Talvez seja o fim do período de férias mas o certo é que muitas das apps desta semana são dedicadas ao lazer. aliás, se virmos bem são todas. Mas não faz mal porque podem ser bem aplicadas ainda durante fim de semana ou mesmo durante o tempo de trabalho e de escola, desde que não se sobreponham às tarefas a realizar.

Passe pelas nossas sugestões abaixo e veja quais as novas apps a instalar.

Bendy in Nightmare Run é uma corrida desenfreada inspirada nos desenhos animados

O jogo de smartphones oferece uma perspetiva diferente dos chamados “auto-runner” e uma estética cartoon da animação a preto e branco.

Os dispositivos móveis oferecem dezenas de títulos dentro do género “auto-runner”, ou seja, a personagem corre automaticamente e os jogadores apenas têm de mudar a sua direção para evitar obstáculos ou saltar e deslizar dos mesmos. É um formato simples, mas frenético e divertido. Bendy in Nightmare Run acrescenta-lhe bosses, ou seja, a personagem corre porque é sempre perseguido por algum adversário assustador.

Uma das diferenças das habituais propostas é a perspetiva da ação. Por norma os jogadores acompanham a personagem com a câmara nas suas costas, tentando antecipar os obstáculos que se aproximem. Em Bendy in Nightmare Run é o contrário, a personagem corre em direção à câmara. Isto para dar ao jogador uma maior sensação de estar a ser perseguido, lembrando algumas sequências de Crah Bandicoot da PlayStation.

Outro aspeto em que o jogo se destaca é na sua direção artística, lembrando os desenhos animados dos anos 1930. As animações fazem recordar o recente jogo de plataformas Cuphead, lançado no PC e Xbox One.

Pode fazer o download de Bendy in Nightmare Run na versão Android e iOS.

O "mundo dos GIFs" agora também tem Stories

A moda das publicações temporárias de 15 segundos transcende as plataformas Snapchat e Instagram onde nasceram - há dois anos, comemorados por esta altura - e surgem por todo o lado. Agora chegam ao GIPHY.

O serviço de GIFs por excelência lançou recentemente a sua própria secção de Stories, mas ao contrário de outras plataformas, aqui não são os utilizadores a criarem os seus próprios conteúdos.

É uma equipa editorial do próprio GIPHY que tem à sua responsabilidade a atualização diária da secção, focada em Trending Topics. O objetivo é dar novo impulso à plataforma, numa altura em que o serviço tem tantos conteúdos que se torna cada vez mais difícil para os utilizadores perceberem tudo o que há para oferecer.

Esta equipa vai assim decidir, todos os dias, aquilo que merece a pena ser destacado. As Stories do GIPHY são publicadas de hora a hora, em categorias concretas: Reações, Desporto e Entretenimento.

O formato ficou desde logo disponível para a versão desktop, com a promessa de chegar logo a seguir às aplicações iOS e Android.

Transforme-se num emoji com a nova funcionalidade do teclado da Google

Os minis são autocolantes animados baseados no seu rosto. Podem ser criados através da app Gboard em Android e iOS.

Se não tem um dos últimos Samsung Galaxy ou um iPhone X, que lhe permita transformar a sua cara num emoji, então recorra à nova funcionalidade do Gboard, o teclado móvel da Google. A app tem agora uma nova funcionalidade, chamada "Mini", que transforma a sua face num autocolante animado. Está disponível de forma gratuita para iOS e Android.

O sistema utiliza machine learning para adaptar os traços faciais do utilizador ao seu correspondente animado. Mas antes de este sistema entrar em funcionamento, o utilizador terá de tirar uma selfie através do Gboard. Note que a app está também carregada com várias ilustrações, de forma a que possam ser feitas milhares de combinações diferentes, de forma a que o rosto do utilizador seja replicado da forma mais fiel possível.

Para chegar a um resultado final adequado, a app leva em conta um conjunto amplo de características, como o penteado do utilizador, o tom de pele, a cor dos olhos, os pêlos faciais e a forma do rosto.

