Entre as seis aplicações destacadas há jogos e entretenimento quanto baste, nomeadamente um editor de imagem temático, dedicado ao Halloween, que pode sempre ter como referência para próximas oportunidades.

Além disso, há também uma app dedicada a melhorar a produtividade em equipa e uma outra destinada a monitorizar a prática de exercício físico. Conte também com uma aplicação que dá acesso a vídeos educativos.

O melhor é espreitar cada uma das propostas nas próximas páginas e avaliar as que mais lhe interessam.

Flick Shoot 2: faça dos dedos os seus pés e mostre o que vale

Há ingredientes básicos para um jogo que se quer de sucesso: simples, rápido de aprender, viciante e acessivelmente desafiador. Se são amantes do futebol, esta é a aplicação que vão querer usar nos intervalos dos jogos.

Flick Shoot 2 é um jogo de remates e livres diretos. Só isto. Mas é um jogo que pela sua simplicidade o vai prender ao telemóvel durante vários momentos. É mesmo uma alternativa interessante para todos os que gostam de futebol e precisam de descontrair nos intervalos dos jogos.



O utilizador assume a posição point-of-view de um futebolista que tem de rematar à baliza. E dependendo do estilo de jogo que escolher, vai ter de cumprir diferentes desafios. Numa modalidade terá de marcar o maior número de golos sem nunca falhar uma oportunidade. Noutra vai ter que colocar à prova a sua mira e fazer a bola chegar ao bulls eye de um alvo.



Há ainda um modo de jogo de desafios que mistura todas as modalidades que estão disponíveis.



E se Flick Shoot 2 lhe parecer um jogo fácil, é porque o é. Mas à medida que mais experiência vai tendo, só os desafios mais difíceis lhe vão interessar. É aí que o nível de vício começa a crescer.



O jogador vai também ter acesso a novos itens, como bolas com índices de precisão mais vantajosos.



A aplicação está disponível para Android e Windows Phone, mas a versão para o sistema operativo móvel da Microsoft está para já bloqueada aos EUA.

Descubra a próxima aplicação

Aplicação portuguesa Storyo premiada nos EUA e com grandes perspetivas de crescimento

A Storyo permite criar histórias de forma simples e quase autónoma em formato vídeo. Se querem saber como usar a aplicação desenvolvida em Portugal podem perguntar ao futebolista Mario Balotelli, pois ele já sabe.

A Storyo foi distinguida esta semana nos EUA como melhor aplicação para o consumidor de 2014 nos Xammy Awards – galardão atribuído pela Xamarin, empresa que disponibiliza software de desenvolvimento de apps. Este acabou por ser o coroar de uma trajetória ascendente que a startup portuguesa tem conhecido: a utilização da app tem superado as expectativas dos criadores.



“Não estava à espera, foi uma surpresa enorme. Foi sinal de que estamos a caminhar no sentido certo”, comentou o diretor executivo da Storyo, Filipe Vasconcellos, a propósito do prémio.



Em conversa com o TeK o CEO da empresa admitiu que acabam por não sentir mais pressão com a distinção conquistada pois já existe uma “pressão interna”. “A nossa principal motivação é melhorar a experiência do produto e o nosso foco são os nossos utilizadores”, salvaguardou o executivo.



A Storyo permite criar histórias em formato vídeo, de forma simples e quase automática. O utilizador só precisa de indicar quando quer que a narrativa comece e quando ela deve acabar, que o software faz o restante trabalho. Transições, mapas e música são alguns dos elementos multimédia adicionados de forma autónoma.

Mas se quer saber como é um storyo no seu formato final, espreite este exemplo feito pelo futebolista Mario Balotelli, a propósito da sua transferência do AC Milan, de Itália, para o Liverpool, de Inglaterra.





Filipe Vasconcellos admite que foi uma “surpresa enorme” ver o Super Mario do futebol a usar a aplicação. Além da exposição que o futebolista garantiu – o vídeo no Facebook foi visto mais de 322 mil vezes – o CEO da Storyo acredita que este foi mais um exemplo que comprovou a relevância que a aplicação tem.



“Ele fez o que nos gostavamos que os utilizadores fizessem, o vídeo dele é um bom exemplo”, analisou o empreendedor português.



A Storyo quer demarcar-se de outras aplicações que dizem fazer storytelling quando na realidade fazem uma apresentação de slide shows, sentenciou o porta-voz da empresa.



Atualmente a startup está perto de celebrar a meta das 200 mil histórias criadas, sendo que em três meses a aplicação ficou disponível em 120 países. Para a semana estão prometidas novidades: chega a versão beta para Android que será apresentada durante o Web Summit, em Dublin na Irlanda.



Com o lançamento no sistema operativo da Google a Storyo espera continuar a evoluir de forma consistente e espera alcançar “um grande crescimento”, como prespetivou Filipe Vasconcellos.



E crescer é a atual grande preocupação da empresa. O objetivo é ter o máximo de utilizadores e para isso o facto de a aplicação ser gratuita vai ajudar. Para o futuro estão previstos modelos de monetização, mas o CEO da Storyo não quis revelar quais.



Até julho do próximo ano estão ainda prometidas várias novidades na aplicação – que também não foram adiantas -, algo que vem confirmar o bom momento de forma que a startup está a atravessar. “Estamos num bom momento e ainda estamos no início”, considerou o CEO.



