Os jogos casuais estão entre as categorias que mais crescem nas lojas de aplicações, e é aqui que muitas vezes se consegue encontrar mais criatividade. Isto não é uma desculpa para o facto da equipa do SAPO TEK ter escolhido tantos jogos para destacar esta semana, mas até é credivel !

Trouxemos aplicações para aceleras, para quem quer manter viva a relação com os Pokémons e sobretudo puzzles e desafios em quebra-cabeças. O que escapa à regra é a app TikTok, e duas produções que a criadora desta aplicação tem na calha.

Siga pelas sugestões que deixamos nesta página, vai ver que não se arrepende.

Acelere a fundo em Max Runner e bata os recordes online dos amigos

O jogo feito por um jovem estudante está disponível para dispositivos Android e transporta os jogadores para um ambiente pós-apocalíptico inspirado em Mad Max. 

O nome Max Runner indica rapidamente o que podemos esperar deste novo título disponível em Android. Por um lado, Max presta homenagem aos cenários pós-apocalípticos de Mad Max e às sequências de perseguições automóveis. Por outro lado, o conceito de Runner baseado nos jogos com circuitos infinitos que atestam os reflexos e persistência dos jogadores.

Em Max Runner terá de sobreviver o máximo de tempo possível aos caminhos bifurcados dos traçados, evitar obstáculos, como muros, pedras e até as barreiras de terra no centro das pistas. Os controlos são simples, bastando tocar para a esquerda e para a direita para acertar a direção, e diga-se que o carro é muito sensível aos comandos.

Quanto mais tempo sobreviver, mais pontos irá amealhar e comparar com os resultados dos amigos. Ao longo da pista poderá recolher pontos extra, mas evitar pisar nos ícones vermelhos que diminuem a pontuação.

O jogo foi criado por um jovem estudante português, Alexandre Santos, que sonha seguir uma carreira na produção de videojogos. Trata-se do resultado do ensino dos videojogos em Portugal que começam a dar frutos, neste caso um curso que tirou no World Academy. O jogo foi criado totalmente por si, tendo apenas a colaboração de uma amiga para criar as músicas. O jovem está já a preparar o seu segundo videojogo, desta vez uma aventura de plataformas chamada A Light in the Dark, fruto de uma Game Jam.

Pode experimentar Max Runner gratuitamente em Android no seguinte endereço.

Math Riddles desafia-o a resolver enigmas e puzzles de matemática

A aplicação é adequada para crianças e adultos e apresenta jogos que exploram as relações entre os números e as formas geométricas.
O Math Riddles apresenta-lhe um conjunto diversificado de quebra-cabeças lógicos, distribuídos por diferentes níveis de dificuldade. De acordo com os criadores da aplicação, cada um destes desafios de matemática foi preparado com a mesma abordagem que costuma ser adotada na elaboração de um teste de QI.

Através destes enigmas, poderá testar o seu talento para a matemática. Os puzzles permitem exercitar ambas as partes do cérebro, explorando as relações entre os números e as formas geométricas. Os autores da app referem que jogadores com forte capacidade de pensamento analítico irão conseguir reconhecer o padrão imediatamente.

A aplicação é grátis e tem a particularidade de apenas exibir anúncios se o utilizador assim o desejar, sendo que cada visualização dará direito a uma pista sobre a solução do puzzle. Todos os níveis são adequados tanto para adultos como para crianças.

Os quebra-cabeças lógicos pretendem fortalecer as conexões entre as células cerebrais, de forma a potenciar a agilidade mental e o raciocínio. Os jogos de matemática ajudam a melhorar a concentração, além de desenvolverem as capacidades de memória e de perceção. Por outro lado, pretendem contribuir para uma gestão do stress de forma divertida.

O Math Riddles está disponível gratuitamente para Android no Google Play e para iOS na App Store.

TikTok: a criadora da app de vídeos curtos avança com chat e prepara streaming de música

A aplicação tem estado nos tops de downloads do iOS nas últimas semanas, mesmo depois da sua utilização ter sido proibida na Índia devido a conteúdos sexualmente explícitos.

A TikTok conseguiu a primeira posição nos downloads na App Store da Apple pela quinta semana consecutiva e a comunidade de criadores de vídeos curtos parece continuar a crescer, assim como a ambição dos criadores da aplicação que substituiu o music.ly. Segundo os últimos números a app já terá ultrapassado os 500 milhões de downloads, o que a torna a plataforma de media social de crescimento mais rápido no mundo.