Para fazer os seus próprios Mini, basta procurar a funcionalidade dentro do teclado da Google e iniciá-la. O processo de criação é automático após a selfie e, uma vez terminado, serão apresentados dois packs de autocolantes animados para poder utilizar nas suas conversas.

tek minis

Recorde-se que a Google lançou esta funcionalidade em 2017, com o nome de "selfie stickers". A opção, contudo, estava apenas disponível na app de messaging Allo.

Ao todo, a Mini tem capacidade para gerar 100 autocolantes diferentes com base em cada rosto analisado.

Refresque as fotos que partilha nas redes sociais com um toque de cor

A app A Color Story pode dar uma ajuda simples para refrescar as imagens que partilha no Instagram e noutras redes sociais.

O Instagram já tem uma série de filtros e ferramentas para editar fotografias, mas ao fim de algum tempo as imagens partilhadas parecem todas muito semelhantes. Há uma série de apps que podem dar uma ajuda na diferenciação, e A Color Story é uma delas.

Fácil de usar e gratuita, esta app está centrada no uso da cor, como o nome indica, e destaca mesmo os brancos e as cores. Os filtros podem ser sobrepostos e uma edição mais personalizada por ser transformada num filtro específico.

Vem com uma série de efeitos de iluminação e de retoques, e o mais que famoso bokeh e embora não se compare com outras aplicações mais avançadas é bastante intuitivo para quem está a começar.

As funções básicas são grátis, mas pode pagar para ter efeitos adicionais mais avançados e pacotes com filtros.

A app A Color Story está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Armed Heist mostra como assaltar bancos e joalharias. Mas é a brincar

O esperado videojogo para os dispositivos mobile chegou primeiro ao iOS, mas a versão Android ainda vai ser lançado em 2018.

Planear e executar assaltos nos videojogos é diversão garantida quando se joga com amigos, que digam os fãs de Grand Theft Auto V Onlne e Payday 2. É exatamente neste segundo jogo que Armed Heist se inspira e tem gerado muito interesse desde que foi anunciado para os terminais mobile.

O objetivo é claro, assaltar bancos e joalharias, em crimes aparatosos de grande escala. Não se trata de missões inspiradas em Ocean’s Eleven, mas requerem uma boa dose de perícia para enfrentar os inimigos que tentam impedir o crime. O jogo tem uma perspetiva na terceira pessoa e utiliza os elementos do cenário como cobertura.

À medida que vai sendo bem-sucedido nas missões irá desbloquear novo equipamento, tais como máscaras e armas, ganhando ainda experiência, tornando-o mais eficiente. O mapa da cidade oferece os diversos crimes que pode escolher, desde o assalto a camiões blindados, bancos ou joalharias. Será necessário ganhar prestígio para desbloquear missões mais desafiantes, mas claro, mais recompensadoras.

Pode fazer o download do jogo na versão iOS.

Hungry Dragon é a história de um dragão esfomeado

Dos produtores de Hungry Shark, o novo título coloca um dragão a comer tudo o que lhe aparece à frente num divertido e colorido jogo.

Em Hungry Dragon os jogadores controlam um dragão com um apetite insaciável, que deve comer tudo o que aparece à frente durante a exploração dos níveis. Inicialmente a criatura é muito pequena, podendo apenas trincar pequenas aves, peixes e insetos, mas à medida que cresce a sua ementa aumenta convenientemente e quando dá conta está a perseguir humanos para saciar a fome.

O jogo destaca-se pela sua simplicidade de conceito, mas igualmente os controlos que permitem qualquer pessoa inexperiente em pegar e jogar. O joystick virtual permite deslocar o dragão em todas as direções, e se tocar na extremidade do ecrã, o protagonista sai disparado para o local, a tempo de engolir o que for necessário. Tudo o que mexa acaba no seu estômago!

Nem todos os locais estão disponíveis para explorar. Alguns apenas podem ser visitados mediante o tamanho do dragão, por isso devem alimentá-lo antes de proceder. Poderá ainda ser acompanhado por pequenos companheiros e mais uma vez, quanto maior o dragão, mais amigos.

De um modo geral, Hungry Dragon, que foi desenvolvido pelo mesmo estúdio de Hungry Shark, é divertido e bonito, com um grafismo a lembrar os desenhos animados.

Poderá fazer o download da versão iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.