Como sempre, as opções são diversificadas e cobrem diferentes plataformas, nomeadamente o sistema operativo da BlackBerry, para quem se mantém fiel ao software e terminais da tecnológica canadiana.

O running foi um dos temas visados esta semana, além de duas grandes cidades portuguesas para descobrir de pontos de vista diferentes, mas há mais.

Sem revelar mais pormenores, deixamos o convite para que espreite as próximas páginas e faça o melhor uso das sugestões que lhe deixamos.

Coursera para Android e o ensino na ponta do dedo

A plataforma online de ensino Coursera é uma das mais conhecidas em todo o mundo, estando disponível em várias línguas. A estreia no Android fez-se há pouco tempo e para os autodidatas é uma aplicação must have.

Há cursos para todos os gostos. Desde a biologia à medicina, passando pelas ciências sociais, dando uma perninha também na informática. A melhor maneira de descrever o Coursera é nomeá-la como uma das mais conhecidas “universidades” para autodidatas. E agora todo o conhecimento pode estar no seu bolso.



A aplicação para Android tem mais de 600 cursos disponíveis, alguns dos quais com a chancela de instituições de ensino como Yale e Stanford. Enquanto alguns temas são abrangentes - Introdução às Ciências da Comunicação, por exemplo -, outros conseguem ser bastante específicos - Software Malicioso e a sua Economia Paralela.



O Coursera para Android permite ainda assistir a palestras através de streaming, ou a descarregá-las para ver em modo offline. Há até um gestor de ficheiros incorporados para que possa navegar entre os vários ficheiros descarregados e um sistema de alertas para as aulas vindouras.



Para os que gostavam de evoluir a aprender novas matérias, o Coursera vai tornar-se uma das aplicações indispensáveis nos dispositivos móveis – a versão para iOS está disponível desde o início do ano.

Descubra a próxima aplicação

Every Zone: uma app para os amigos da corrida

Se aderiu à febre da corrida esta aplicação pode ser interessante para si. A Every Zone é uma espécie de rede social dedicada ao desporto, que ganhou versões para iOS e Android.




Desenvolvida pela Sport Zone, que já disponibilizava uma versão web da aplicação, a plataforma pretende ser um ponto de passagem para os que “saem de casa para correr ainda antes do sol nascer”, como referem os promotores.



Na plataforma é possível encontrar sugestões de percursos de corrida, mas também um conjunto de recomendações úteis para iniciantes, conselhos sobre nutrição, saúde e bem estar.



Claro que não podia faltar alguma publicidade aos produtos da cadeia de lojas de desporto que promove a aplicação e que aí apresenta sugestões de equipamento para cada tipo de treino. O utilizador determina um conjunto de critérios (sexo, tipo de treino e tipo de piso) e recebe sugestões a condizer.



A app está disponível para download gratuito na App Store e Google Play.

Descubra a próxima aplicação

Nova aplicação mostra obras de Almada Negreiros em Lisboa

Desenvolvida por ocasião das comemorações dos 120 anos do nascimento do multifacetado artista, a aplicação "A Lisboa de Almada" permite o acesso a um mapa com localização exata de cerca de 30 locais da obra e vida de Almada Negreiros e marcação automática de percursos pedonais ou de transportes públicos a partir da localização do visitante.

Apresenta igualmente uma galeria com detalhe descritivo e fotográfico de cada obra e local da vida de Almada Negreiros, assim como uma agenda com os eventos do programa de comemoração dos 120 anos.

A app é gratuita e está disponível para download para dispositivos iOS e Android.

Descubra a próxima aplicação

Keezy: transforme o iPhone numa máquina de fazer música





A aplicação replica o conceito de beatboxing e o trabalho dos MPC (Music Production Center), partindo de samples pré gravadas, que podem ser usadas para misturar novas músicas, programadas e "mixadas" com o melhor ritmo do hip-hop.



Desenvolvida por um dos criadores do Vimeo, a Keezy tem muita "soul", mas também a capacidade de abrir caminho à descoberta de quem está a iniciar-se nestas andanças.



Basta usar o teclado de oito quadrados coloridos para começar a gravar pequenas faixas com a ajuda do microfone do telemóvel, para o qual pode cantar, assobiar ou tocar.




As samples são harmonizadas e é simples criar loops que transformam quase todas as misturas num som profissional. A própria app está instruída para ir dando incentivos aos músicos de forma a animar a continuidade da utilização



O músico Reggie Watts contribui com alguns dos sons pré-gravados, e no vídeo abaixo pode ver uma pequena experiência de utilização do Keezy.





No
site da aplicação
pode ainda ver alguns truques mais "profissionais" para melhorar a utilização da app.



Está pronto para experimentar?



A aplicação pode ser descarregada gratuitamente da App Store da Apple e é compatível com iPhone, iPad e iPod touch.

Descubra a próxima aplicação

Mantenha o controlo sobre as tarefas diárias com o Conqu

O Conqu é apontado como um dos melhores gestores de tarefas que existe para a plataforma BlackBerry. Se procura uma ferramenta que ajude a planear a semana – seja a nível caseiro ou no campo empresarial – saiba o que esta aplicação pode fazer por si.

O sistema operativo da BlackBerry está longe de ser o mais popular e por isso está também longe de ser dos que apresenta mais aplicações. Mas para os que apostaram no software e nos dispositivos da tecnológica canadiana, fica a sugestão da aplicação de gestão de tarefas Conqu.



Um pouco como o nome indica, o objetivo é fazer com que o utilizador consiga conquistar a agenda, que em muitos casos é a maior inimiga da perfeição. Tem muitas tarefas e um calendário apertado? Dizem os especialistas que uma planificação antecipada ajuda a eliminar parte do problema.



No Conqu, disponível para os smartphones BlackBerry 10 e para o tablet PlayBook, os utilizadores podem adicionar contexto às tarefas que têm pela frente.



Defina se quer cumprir o trabalho num curto espaço de tempo, ou a longo prazo. Atribua uma cor à tarefa para o ajudar a segmentar prioridades. Adicione etiquetas que o ajudam a navegar entre tarefas da empresa, mas com temáticas diferentes.



A aplicação permite ainda que os utilizadores “movam” os seus eventos de forma simples e rápida, isto para o caso de alguns projetos terem caído por terra ou por já terem sido completados. Conqu(iste) a sua agenda e ganhe tempo para outras tarefas.



Também disponível para Android e iOS, o Conqu permite uma gestão multiplataforma.

Descubra a próxima aplicação

Descubra o Porto com a Oporto Insight

Em ritmo de fim de semana viajamos até à cidade do Porto descobrindo a Oporto Insight, uma aplicação móvel para ajudar a explorar a cidade e os seus encantos.





A app é uma espécie de roteiro reúne sugestões de locais para visitar, dormir, comer e passear. Apresenta ainda uma área de factos e curiosidades sobre a cidade.



Outra característica desta Oporto Insight é o facto de reunir um conjunto de sugestões feitas por personalidades conhecidas, que permitem alinhar uma visita mais personalizada à cidade.



A aplicação está disponível para iOS e pode ser descarregada de forma gratuita na loja de aplicações da Apple. Tem a particularidade de funcionar sem ligação à Internet, permitindo que o utilizador mantenha o acesso aos conteúdos sem gastar tráfego móvel.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.