A ByteDance, que criou a app, acabou de lançar uma aplicação de chat, a Flipchat, que concorre diretamente com o WeChat, e a imprensa internacional avança agora rumores de que está na calha um serviço de streaming de música concorrente do Spotify.

A TikTok tem sido bem sucedida como comunidade de criativos que partilha vídeos curtos, gravados e editados com efeitos especiais, filtros e stikers. Música, filtros 3D e emojis fazem parte das ferramentas para os utilizadores e há já milhões de vídeos partilhados, com o algoritmo a permitir ir afinando as sugestões de acordo com os seus interesses.

 O lema do serviço é "Faça cada segundo contar" e por isso a duração dos vídeos é entre 3 a 15 segundos, embora possam ser colocados em loop. Mais real e imediata, a criação de vídeos tem apelado a uma geração mais jovem, mas acaba por ser muitas vezes criticada por permitir conteúdos sexualmente explícitos e já foi banida na Índia.

A app é gratuita e está disponível para iOS na App Store e Android na Google Play.

Gosta de puzzles? Estes funcionam ao contrário

Fazer puzzles é sempre bom para descontrair, mas e se for desfazer puzzles? É isso que este jogo propõe.

O Reverse Puzzle começa fácil fácil, como é habitual na maioria dos jogos. Ao inicio há poucas peças e nem se percebe muito bem qual é a dificuldade de desfazer os puzzles apresentados. Só que depois o número de peças vai aumentando e acrescenta-se um ou outro elemento para “baralhar o sistema”, e já fica mais interessante.

Se a intenção é passar o tempo com um jogo que não o stresse muito, o Reverse Puzzle é o ideal. Simples e com poucas definições, só terá de escolher se quer ter ou não o modo vibração ativo – que faz mexer o telefone sempre que erra um movimento – e se pretende espreitar as dicas, para que os níveis fluam melhor.

O jogo está disponível para dispositivos Android e iOS e é gratuito, com publicidade que pode ser silenciada se jogar com o WiFi desligado – mas atenção que desta forma não pode aceder às dicas...

F1 Manager já está disponível em versão mobile

Leve a sua equipa ao topo da classificação do Campeonato Mundial de Fórmula 1, com todos os pilotos e circuitos oficiais incluídos.

Já está disponível para dispositivos com os sistemas iOS e Android o nova versão mobile do F1 Manager. O jogo resulta de uma parceria oficial entre a Formula 1 e a produtora de jogos móveis Hutch, desafiando os utilizadores a pôr à prova as suas capacidades estratégicas de modo a levar a sua equipa de F1 ao topo.

O F1 Manager apresenta todos os circuitos, equipas e pilotos oficiais do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2019, incluindo Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Max Verstappen and Daniel Ricciardo.

O jogador será o líder da equipa de Fórmula 1 e terá de tomar decisões dos mais variados tipos, desde a estratégia de pit-stop ou a escolha dos pneus até à forma de reagir a acidentes e mudanças climáticas.

O jogo permite também que os utilizadores se desafiem uns aos outros para duelos um contra um em tempo real.

O F1 Manager está disponível para download para iOS na App Store e para Android na Google Play.

Pokémon Rumble Rush chegou aos smartphones e é mais um motivo para “apanhá-los todos”

Inicialmente revelado em 2017 como Pokéland, esta adaptação aos dispositivos móveis inspira-se na série Pokémon Rumble lançado em 2009 para a 3DS e Wii U.

Pokémon Rumble Rush transporta os jogadores para um mundo repleto de ilhas povoadas pelos famosos monstrinhos. O jogo promove o sentido de exploração enquanto encontra novos Pokémon e defronta inimigos bastando tocar neles no ecrã. Este novo jogo inspira-se na subsérie Pokémon Rumble, que estreou originalmente em 2009 na consola portátil 3DS e na doméstica Wii U.

O jogo desafia os jogadores a explorar as ilhas para apanhar o máximo de Pokémon, prometendo a cada duas semanas mudar as ilhas e mares explorados, para oferecer novas aventuras e criaturas.

Poderá melhorar o seu Pokémon favorito, através de uma matéria quando finaliza um nível. Desta forma poderá tornar as criaturas mais fortes e utilizar habilidades poderosas. Só assim será possível derrotar os Pokémon mais poderosos e bosses.

Pode fazer o download gratuito de Pokémon Rumble Rush em versão Android.

Já decidiu quais as apps que vai instalar?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.