O porta-voz considera que a Storyo está a contribuir para mostrar que em Portugal se faz bom software, numa altura em que se vive uma vaga de empreendedorismo, sobretudo potenciada pelo mercado mobile. “Temos orgulho em partilhar este sucesso com Portugal”, disse Filipe Vasconcellos.

Descubra a próxima aplicação

Google já tem app para "controlar" exercício físico

Os dispositivos Android ganharam uma nova app na área da Saúde e Fitness, desta vez desenvolvida "in house".


A aplicação funciona de forma idêntica a outras já existentes no mercado, ajudando a monitorizar o desempenho dos utilizadores durante as suas atividades desportivas diárias, nomeadamente corrida, caminhada e bicicleta.

Em qualquer uma das situações, é possível calcular o tempo de duração da atividade, distâncias percorridas, etc. Os utilizadores também podem adicionar, eles próprios, dados como a sua altura e peso e estabelecer metas.

A informação obtida fica registada na conta Google do utilizador, podendo ser acedida via browser. Além dos smartphones e tablets Android, o Google Fit também é compatível com aplicações de terceiros e com todos os dispositivos wearable Android Wear.

A aplicação é gratuita e está disponível para dispositivos com a versão Ice Cream Sandwich 4.0 ou mais recente do sistema Andrioid instalada.

Descubra a próxima aplicação

HiveFlux: Alguém pediu uma aplicação para gerir tarefas em tempo real?



Atualizar informação em tempo real é uma das principais mais-valias da aplicação de gestão de tarefas que uma consultora portuguesa acaba de lançar.






O HiveFlux é uma ferramenta para planear cargas de trabalhos diárias e ajudar quem gere uma equipa a distribuir trabalho de forma mais otimizada pelos diversos membros. Sempre que alguém dá início a uma tarefa, toda a equipa é informada.



Também integra ferramentas para a gestão de projetos, colocando numa consola central toda a informação de interesse para os vários membros da equipa, como as tarefas previstas, ficheiros ou datas relevantes para a concretização do projeto.



Todos os utilizadores podem gerir e editar cada item e acompanhar as evoluções na execução do projeto, tendo acesso a ferramentas úteis como um calendário central ou a possibilidade de gerir ficheiros com controlo de versões.





O HiveFlux está disponível com planos de subscrição online e conta com subscritores em 20 países, embora o maior número de utilizadores esteja em Portugal. Existe ainda um plano gratuito para equipas pequenas.


Bruno Figueiredo, CEO da Ideias e Imagens, que criou a plataforma, explica que embora a interface do produto esteja já pronta para se adaptar a diferentes tamanhos de ecrã, a empresa planeia lançar apps móveis do produto. Está já a preparar versões para Android e iOS.


O responsável defende ainda que o produto pode ser usado em qualquer tipo de projeto ou tarefa, mas admite que o maior contributo do HiveFlux possa dirigir-se a "áreas onde a gestão do tempo por tarefa seja importante, como consultoria e agências criativas".



Descubra a próxima aplicação

Halloween Frame Photo: Um editor de imagens para o Dia das Bruxas



A comemoração do Halloween até pode ter sido importada (ou não), mas é certo que entusiasma cada vez mais quem está sempre pronto para festas e para selfies em grande estilo.


Mais de meio mundo preparou-se esta semana para assinalar o Dia das Bruxas, e muitos vestiram-se a rigor. Para ajudar a fazer tudo em grande estilo o TeK recomendou um editor de imagem que ajuda a criar o ambiente em qualquer altura do ano.

A Halloween Frame Photo é uma das muitas apps que se encontram na Windows Store alusivas ao dia das bruxas e propõe-se ajudar a editar qualquer fotografia, selfie ou não, combinando-as com molduras e efeitos mais ou menos assustadores.

A aplicação está disponível para gratuitamente na Windows Phone e tem a assinatura da AppMaster Studio que já colocou a criatividade ao serviço de outras apps temáticas.

Descubra a próxima aplicação

App da Khan Academy coloca milhares de vídeos educativos à distância de um clique

A academia tem vindo a promover o desenvolvimento de conteúdos educativos de grande qualidade, apostando no vídeo e assegurando o acesso gratuito na Web. E há também uma app para iPhone e iPad.

A Khan Academy foi lançada em 2006 por Salman Khane tem vindo a somar parcerias para o desenvolvimento de diversas áreas de conhecimento e em Portugal conta com o apoio da fundação Portugal Telecom e das Sociedades Portuguesa de Matemática, Física e Química.

Online os internautas têm acesso a milhares de vídeos através dos quais qualquer pessoa pode aprender literalmente qualquer coisa, sem qualquer custo e ao seu próprio ritmo.

Em Portugal os vídeos estão focados nas matérias de Matemática, Física e Química, com explicações de temas que cobrem os currículos do 1.º ao 12.º de escolaridade.

Para além da Web, o acesso nos telemóveis e tendências é cada vez mais uma tendência para quem quer levar o conhecimento para qualquer lugar. Existem várias aplicações para Android que permitem aceder aos conteúdos da academia, mas não são oficiais. A Khan Academy só tem app para iPad e Iphone, que pode ser descarregada a partir da App Store.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico