Destacámos, como habitualmente, várias apps ao longo dos últimos dias, e conseguimos um grupo que serve vários propósitos. Tem desde propostas para edição de vídeo, a uma plataforma online exclusivamente dedicada ao turismo acessível.

Grave vídeos e tenha os melhores efeitos com a ajuda do Vizmato

Efeitos e algumas “ferramentas profissionais”. Tudo numa app de download gratuito, disponível para dispositivos Android e iOS. 

O Vizmato é um editor de vídeo que já cá anda há algum tempo, conhecido pelos seus bons recursos, fáceis de utilizar. Funciona tanto para gravações como para vídeos em tempo rreal.

Pulse, Color, Mirror e Fluidic são os efeitos visuais instantâneos à disposição, apropriados para fazer "cenas" ao nível de vídeos profissionais, nomeadamente de música. Outra opção engraçada são as gravações com temas. Aí vai poder escolher entre Chaplin, Sci-Fi , 8mm e Haunted. Tem também disponíveis os habituais filtros que jogam com as caraterísticas de saturação, luminosidade e contraste, entre outras.

Além dos filtros e efeitos, como ferramenta de edição, a aplicação permite adicionar música e texto às gravações. Finalizada a obra, pode partilhá-la na forma de vídeo ou GIFs no Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp e também dentro da comunidade Vizmato.

Este editor de vídeos está disponível para dispositivos Android e iOS.

App da Carris que dá informação em tempo real está quase pronta

Depois de uma primeira versão, há alguns meses, a aplicação da transportadora de Lisboa tem vindo a ser atualizada e está muito perto do resultado final pretendido. Entretanto, pode ser descarregada em versão de teste.

Chegou a ter lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2017 e depois para julho, mas só agora está perto da sua versão final. A app da Carris foi disponibilizada nas lojas oficiais há uns meses e, depois de várias atualizações, será lançada oficialmente “muito em breve”. Entretanto já tem uma versão "descarregável".

A promessa é de Inês Andrade, porta-voz da Carris, que falou ao Público, destacando que “o grande diferenciador desta aplicação, para outras já existentes no mercado, é o facto de dar informação em tempo real”.

Utilizadores dos transportes de Lisboa vão poder levar cartões Viva no smartphone
Utilizadores dos transportes de Lisboa vão poder levar cartões Viva no smartphone
Ver artigo

Além de servir para os utentes saberem quanto tempo falta para o próximo autocarro ou elétrico, a app vai possibilitar o planeamento de viagens e a consulta da rede completa da Carris.

O lançamento de uma aplicação própria foi uma das medidas anunciadas aquando da passagem da empresa para a esfera da Câmara Municipal de Lisboa, em fevereiro do ano passado.

A par das novidades sobre a aplicação da Carris, recorde-se que está em desenvolvimento uma aplicação por parte da OTLIS (Operadores de Transportes da Região de Lisboa) e da Link Consulting, com a colaboração da Samsung, que vai permitir a compra e o carregamento de títulos de transporte e consultar saldos e movimentos, a partir do telemóvel. A app funcionará como um cartão virtual, semelhante aos cartões VIVA Viagem.

Transforme o seu smartphone numa oficina de automóveis

Marque já uma visita ao seu mecânico em Car Mechanic Simulator 2018 e mude o óleo ou desmonte os veículos nas reparações mais complexas.

Car Mechanic Simulator 2018 foi uma das grandes surpresas de 2017 quando foi lançado no PC. O jogo, que chega agora aos smartphones, simula com precisão uma oficina de automóveis, desafiando os jogadores a fazer reparações complexas aos carros. Seja veículos de clientes, grandes achados em celeiros ou a aquisição de sucatas em algum leilão, terá de os desmontar, reparar, pintar, afinar e conduzir para garantir que estão no ponto para os devolver ou vender.

A oficina está equipada com ferramentas e aparelhos que simulam com grande exatidão as ações a realizar na oficina, seja a trocar um pneu, ou desmontar filtros de ar. Aliás, cada veículo pode ter centenas de peças para desmontar, como um autêntico puzzle. As peças velhas podem ser recuperadas ou substituídas, sendo necessário visitar a loja e encomendar o material. No final, ficará com a certeza de que aprendeu algo mais sobre mecânica.

À medida que ganha dinheiro com as reparações ou vendas de carros, poderá expandir a oficina, adquirir melhor equipamento e criar mais espaço livre para guardar os carros. Pode caracterizar os veículos, pintá-los de cores diferentes ou adicionar acessórios cosméticos que lhe dão ainda mais valor.

