Hoje assinala-se o Dia da Mulher mas as propostas de aplicações que a equipa do TeK lhe traz não se limitam ao género feminino e podem agradar aos meninos e às meninas.

Os jogos marcam mais uma vez presença na lista, com o "pesado" Age of Sparta mas também um rápido jogo de snowboard para quem tem saudade da neve, agora que o sol começa a aquecer.

Curiosamente há duas sugestões para melhorar a experiência do Twitter, o que mostra alguma preocupação com o tema, mas também há novidade no Instagram e uma aplicação que pretende ajudar a gerir as tarefas diárias.

Está preparado/a para experimentar? Siga pelas próximas páginas e verifique as novas aplicações que reunimos especialmente para si.

Apetece-lhe lutar hoje? Age of Sparta pode ser uma ideia

Proteger a Grécia antiga da invasão de Xerxes é o desafio lançado neste jogo da Gameloft para explorar no ecrã do telemóvel. O download é gratuito.

É uma mistura de estratégia e "força bruta" num ambiente de muita ação e cenários bem elaborados, que agregam dezenas de personagens que podem ajudar ou dificultar o sucesso da missão, consoante as alianças que o jogador decida ir fazendo.



Para ajudar à festa é possível invocar deuses e contar com a ajuda de Zeus ou Hades, ou invocar monstros ou animais míticos para vencer batalhas. Na última atualização, lançada no final de fevereiro, o jogo ganhou também um chat, que permite a interação entre adeptos.



O objetivo do Age of Sparta é levar o jogador a construir uma cidade, que pode ser personalizada ao gosto de cada guerreiro, com templos, santuários e quarteis.



O jogo pode ser descarregado gratuitamente na loja de aplicações do Windows Phone e na loja de aplicações do Android. Está também disponível a versão para iOS.



Veja a próxima aplicação

Meerkat é a aplicação que o Twitter devia ter construído

Numa altura em que o número de novos utilizadores é cada vez menor, faltam novos serviços e ferramentas na plataforma. E a aplicação Meerkat está a ter um grande sucesso nos EUA.

Basta olhar para o Vine para perceber que o Twitter só tem a ganhar com a criação de serviços diferenciadores para a plataforma: agora o Vine é uma rede social independente e com sucesso.

E o Meerkat está a assumir cada vez mais protagonismo na plataforma de microblogues, sobretudo nos EUA onde é mais usada. A aplicação permite fazer a transmissão de vídeo em direto para o Twitter apenas com um toque no ecrã.

A simplicidade no conceito e na forma de utilização está a conquistar utilizadores. E há também aqui um pouco de "Snapchat", já que os vídeos só podem ser acedidos em direto e nunca depois.

A interação entre produtos e visualizadores está garantida já que quem transmite consegue ver quais as pessoas que estão a assistir, quem gostou do vídeo e quais os comentários que estão a ser feitos.

O utilizador que produz pode no entanto escolher gravar a sua publicação para mais tarde publicar em plataformas de vídeo como o YouTube.



Veja a próxima aplicação

LifeGraphy: uma ferramenta colorida para gerir tarefas diárias

Gerir tarefas, mesmo as mais repetitivas nem sempre é uma tarefa fácil. Organizar bem o dia pode ser a chave para "fazer caber" nas horas disponíveis tudo o que lá quer encaixar e há apps para isso.

Hoje deixamos-lhe uma das muitas alterativas que pode encontrar nas lojas de aplicações, a LifeGraphy, uma aplicação que costuma ser paga mas que até meados do mês pode ser descarregada de forma gratuita na App Store.

O design da aplicação é um dos pontos fortes, sobretudo para quem gosta de usar cores para se organizar e para quem tem sobretudo a registar tarefas rotineiras.

A usabilidade também tem nota positiva. É fácil deslizar entre datas de calendário, como também é possível ver as tarefas registadas com ou sem informação sobre datas.

Para além disso, o utilizador pode consultar informação por dias, meses ou anos e registar todas as tarefas com icones coloridos, bem como agregá-los em listas que podem ser editadas sempre que há necessidade disso. A partilha de tarefas com terceiros é outras das opções da aplicação.



Veja a próxima aplicação

Se está preparado para esquiar numa aventura sem fim experimente esta app
"

Alto's Adventure é o nome de um jogo para iOS que coloca como cenário as montanhas dos alpes e onde o desafio é a sobrevivência e a captura de lamas perdidos.

Bate tudo certo na proposta de jogo de snowboarding: o cenário, as cores, as proezas e até a música. Só os lamas estão deslocados em montanhas alpinas e talvez seja por isso que precisam de ser capturados.

O jogo Alto+s Adventure é mais uma aventura de voragem e rapidez em cenários sem fim. Pelo menos enquanto conseguir manter a compostura em cima da prancha de snowboarding.

Mas atenção: o forfait para esta aventura paga-se. A app está disponível para a plataforma iOS, para iPhone e iPad e custa 1,99 euros.

Veja ainda o vídeo para perceber a sequência de proezas que ajudam a sobreviver ao jogo.



Veja a próxima aplicação

Aeries: possivelmente nem o Twitter tem uma aplicação assim

A aplicação Aeries é possivelmente o cliente de Twitter mais bem desenhado que existe para os telemóveis Windows Phone. E tem algumas funcionalidades que aliciam ao seu download.

O Twitter é uma rede social de sucesso e os seus produtos são funcionais. A questão é: consegue a plataforma de microblogues rentabilizar-se da melhor forma em cada plataforma? A resposta é não. Basta por exemplo lembrar que no ecossistema BlackBerry a aplicação Blaq é das mais consagradas e agora no Windows Phone existe a Aeries.

Este programa é como se fosse uma versão do Twitter especialmente desenhada pela empresa para o sistema operativo móvel da Microsoft. A diferença é que a responsabilidade é de outra pessoa: Brad Stevenson.

Além de garantir as principais funcionalidades da rede social, apresenta ainda como aliciantes a possibilidade de ver tweets em modo offline, além de permitir elaborar rascunhos e listas dentro da rede social.

O utilizador pode ainda gravar a posição na qual ficou na consulta das mensagens publicadas no Twitter. Mas talvez mais importante, é uma aplicação que permite o bloqueio automático de conteúdos definidos pelo utilizador, uma área onde a própria plataforma tem tido dificuldade em agir.

Apesar dos mais de quatro euros pedidos pela Aeries, uma app exclusiva para Windows Phone, para utilizadores intensivos do Twitter este não será um grande esforço de investimento.



Veja a próxima aplicação

Está a planear uma viagem a Londres? Esta app pode ajudar

A Dojo é um guia turistico em formato de aplicação, unicamente focado na cidade de Londres e no que a capital britânica tem para oferecer a quem a visita e precisa de pistas para não passar ao lado dos sítios que vale a pena conhecer.

Saber que monumentos ou que museus visitar em Londres não é uma tarefa díficil, o que pode não ser tão fácil é definir um roteiro que não caia no óbvio e que permita ir além do que consegue qualquer turista com um guia American Express em punho.



A proposta do Dojo quer ser assim, diferente do banal, dando acesso a informação sobre os mais diversos eventos que acontecem na cidade quando o visitante por lá está, como festivais de comida, de música ou exposições. Se gosta de atuvidade física também há sugestões para isso.



A Dojo promete ainda ser uma aliada de peso para uma noite bem passada, com dicas para bares, restaurantes, discotecas e locais que possam animar um passeio mais after hours.

A app está disponível para iOS e promete para breve uma versão Android.



Veja a próxima aplicação

Instagram disponibiliza carrossel de fotografias, mas apenas para marcas

Até aqui a história da rede social sempre se fez com a publicação de uma fotografia. Daqui para a frente tudo vai ser diferente e não em nome da diversidade, será antes em nome da publicidade.

O Instagram já se aventurou nos vídeos e também nas criações timelapse, mas ao nível da fotografia a identidade da rede social sempre foi a mesma: uma única fotografia por publicação, apetrechada ou não com filtros, informações ou incluída num conjunto de recortes.

Agora a subsidiária do Facebook prepara-se para dar o próximo passo ao disponibilizar a funcionalidade de carrossel de fotografias: será possível publicar até quatro de uma vez e visualizar uma de cada vez, arrastando o dedo para a esquerda no ecrã do telemóvel.

O sistema de utilização é semelhante ao que o Facebook aplica na sua aplicação móvel. O "senão" é que o carrossel de fotografias só pode ser usado, para já, por gestores de contas de marcas, empresas ou entidades. Quer isto dizer que os utilizadores comuns poderão ver outras galerias, mas não os vão conseguir produzir.

O Instagram, de acordo com o The Verge, vai experimentar várias modalidades de galerias nas próximas semanas - algumas com links integrados -, e só depois irá decidir pelo modelo que irá aplicar.

Este anúncio vem confirmar a tendência de que o Instagram está a transformar-se numa máquina de fazer dinheiro, havendo previsões de que em 2020 consiga gerar receitas de 5,8 mil milhões de dólares.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico