A edição de fotos e vídeos teve esta semana uma atenção especial da equipa do TeK, que escolheu várias aplicações para facilitar o processo. Mas o vídeo domina também numa aplicação que quer substituir as mensagens SMS, a POP.

Mais radical é a proposta para espiar os smartphones dos filhos através de uma aplicação. Esta gerou bastante interesse e comentários ao longo da semana e se ler o artigo vai perceber porquê.
br>
Siga as próximas páginas para descobrir todas as propostas de apps desta semana e encontrar as que melhor encaixam no seu perfil para renovar o seu smartphone ou tablet.

No Windows Phone a personalização só tem um nome: #TileArt

A Microsoft tem um sentido muito restrito de personalização no sistema operativo móvel, mas esta é a aplicação que pode libertar alguns destes constrangimentos. Tudo depende da sua imaginação.

A aplicação #TileArt corre o sério risco de tornar-se num software obrigatório para todos os que têm um Windows Phone. Isto porque a aplicação acrescenta um toque de personalização ao sistema operativo que o utilizador teria dificuldade de atingir através de outros métodos.

Este são apenas alguns exemplos de como podem ficar os Windows Phone:

Além de dar o poder criativo aos utilizadores, a aplicação tem a vantagem de permitir partilhar o trabalho com pessoas de todo o mundo. Quer isto dizer que o seu ecrã de trabalho do smartphone pode ser apelativo o suficiente para ser usado nos EUA, no Brasil ou em Inglaterra.

Se ter um telemóvel diferente e ver o seu trabalho usado por milhares de pessoas não for tentador o suficiente, então saiba que a #TileArt está disponível de forma gratuita.



Descubra a próxima aplicação

Já espiou o telemóvel dos seus filhos hoje?

E se pudesse ver todas as mensagens dos telemóveis dos seus filhos, mesmo as apagadas, saber a sua localização e ver as chamadas e atividade nas redes sociais? Sim, há uma app para isso.

Na verdade há várias, e o TeenSafe é apenas uma das mais conhecidas aplicações, ou serviços, que promete monitorizar de forma eficiente os smartphones iOS e Android. Por um "pequeno" pagamento mensal.

Mensagens no iMessage ou no Whatsapp, chamadas, localização, posts nas redes sociais e pesquisas e navegação passam a ser tão acessíveis para os pais como para os filhos. Mesmo que tenham sido apagadas. E tudo de forma discreta.

Para os criadores do TeenSafe a perspetiva do software que disponibilizam é de proteção dos mais novos, mas há o reverso da medalha e há quem possa considerar, sem estranheza, que se trata de vigilância e intrusão da privacidade. Mesmo em menores de 18 anos.

O serviço tem sido bastante contestado mas continua a fazer o seu caminho nos países onde está disponível - Estados Unidos, México, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Os criadores do site apresentam o lado positivo e dão alguns conselhos sobre como conversar com os mais novos. E para quem ainda tem dúvidas, explicam os perigos que correm se não exercerem o poder de vigilância num vídeo.

Mesmo assim, considerando todas as vantagens de proteção, onde está a linha que separa o abuso de vigilância do cuidado parental?



Descubra a próxima aplicação

Leve a edição de imagem ao extremo no iPhone

Se é um perfecionista com as imagens recolhidas através do telemóvel é possível que vá experimentando as novidades das lojas de aplicações nesta área. Já conhece a Darkroom?

A aplicação tem um leque variado de opções que permitem fazer ajustes às imagens aos mais diversos níveis, numa interacção simples e que se faz apenas deslizando o dedo para cima ou para baixo.



Para quem tem um nível de exigência normal a versão gratuita satisfaz, para quem gosta de levar os detalhes ao extremo há opções pagas que adicionam mais ferramentas ao pacote básico. Entre elas: edição de curvas ou acesso total aos canais RGB.



Além das ferramentas de edição de imagem estão disponíveis filtros personalizados - que se juntam a 12 filtros pré-definidos - e um histórico de todos os passos dados na edição de imagens. Está acessível para download na loja de aplicações da Apple.



Descubra a próxima aplicação

Pop aposta que consegue reanimar o interesse pelas mensagens de vídeo

Os SMS já são passado. Pelo menos é o que pensam os criadores de uma nova aplicação que aposta nas mensagens de vídeo.




A Pop acaba de ser lançada para iPhone e iPad e permite gravar e enviar pequenas mensagens de vídeo que substituem as tradicionais (e mais chatas) mensagens de texto (SMS).



A app foi criada por Josh Nguyen, que já foi gestor de produto no Tumblr e no Flickr, e quer que as mensagens de vídeo sejam tão fáceis e enviar como os SMS, apostando num único interface que se liga à lista de contactos.



Basta um toque para gravar e enviar a mensagem, um modelo que os criadores da aplicação acreditam que será cada vez mais comum à medida que os utilizadores de smartphones têm à sua disposição planos de dados mais generosos e redes wi-fi que retiram o ónus do custo adicional de comunicações.



A app Pop está disponível de forma gratuita na loja de aplicações da Apple.

O vídeo que reproduzimos mostra algumas das funcionalidades e possíveis modos de utilização.



Descubra a próxima aplicação

Transforme o iPad numa mesa de desenho profissional

Se é um designer gráfico que passa horas em frente a um Mac, a Astropad é uma boa notícia. A aplicação leva as ferramentas profissionais instaladas no computador ao ecrã do tablet. Se for um iPad claro.

A aplicação foi desenhada por dois engenheiros que já trabalharam para a empresa da maçã e que destacam a qualidade de imagem do ecrã retina do iPad e a mobilidade, como duas das grandes mais-valias desta ligação entre ecrãs.



A Astropad replica o ecrã do Mac no iPad e para funcionar tem de estar a funcionar nos dois dispositivos em simultâneo. A ligação entre os dois equipamentos pode ser feita via USB ou Wi-Fi.



A aplicação foi pensada para ajudar quem desenha, faz ilustrações ou edição de fotografia. Na versão para iOS a aplicação pode ser descarregada gratuitamente. Mas há uma nuance, o software só será útil se também o instalar no Mac e nessa vertente há um custo associado de 49,99 dólares, um preço que tem desconto para estudantes.



Descubra a próxima aplicação

VivaVideo: dê uma nova vida aos conteúdos que vai captando com o smartphone




Se para si o telemóvel é uma ferramenta criativa, então experimente a aplicação VivaVideo. No mesmo programa estão concentradas todas as condições para a edição de fotografias e vídeos.




Além de ser possível aplicar filtros às fotografias e vídeos, é também possível acrescentar elementos extra como autocolantes. O resultado final só dependerá da sua originalidade e da "forma" que quer dar à produção.

A aplicação é gratuita e está disponível para equipamentos Android e iOS. Com mais de dez milhões de downloads, a aplicação VivaVideo é a primeira opção de milhares de utilizadores para editar os conteúdos.

Apesar de ser possível fazer vídeos a partir de fotografias e de editar outros que já tenham sido captados, a aplicação ainda não permite a gravação direta de conteúdos, o que pode ser considerado como uma falha.

Como a aplicação é gratuita os utilizadores podem experimentar sem compromisso e descobrir as várias ferramentas de edição que a VivaVideo tem disponíveis.


Por aqui terminam as sugestões desta semana, mas amanhã há mais. Já decidiu qual ou quais vai instalar?


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico