Os smartphones e tablets Android também podem ser um comando de jogo
Com a aplicação GestureWorks Gameplay Remote é possível usar o telemóvel para controlar um videojogo que está a ser executado num computador. A personalização de botões é um dos pontos fortes da aplicação.
O conceito original da aplicação tinha como único objetivo poder criar botões de controlo dentro dos próprios jogos que estavam disponíveis para Windows 8 – o que em alguns casos até podia ajudar a tornar a jogabilidade mais intuititva. Mas foi com a chegada da segunda versão da GestureWorks Gameplay Remote que chegou uma das suas características mais interessantes.
Atualmente é possível usar a aplicação para transformar um smartphone ou tablet Android num comando de jogo. O utilizador pode definir os botões que quer e acha que vai precisar, nas posições que melhor entender.
O comando pode depois ser usado para jogar jogos que estejam a ser executados no PC, através de ligação Bluetooth. Este método de emparelhamento não é compatível com todos os jogos que existem no mercado, pelo que se aconselha a consulta da lista de títulos suportados.
Além de poder usar botões virtuais, os utilizadores ganham ainda acesso a outras funcionalidades do smartphone como vibração, emissão de som e uso do giroscópio para uma melhor interação com os jogos.
A aplicação é gratuita e está disponível para todos os equipamentos com o sistema operativo móvel da Google na versão 2.3.3 ou superior.
Descubra a próxima aplicação
Entre já no espírito de Natal com o Christmas Photo Frames
As fotografias e postais de Natal são uma tradição bem enraizada e por esta altura multiplicam-se iniciativas dos espaços comerciais para "disponibilizarem" um Pai Natal para este fim, enquanto nas escolas se penteiam e alindam as crianças para a fotografia tradicional que depois é enviada a avós, tios e amigos.
Com os smartphones a substituírem as antigas câmaras, também os postais em papel são substituídos por fotos digitais, mas não se preocupe que não tem de abandonar as molduras alusivas à época.
O Christmas Photo Frames é uma das muitas apps que se especializam em molduras mais ou menos divertidas e mais ou menos infantis e originais para que possa fazer das fotografias uma obra de arte natalícia.
A app está disponível de forma gratuita para Android, mas se este não é o seu sistema operativo móvel não se preocupe: basta uma pesquisa nas lojas da Apple e da Microsoft para encontrar ofertas equivalentes.
Descubra a próxima aplicação
Waterbeep da EPAL também ajuda a controlar gastos de água a partir do smartphone
Um ano após o seu lançamento, o serviço waterbeep da EPAL passa agora a permitir o acesso a informação sobre o consumo de água a partir do smartphone.
Integralmente desenvolvido pela EPAL, o waterbeep destina-se tanto a particulares como a empresas e indústrias.
Os dados são apresentados praticamente em tempo real, com o objetivo de ajudar os utilizadores a corrigirem hábitos do dia a dia e a detetarem anomalias existentes.
O wserviço está disponível em quatro modalidades, uma delas gratuita - a home. Nas versões pagas - plus, pro e premium - é possível receber alertas automáticos de alterações de consumo, além de personalizar critérios para a geração dos mesmos.
A adesão ao waterbeep é feita através do site da EPAL.
Descubra a próxima aplicação
Aplicação 99Taxis vem à descoberta de Portugal
No Brasil já é uma das aplicações mais utilizadas para chamar táxis, sendo usada num milhão de viagens por mês, em média. Lisboa é a primeira cidade europeia a receber o serviço que promete um táxi à porta em sete minutos.
Precisa de um táxi, mas não tem um número à mão ou o saldo não permite fazer a chamada? É para isso que servem aplicações como a 99Taxis, serviço brasileiro que também já está disponível em Portugal, para já apenas em Lisboa e em Almada.
De acordo com informação oficial da empresa, existe um frota de 150 veículos já registados no serviço, pelo que não será difícil conseguir chamar um táxi em pouco tempo. A 99Taxis diz que em menos de sete minutos o utilizador vai ter o táxi no ponto de recolha definido.
A aplicação está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Os utilizadores apenas terão de efetuar o registo no serviço e definir a forma de pagamento – que ou é através de PayPal ou através de cartão de crédito. Será ainda preciso definir um código de três digitos para validar o pagamento da viagem, isto já no equipamento próprio do taxista.
A 99Taxis tem ainda a vantagem de ter um serviço de “Perdidos e Achados”, bastando apenas ter que indicar o objeto peridido, o registo da viagem e o nome do taxista.
Remisturando a música do norte-americano Jay-Z, “You got 99 taxis but you just need one”.
Descubra a próxima aplicação
Já tem programa para o fim de semana? Sugerimos uma corrida em altura
O tempo está frio e por isso não se assuste que não estamos a sugerir uma corrida louca até ao parque e ao circuito de manutenção mais próximo. É só um jogo.
Chama-se Stick Hero e se não lhe apetece dedicar mais de 20 segundos a ouvir as características de um novo jogo, ótimo, porque este explica-se em 10 segundos.
Há um boneco com ares de ninja (porque tem um lenço na cabeça) pronto a correr de plataforma em plataforma. Para que o faça a sua ajuda é necessária: tem de criar linhas na medida certa, para o levar ao destino sem cair no precipício.
Simples assim, o jogo é um sucesso na loja oficial de aplicações do Android e está entre as apps gratuitas mais descarregadas. A tarefa é simples de explicar, mas mais difícil de concretizar e é por isso uma boa sugestão para quem gosta de desafios "duros de roer" em cenários de plataformas.
O jogo tem compras na aplicação, que permitem acumular cerejas mais depressa. As cerejas são aqui a compensação pelos saltos certeiros entre plataformas e a moeda que pode usar para desbloquear novos heróis do salto à vara.
O Stick Hero também corre entre plataformas no iOS.
Descubra a próxima aplicação
NASA convida "terráqueos" a explorarem a Estação Espacial Internacional
O reforço da atividade da NASA no espaço está a ser acompanhado de muita informação e ferramentas para aproximar os vários públicos do que é feito a nível de investigação, justificando o investimento.
E como as aplicações estão na moda, nada melhor do que criar uma app que ajuda a explorar a Estação Espacial Internacional, ou melhor, a investigação que está a ser feita na EEI.
A app ISS Research Explorer foi publicada no final de novembro nas lojas de aplicações da Apple e da Google e abre a porta à compreensão da forma como a Estação Espacial é utilizada para fazer investigação científica em várias áreas, com descrições detalhadas.
As instalações e as centenas de projetos que foram desenvolvidos são explicados em detalhe, com acesso a vídeos, fotografias e informação interativa mas de compreensão relativamente acessível mesmo para os mais novos.
Ao todo são seis áreas principais de investigação e várias subcategorias que podem ser exploradas de várias formas, seguindo as direções sugeridas em termos de áreas ou de missões.
Na parte de instalações a app dá acesso a três módulos da Estação Espacial: Columbus, Kibo e Destiny, onde as imagens de interior podem ser manipuladas para melhor visualização.
Há ainda jogos e podcasts para explorar, simulando a vida em gravidade zero.
A aplicação está disponível gratuitamente para iPad e iPhone mas também para smartphones e tablets Android.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários