Nem só de novos smartphones e tablets vive o Homem (e a Mulher). Esta semana experimentámos muitas máquinas novas no Mobile World Congress e também gadgets variados, mas muitas vezes basta instalar algumas aplicações para trazer vida nova aos equipamentos. Ou usos novos.

Os jogos estão sempre entre os favoritos da redação do TeK, vá-se lá saber porquê, e esta semana temos várias opções para si. Mas também há uma app para congratular os amigos no Facebook quando fazem anos, e até uma para ajudar a plantar uma horta biológica se estiver virado para a agricultura.

Siga pelas próximas páginas e descubra as apps que escolhemos para si. A maioria é grátis! 


Jogue e desespere a tentar entrar e sair na cor certa

Lembra-se do Flappy Bird? Se achava o jogo criado por Dong Nguyen difícil, mas até gostava então vai querer experimentar o Color Switch.

É um dos fenómenos mobile do momento e o seu nível de simplicidade desesperante já levou a que fosse rebatizado de “novo Flappy Bird”. Mas o color Switch pode ser ainda melhor. Mais colorido é com certeza.

O jogador está no comando de um pequeno cursor que terá de fazer saltar sem parar ultrapassando obstáculos que rodam, mudando de cor. A dificuldade está em entrar e sair dos mesmos na cor certa, ou seja, quando esta combina com a do cursor. 

O título tem centenas de níveis divididos por diferentes modos como o Arcade, Split ou Gravity. Está disponível para iOS e Android de forma gratuita, sem compras in App, mas com banners publicitários.

Veja a próxima aplicação

 

 

Torne o seu smartphone mais rápido e ‘leve’ com a aplicação Metal

É uma das aplicações que tem feito sucesso no sistema operativo Android. Na prática é uma ferramenta que consome menos recursos e que permite substituir as aplicações do Facebook e do Twitter.

Poder gerir duas redes sociais a partir de uma só aplicação é logo à partida interessante. Mas o Metal faz isso numa ferramenta que ocupa pouco espaço no smartphone e consome poucos recursos. Se tem um dispositivo de gama média ou baixa vai querer espreitar esta sugestão.

O que o Metal faz é recriar numa aplicação as versões mobile do Facebook e do Twitter. Mas a otimização é de tal forma bem conseguida que a experiência de utilização acaba por ser mais fluída do que se estivesse a ver estas plataformas no browser.

O Metal tem do lado esquerdo um menu dinâmico, ou seja, um menu que adapta-se de acordo com a rede social em que está a navegar. Se estiver pelo Facebook vai poder gerir os pedidos de amizade. Se estiver no Twitter pode por exemplo pesquisar por hashtags.

Ao contrário de outras aplicações gratuitas esta não traz publicidade integrada, o que permite reduzir também o consumo de dados na sua utilização.

Sabendo que desisntalar a aplicação principal do Facebook pode representar uma poupança de 15% na autonomia do seu smartphone, o Metal merece uma oportunidade.

Veja a próxima aplicação

 

 

Esta app ensina-lhe o que precisa de saber para fazer uma horta biológica

Chama-se Plantit e tem dado nas vistas na loja de aplicações da Apple para iOS. Está em português, é gratuita e uma ferramenta bem útil para quem quer estrear-se na agricultura para consumo próprio.

Quando deve plantar e como fazê-lo. Como regar e quando colher são algumas das informações que vai poder encontrar na Plantit, por enquanto, para 28 variedades de cultivos, entre ervas aromáticas e hortícolas. A prazo o catálogo aumentará.

Na aplicação também há um conjunto de informação útil sobre a exposição solar adequada para diferentes cultivos, sobre como preparar biofertilizantes ou controlar pragas.

 

Rúcula, morangos, alho francês, couves, tomates ou coentros estão entre os produtos para os quais vai encontrar dicas úteis na aplicação, que pode ser descarregada para Android ou iOS.

A Plantit foi lançada há cerca de duas semanas e soma mais de 25 mil downloads, revelou em comunicado a empresa com o mesmo nome, que comercializa soluções para instalar hortas em espaços domésticos urbanos, como varandas.  

Veja a próxima aplicação

 

 

E quando um amigo do Facebook fizer anos, ofereça-lhe um vídeo de 15 segundos

É a mais recente proposta da rede social criada por Mark Zuckerberg: pequenos vídeos para “deixar” os parabéns na timeline dos amigos, em vez das tradicionais e muitas vezes “robóticas” mensagens escritas.

Desde esta segunda-feira para iOS e muito em breve para Android, os utilizadores vão passar a ter a possibilidade de gravarem vídeos de 15 segundos quando pretendem dar os parabéns a um amigo que naquele dia celebre o seu aniversário.

Desde esta segunda-feira para iOS e muito em breve para Android, os utilizadores vão passar a ter a possibilidade de gravarem vídeos de 15 segundos quando pretendem dar os parabéns a um amigo que naquele dia celebre o seu aniversário.

