A produtividade e o entretenimento esta semana estiveram “taco a taco”. Na primeira categoria há propostas para ajudar a estudar matemática, para reforçar a funcionalidade de bloco de notas ou traduzir melhor.

A sugestão de diversão passa pelos jogos e nomeadamente pelo regresso de um título que junta porcos e pássaros zangados. Lembra-lhe alguma coisa?  

E que tal uma app que promete ajudá-lo a ser mais feliz? Tudo para espreitar nas próximas páginas.

 

Happify: esta app promete ajudá-lo a viver mais feliz
Os telemóveis são uma companhia constante e por isso não é de admirar que várias apps tentam transformá-lo no amigo ideal. A Happify quer ajudar os utilizadores a livrarem-se dos pensamentos negativos.

Tristeza, ansiedade e stress são sentimentos que não entram nas contas da Happify, a app que aposta nos pensamentos positivos para aumentar o bem estar emocional. E garante estar suportada em estudos científicos.

A ligação entre a psicologia positiva, e terapias de comportamento é estudada há décadas e não faltam relatórios que mostram resultados positivos. Mas é preciso treinar, o que esta app ajuda a fazer.

A ideia é desenvolver jogos, tarefas e atividades que ajudem a libertar o stress e ganhar hábitos mais serenos e felizes.

A app está disponível gratuitamente para iOS e Android, mas os planos mais avançados são pagos. E note que é preciso investir algum tempo e fazer um plano de várias semanas para que resulte. Vale a pena experimentar?

 

Veja a próxima aplicação

 

A matemática do 1º ciclo cabe toda numa app que ajuda a estudar
É uma aplicação na forma de jogo, chama-se Play Kachi e foi desenvolvida por duas ex-alunas de Informática da Universidade Portucalense com o objetivo de ajudar a estudar a sério matemática.

A app parte de uma aventura do personagem Kachi e do seu amigo Doei que, perdidos na Galáxia do Fogo, danificam o reator da sua nave tendo de percorrer cinco planetas para conseguirem voltar a casa.

Num total de mais de 250 desafios, em cada planeta é abordado um tópico do programa da matemática para o primeiro ciclo, incluindo assim matérias como geometria, estatística, números naturais, racionais, as medidas e as operações.

A aplicação foi desenvolvida para sistemas iOS e Android e vai estar disponível a partir do próximo dia 28 de abril, para download gratuito.

De acordo com Teresa Fernandes e Isabel Oliveira, autoras do projeto, a app deverá chegar também, em breve, a outros países de língua oficial portuguesa, como é o caso do Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Em cima da mesa está também o desenvolvimento da ferramenta para outras disciplinas e ciclos de estudo do ensino básico.
“A aplicação pretende demonstrar aos mais jovens que o estudo e diversão podem andar de mãos dadas, promovendo, ao mesmo tempo, a autonomia do aluno e a interação com a família através de uma experiência partilhada”, afirmam.

 

Veja a próxima aplicação

 

Pegue na fisga e aceite o desafio de Nightmare Rampage
O jogo foi desenvolvido por um programador português e tem uma proposta simples para o desafiar. Só precisa de uma fisga para viver a experiência e conhecer os monstros de Nightmare Rampage.

O objetivo do jogo é recuperar um conjunto de brinquedos, mas para lá chegar é preciso enfrentar monstros perigosos, mas graficamente muito bem conseguidos.

A interação com o jogo é feita através de toques no ecrã, que servem para andar ou atacar. O utilizador pode escolher diferentes níveis de dificuldade e na cruzada que tem pela frente vai encontrar desafios diários e ter a oportunidade de apanhar consumíveis que darão uma mãozinha nas missões.

Nightmare Rampage está disponível para Android. Foi desenvolvido por Rui Gouveia, que já passou pela Biodroid, e que abraçou agora este desafio pessoal.

 

Veja a próxima aplicação

 

Há mais de mil milhões de BirdCodes para descobrir com o novo jogo de Angry Birds
Campanha de comunicação sincroniza o mundo digital e físico através do novo jogo da Rovio. Projeto serve para promover Angry Birds: O Filme, que vai estrear em Junho.

A Rovio, empresa criadora do universo Angry Birds, lançou esta quinta-feira uma nova versão do seu jogo móvel. Chama-se Angry Birds Action! e, mais do que uma reformulação à aplicação, este novo título serve sobretudo como plataforma de promoção ao filme da franquia que irá estrear no próximo mês de junho.

Ao jogo, o estúdio finlandês adicionou uma funcionalidade que irá fazer interagir o mundo físico com o mundo digital. Em articulação com uma campanha de comunicação, que será feita um pouco por todo o mundo, a Rovio criou os BirdCodes, uma versão personalizada do QR Code, que será espalhada por todo o merchandising da marca e servirá para desbloquear conteúdos adicionais do jogo como vídeos, minijogos ou power-ups. Das parcerias estabelecidas pela empresa, destacam-se marcas como a LEGO, a H&M ou a McDonalds que criaram produtos alusivos ao jogo com BirdCodes integrados.

Caso esteja a pensar em ir ver o filme, também pode preparar o seu smartphone durante as últimas cenas já que a Rovio vai incorporar um destes símbolos nos créditos finais. O código irá desbloquear uma nova parte do Angry Birds Action! e, de acordo com o The Verge, um final alternativo do filme.

Durante a campanha de lançamento de Angry Birds: O Filme, serão impressos mais de mil milhões de BirdCodes que irão decorar outros tantos milhões de objetos alusivos ao título.

Já o jogo que agora se estreou nas lojas de aplicações de todo o mundo, chega diferente dos seus antecessores. Nesta versão, inspirada nos velhinhos jogos de flippers, as personagens foram redesenhadas para obedecer à imagem das personagens do filme e, mais importante do que placar porcos, é salvar os ovos dos pássaros - um ponto de encontro com o enredo do filme - através de uma mecânica que já não exige fisgas e nos dá uma vista 3D sobre o plano de jogo.

O Angry Birds Action! Está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Antes de experimentar por aproveitar também para ver ou rever o trailer do filme que estreia em junho.

 

Veja a próxima aplicação

 

Está entre os 500 milhões que já usaram o Tradutor do Google ou ainda não experimentou?
O tradutor do Google está disponível há uma década. Mais recente, a aplicação para telemóvel transformou-o numa ferramenta de bolso que tem disponíveis 90 idiomas.

Para celebrar a primeira década de vida do serviço, a Google forneceu alguns dados e revelou que todos os dias são traduzidas 100 mil milhões de palavras pelos mais de 500 milhões de utilizadores da ferramenta, que passou de 2 para 103 línguas suportadas suportadas na última década (um número que ainda não chega à app móvel). As traduções de inglês para espanhol, árabe, português e russo são as mais comuns.

A partir da aplicação para telemóvel é possível, além da tradução simples de texto, usar a câmara para traduzir de forma instantânea em 26 idiomas ou fazer a tradução automática de voz em 40 idiomas, sendo que a possibilidade de descarregar pacotes de idiomas para usar quando não tem uma ligação de Internet por perto também está disponível.

A aplicação está disponível para download na loja oficial do Android, o Google Play, mas se preferir a versão web da ferramenta pode usá-la a partir daqui.

 

Veja a próxima aplicação

 

O iPad pode ser um bloco de notas mais "natural" com esta aplicação
Chama-se Noteshelf e o objetivo é simples: permitir tirar notas no iPad de forma mais natural, usando uma caneta e misturando vários elementos.

A aplicação é uma das muitas que têm sido lançadas para facilitar a utilização dos tablets como bloco de notas, reconhecendo escrita natural e permitindo adicionar imagens e anotar PDFs,

Com o Noteshelf as ideias ficam sempre à mão, com possibilidade de sincroniação com o Evernote ou serviços de cloud como a Dropbox, Google Drive ou a Box.

A app tem um leque vasto de opções mas é cara: custa 7,99 euros, o que faz com que fique em desvantagem face a outras opções que existem na loja de aplicações da Apple. O download pode ser feito aqui.

Já decidiu que aplicações vai instalar? Amanhã há propostas novas.