No resumo deste domingo vai ficar a saber, por exemplo, que o Instagram lançou uma aplicação para promover as “fotografias diretas e que a BlackBerry disponibilizou a beta pública para Windows Phone do seu Messenger.

No mês em que a maior parte dos portugueses aproveita o seu maior período de férias do ano, há também uma aplicação que permite a localização permanente da família através do smartphone, útil para quem tem crianças, principalmente. Espreite estas e outras sugestões já a seguir.

Device 6: preparado para uma experiência única no iPhone?

Numa realidade em que existem cada vez mais aplicações e cada vez mais cópias das mesmas aplicações, não lhe apetece ter uma experiência diferente com a ajuda do seu smartphone?




E quanto estaria disposto a pagar por essa experiência diferenciadora? É que com Device 6 apenas vai ter que investir 3,59 euros, ganhando acesso a um dos jogos mais desconcertantes que existe para iOS.



O jogador assume a posição de uma mulher que está à procura de sair de uma ilha misteriosa. Mas a forma como isso acontece é que promete dar-lhe a volta à cabeça.. e ao telemóvel, literalmente.



O jogo destina-se sobretudo aos que dominam a língua inglesa, sob pena de perderem boa parte do enredo já que muito do jogo passa-se em formato texto. Mas texto que lhe vai exigir que mude o telemóvel de perspetiva, texto que se vai alterando ao longo do jogo e texto que é intercalado por pequenas e claustrofóbicas animações.



Pelo caminho o jogador será confrontado com puzzles que criam uma experiência ainda mais envolvente relativamente ao jogo.



O ambiente é tenso e a pressão para que não faça a escolha errada é muita.

Descubra a próxima aplicação

Meo Localizz permite localização permanente da família através do smartphone
O serviço recupera um nome já antes usado pela TMN e foi desenvolvido com a startup iMobileMagic, podendo abranger até 3 smartphone com um custo de 3 euros.





A aplicação foi lançada ontem para plataformas iOS e Android e recupera uma ideia e um nome já antes aplicado num serviço semelhante da TMN, dirigido à localização de crianças.



Na prática o serviço permite definir grupos de utilizadores que podem estar sempre localizáveis através do smartphone, com alertas para quando entram ou saem de determinadas zonas. As questões de privacidade ficam asseguradas, exigindo uma autorização do utilizador para que o seu equipamento seja integrado neste perfil de controle.



A app tem ainda outras funcionalidades de segurança, como alertas de pânico, e gestão dos smartphones à distância em caso de extravio ou roubo, integrando todas estas funções numa plataforma única.



O Meo Localizz utiliza como base o PhoneNear Family Safety da startup iMobileMagic e está associado a um portal de gestão baseado em browser e na aplicação para smartphone.




As aplicações para smartphones iOS e Android são gratuitas mas a utilização do serviço tem um tarifário associado que é de 2,99 euros para quem quiser manter debaixo de olho 3 smartphones e 3,99 euros se o número de membros da família a vigiar aumentar para 5.

Descubra a próxima aplicação

BlackBerry avança com beta pública para Windows Phone de aplicação de messaging

Depois de uma primeira versão que obrigava a registo, lançada há umas semanas atrás, a BlackBerry disponibiliza agora a beta pública para Windows Phone do seu Messenger.

A plataforma móvel da Microsoft é a última a acolher o BBM, que tinha sido disponibilizado em outubro de 2013 para Android e iOS.

A BlackBerry garante que a versão agora disponibilizada foi talhada à medida do Windows Phone, com "uma experiência de utilização nativa e um design limpo e atual".

Chats, Groups e Feeds são algumas das funcionalidades mais tradicionais que marcam presença na aplicação, com a integração de outras opções remetida para mais tarde.

O BBM Beta para Windows Phone é gratuito, tal como acontece nas outras plataformas móveis.

Descubra a próxima aplicação

Instagram lança nova aplicação para promover as “fotografias diretas”

Chama-se Bolt, já tinha surgido em formato de rumor e agora é confirmado. A aplicação está para já limitada no número de países onde está disponível, mas pode sempre manter o serviço na lista de desejos.
br />

O Facebook, através da empresa Instagram, lançou a aplicação Bolt. Se preferir e numa versão simplificada, o Facebook lançou uma nova aplicação para combater o Snapchat. Uma história que já leva alguns episódios.



Mas olhando para a aplicação em questão, o Bolt é um serviço de partilha direta de imagens entre utilizadores. O Instagram também disponibiliza essa funcionalidade, mas não de uma forma tão orgânica e direta.



Basta aos utilizadores tocar no ecrã uma vez para que a fotografia seja captada e enviada. Também com um simples gesto é possível eliminar as fotografias recebidas, na tentativa de recriar o conceito de fugacidade da app rival. O conceito tenta ainda realmente focar-se nas pessoas e contactos mais próximos, permitindo definir uma lista de 20 "preferidos".



A app está disponível para iOS e para Android, ainda que só possa ser descarregada em alguns países que não incluem Portugal. Não deixa no entanto de ser um serviço relevante, lançado pela maior rede social do mundo e que está associado ao nome do Instagram.



Guarde nos favoritos e espere até que o serviço fique disponível também por cá.

Descubra a próxima aplicação

Spotify adiciona equalizador à aplicação para iOS

Depois de ter deixado muitos utilizadores sem resposta - e abrir espaço à instalação de outras aplicações paralelas - o Spotify finalmente adicionou um equalizador à sua aplicação para iPhone e iPad.





A atualização só está ainda disponível para a plataforma iOS e não há qualquer indicação de que possa chegar aos utilizadores de Android, que para já vão ter que recorrer a outras alternativas para poderem conseguir maior controle sobre a sua música.


A funcionalidade pode ser gerida a partir da área de configurações mas a atualização trouxe ainda outras mudanças, como a melhoria do acesso ao Descobrir que está agora dentro do menu Navegar.



O Spotify continua a ser gratuito e pode ser descarregado da loja da Apple.

Descubra a próxima aplicação

Fatura da Sorte já tem aplicação para iOS e Android

A partir de agora já é possível acompanhar no telemóvel todas as novidades relativas ao sorteio do Fisco, que a cada semana entrega carros de alta cilindrada a contribuintes que pedem fatura.





A aplicação para telemóvel está disponível em duas versões, para iOS e para Android, e permite consultar todos os detalhes sobre os sorteios. É uma forma rápida de ficar a saber se foi contemplado com um automóvel, mas não só.



A partir da aplicação também pode ter acesso a toda a informação sobre o sorteio e a forma como este funciona, ou recuperar informação de edições anteriores do concurso.



Para ter acesso a dados mais pessoais o contribuinte tem de se autenticar com o respetivo número, mas dessa forma pode ficar ainda a saber quantos cupões lhe foram atribuídos em cada sorteio, um número definido consoante o volume de faturas pedido no período abrangido pelo sorteio.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.