Para tal basta visitar a página de perfil do amigo em questão através da aplicação móvel e selecionar a funcionalidade vídeo na caixa de opções, no lugar da tradicional escrita.

Os vídeos podem ser feitos com recurso a alguns quadros temáticos pré-definidos, assim como ter fundo musical associado. Depois é só publicá-los na timeline do ou da aniversariante.

Veja a próxima aplicação

 

 

Meo Go é agora uma ‘aplicação universal’ para o Windows 10

A ferramenta de vídeo da PT Portugal para que os utilizadores do Meo possam aceder ao serviço fora de casa inclui-se agora na lista de aplicações universais para o Windows: apresenta o mesmo design e funcionalidades em computador, tablet e smartphone.

“A forte recetividade do mercado português ao Windows 10, o segundo sistema operativo mais utilizado, está a ser determinante para o sucesso da aplicação Meo Go”. A frase, partilhada em comunicado, é da PT Portugal e é referente ao facto de a aplicação estar agora disponível no modo ‘universal’.

As apps universais são aplicações que funcionam da mesma forma em qualquer dispositivo com Windows 10: seja um all-in-one, um portátil, um tablet ou um smartphone. É uma das grandes promessas do sistema operativo da Microsoft e com o decorrer dos meses vai ganhando novos apoiantes.

Durante a apresentação do Windows 10 em Portugal o Meo Go foi apresentado como uma das ferramentas que utilizaria esta nova abordagem da Microsoft de a mesma aplicação para diferentes equipamentos.

A PT Portugal diz que os dispositivos com ecrãs mais pequenos serão os que verão melhorias significativas pois toda a experiência de utilização da aplicação molda-se de forma automática.

Aceder às emissões em direto, às gravações automáticas, ao videoclube e ao guia de TV são algumas das possibilidades garantidas pela aplicação do Meo Go.

Veja a próxima aplicação

 

Esqueça a Uber. Há mais aplicações para se deslocar de forma fácil na cidade

Não faltam apps para ajudar quem precisa de um carro para se deslocar, com ou sem condutor. A City Drive é uma das opções, mas ainda com limitações geográficas em Lisboa.

O modelo é simples: há um carro estacionado algures perto de si. Ou mais do que um. Para o usar tem de se registar, instalar a app no iPhone ou iPad, ou usar a app Web, localizar o carro e usar.

Quando chegar ao destino estaciona, sem se preocupar com parques fixos. Pode dar o "serviço" como terminado, ou manter esse carro "reservado" para mais tarde usar, pagando apenas uma fração do preço.

Parece simples? E é, mas também tem limitações. O pagamento de 0,29 euros por minuto, ou de 9,90€ por hora, pode fazer com que uma deslocação fique mais cara do que no uso de um táxi, pelo que é preciso fazer contas. E é preciso ainda tomar atenção às restrições de zona de estacionamento.

Fora da zona verde, de atividade principal, há ainda uma área de utilização amarela mas se o carro não for requisitado no espaço de 12 horas o utilizador paga uma taxa adicional de 10 euros.

A app é gratuita para smartphones e tablets iOS, mas também há opções Web para usar em smartphones Android ou Windows Phone.

Veja o vídeo de apresentação do conceito do City Drive.

A City Drive tem uma frota de cerca de 40 carros e já conta com mais de 3 mil utilizadores, estando também disponível para empresas que podem usufruir da comodidade dos serviços mas também de uma majoração de 10% nas despesas de IRC para serviços de carsharing.

Veja a próxima aplicação

 

Assassin’s Creed Identity: o regresso às origens faz-se no smartphone

A franquia da Ubisoft sobre assassinos e templários tornou-se numa das mais populares entre as diferentes plataformas de jogo, mas a Ubisoft ainda tem muito por explorar no mobile. Fá-lo agora com este regresso ao período renascentista.

Este ano não haverá um grande título de Assassin’s Creed como tem acontecido até aqui. A Ubisoft decidiu fazer uma pausa temporária nos episódios principais da franquia, mas pretende continuar a rentabilizar esta série que tanto sucesso lhe tem trazido.

Em Assassin’s Creed Identity o jogador vai assumir a pele de um assassino que terá diferentes habilidades dependendo do perfil de jogo que decidir adotar. A ação passa-se durante o Renascimento, uma época onde a Ubisoft e os jogadores já foram felizes.

O grande destaque do jogo são os seus gráficos apelativos, mas também a jogabilidade que permite uma grande liberdade de movimentos. Existem dezenas de missões para serem completadas e vários saltos de fé para serem dados.

O título foi disponibilizado esta semana a nível global para iOS e custa 4,99 euros, já que o lançamento do jogo tinha vindo a acontecer de forma faseada desde o final de 2014. A versão para Android vai ficar disponível esta primavera.

 

Termina aqui a ronda de apps desta semana. Mas amanhã há mais !