" é uma das mensagens usadas como exemplo no Yik Yak, mas a imaginação fica por conta dos utilizadores que escolhem uma localização para partilharem pensamentos, alertas ou informações úteis.



Qualquer pessoa se pode ligar e as mensagens são partilhadas de forma anónima, o que pode trazer vantagens e desvantagens. E por isso a idade recomendada para utilização é de 17 anos.



É ainda possível iniciar conversas diretas com um utilizador da plataforma e "visitar" outras localizações para saber o que se passa numa determinada zona.



A participação de cada um é medida pela comunidade que vota positivo ou negativo nos comentários e informações, contribuindo para o Yakarma.



A aplicação está disponível de forma gratuita na App Store para iPhone e iPad.

Tom Hanks criou uma aplicação para iOS
A aplicação que hoje lhe sugerimos foi criada por Tom Hanks e está a somar downloads na app store.





Fã confesso e colecionador de máquinas de escrever, o ator decidiu criar uma aplicação que permite aos utilizadores de smartphones ou tablets com iOS viajar no tempo e sentirem-se aos "comandos" de uma máquina de escrever.



A aplicação recria o som das teclas e até mesmo o característico som de uma mudança de linha, tudo numa interface mais rápida e menos artesanal.



Esta Hanx Writer é também um meio para saber mais sobre este objeto e perceber as diferenças que podem existir entre diferentes modelos.



A aplicação está disponível para download gratuito, mas permite compras que levam o utilizador a explorar todas as funcionalidades disponíveis que é como quem diz, todos os "sabores" possíveis de uma escrita mecânica mas à antiga.

StumbleUpon reorganiza o melhor da Internet para Android
StumbleUpon lançou uma atualização para a sua versão Android que adiciona novas capacidades à aplicação. A partilha de conteúdos por SMS é uma dessas funções.

O StumbleUpon é uma espécie de motor de busca que mostra resultados combinados, entre imagens, vídeos, citações e outros links, com base nos interesses mostrados pelos utilizadores.

A atualização feita à versão para Android adiciona agora à aplicação a possibilidade de partilhar conteúdos instantaneamente via mensagem de texto.

Além disso, há um novo menu de navegação que possibilita o acesso aos likes, listas, interesses e seguidores e há igualmente um novo centro de atividade, onde se concentra o feed das partilhas e notificações dos outros utilizadores.

O novo layout também ganhou uma tab onde são sugeridas novas listas de conteúdos, nomeadamente recomendadas, populares e novas.

Swing Copters: só para masoquistas ou para quem tem nervos de aço
Num curto espaço de tempo Dong Nguyen, o criador de Flappy Bird, voltou a tomar de assalto a atenção mediática. Primeiro com o remake do tão famigerado jogo e agora com uma nova aventura (leia-se tortura).

O TeK já tinha dado destaque ao jogo esta semana quando foram reveladas as primeiras imagens, mas só hoje, 21 de agosto, é que o jogo Swing Copters ficou disponível para download. E este acaba por ser o sucessor espiritual do Flappy Bird.



O estilo visual do jogo é muito semelhante ao do outro título, com os gráficos a obedecerem a uma lógica de 8-bits. Agora a mecânica de jogo é que é outra.

Em vez de o desafio desenrolar-se na horizontal, acontece antes na vertical. O jogador é uma pequena criatura que tem uma hélice na cabeça. Para cima é o caminho e é importante não embater contra os obstáculos que vão aparecendo.



Isto se conseguir passar das primeiras vigas. Desta vez o jogador carrega no ecrã para mudar a direção da ascensão da personagem – dito parece fácil, jogado é terrível.



A sensibilidade da personagem é muito grande e o jogo torna-se um desafio possivelmente mais difícil que o do Flappy Bird.



Se têm prazer em sofrer ou se não sofrem de irritação em primeiro grau, então o Swing Copters é um download obrigatório. E para os restantes utilizadores também acaba por ser – porque nunca se sabe quando Dong Nguyen também decide retirar o novo jogo das lojas de aplicações. Está disponível para iOS e Android.



O TeK terá todo o gosto em saber qual a pontuação máxima que os leitores conseguem neste novo desafio. A caixa de comentários está recetiva aos vossos números.

Nota de redação: Corrigida uma gralha.

Um desafio para os mais pequenos: descobrir animais pelas sombras

Com o fim de semana à porta aproveitamos para destacar uma aplicação portuguesa dirigida aos mais novos.





A Animalis Shadows é um jogo educativo baseado em sombras que coloca os mais novos a descobrir o animal correspondente. Compõem o jogo mais de 50 animais.



A mecânica do desafio é simples. No ecrã surge a sombra de um animal é um quadro com várias opções. Quando o jogar acerta na figura ouve o som do animal correspondente. Para seguir até ao próximo desafio é só abanar o tablet ou smartphone.



Desenvolvida por Artur Murteira, o jogo está disponível para download na loja de aplicações da Apple e no Google Play.

Pac-Man está de regresso ao smartphone e traz novos amigos

O clássico Pac-Man tem uma nova proposta para jogar no smartphone. São 95 labirintos diferentes, cinco modos de controlo e oito novos amigos para jogar em Pac-Man Friends.

Os fantasmas continuam a ser os vilões da história e o objetivo principal continua a ser evitá-los, comer bolas e recolher os frutos, mas há outras missões para concluir para terminar os níveis.

Há oito amigos para resgatar e todas as vezes em que isso acontecer poderá contar com as suas habilidades especiais.

Agora o Pac-Man pode ser controlado pelo sensor de movimento do smartphone, por labirintos diferentes dos vistos no jogo original.

O jogo custa 4,49 euros na versão iOS e é gratuito para dispositivos com a plataforma da Google.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.