O jogo está disponível nos dispositivos Android e iOS.

Cat Condo é o jogo para os amantes de gatinhos

O jogo incentiva a descobrir novas raças de gatos enquanto desenvolve as suas casinhas. 

Produzido por um estúdio do Taiwan chamado Zepni Ltd., Cat Condo é daqueles jogos estupidamente simples, mas altamente aditivos. A ideia é alinhar gatos iguais para encontrar outros mais complexos e amealhar dinheiro para melhorar as suas casinhas.

A jogabilidade é muito simples: diversas gaiolas de transporte vão chegando com um novo gatinho, e são empilhadas nas casinhas. O jogador deve tocar nas gaiolas para libertar o gato e juntar duas espécies iguais, dando origem a outro novo. Depois repetem o processo, e esses dois novos juntos geram mais um gato distinto, e assim fora, numa pirâmide de desmultiplicação.

Tudo o que o jogador tem de fazer é gerir e arrumar os gatos que chegam, unindo-os, descobrindo espécies cada vez mais difíceis de combinar. No processo amealham moedas que podem utilizar na loja para comprar diretamente os diferentes gatinhos que necessitam para combinar. Estas servem também para acelerar o processo de libertar os gatinhos das jaulas (que demoram 10 segundos, ou mais rápido, se forem tocando freneticamente no ecrã).

O grande objetivo é descobrir toda a coleção de gatinhos no álbum de fotos. São 40 raças à sua espera! Pode aceder ao jogo nas versões iOS e Android.

Plataforma TUR4all vai ajudar os turistas com necessidades especiais

Lançada em parceria pela Accessible Portugal, pela Fundação Vodafone Portugal e pelo Turismo de Portugal, a plataforma online TUR4all Portugal é exclusivamente dedicada ao turismo acessível.

Em Portugal, existe cerca de 1 milhão de pessoas com necessidades específicas que poderão usar a TUR4all para encontrar informação sobre as condições de acessibilidade nos diversos recursos turísticos como hotéis, monumentos e museus, entre outras situações.

Com a TUR4all Portugal, os turistas vão poder programar antecipadamente as suas experiências com base em informações fidedignas e escolher os locais que consideram mais acessíveis face às necessidades especiais que enfrentam em determinado momento.

Existe ainda uma listagem de ementas em braille para cegos, áudio-descrição para surdos, rampas e espaços com instalações sanitárias acessíveis a pessoas com incapacidades motoras.

As entidades públicas e privadas que quiserem aderir podem pedir uma auditoria técnica para saber se preenchem as condições e o que devem fazer para conseguir a certificação de Turismo Acessível. Também os utilizadores podem deixar os seus comentários e sugestões depois de registados.

A plataforma está disponível num website ou em aplicação móvel, para já, apenas para Android, mas em breve também poderá ser consultada em iOS. A informação está disponível em português, espanhol e inglês e, dentro de alguns meses também estará em francês, alemão, italiano e mandarim.

O comboio do conhecimento quer levar todos a bordo

A iniciativa insere-se no programa "Estudar mais é preciso" e vai dar bilhetes de comboio grátis aos alunos do ensino superior. E há uma app onde podem partilhar as experiências.

O lema do Comboio do Conhecimento é “Não fiques apeado - dá crédito aos teus estudos e vem conhecer Portugal”. E o que têm as viagens de comboio a ver com isto? A ideia é que os jovens possam viajar em Portugal, somando experiências e conhecimento do território.

A iniciativa é promovida pelo Governo e junta também a CP e várias instituições ligadas ao ensino superior. Para obterem os bilhetes gratuitos é preciso que os estudantes inscritos e matriculados no ensino superior em cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciatura ou mestrado integrado tenham tido aproveitamento escolar no 1º ano do ciclo de estudos com, pelomenos, 36 ECTS, durante o ano letivo de 2017-2018.

Os vouchers podem ser pedidos a partir de junho no site www.comboio-conhecimento.pt e dá direito a um passe de sete dias consecutivos nos serviços urbano, regional, inter-regional e intercidades que pode ser utilizado até ao final de 2018 na rede da CP.

Os estudantes são convidados a partilhar experiências na app Globestamp que tem roteiros para os estudantes e permite também planear experiências, registar memórias e desenvolver um espirito de competição com a coleção dos "selos" dos lugares que já visitaram.

A app está disponível para iOS e Android e é gratuita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.