A “máquina” Disney não poderia deixar de aproveitar o mundo dos jogos para dispositivos móveis, permitindo que os inúmeros fãs interagissem com as suas famosas personagens em títulos de diferentes géneros, desde os quebra-cabeças à ação. Sugerimos-lhe, por isso, uma mão cheia de jogos por onde passam os “velhinhos” Mickey e Tio Patinhas, ou os mais jovens personagens tirados de Frozen ou Divertida-mente.

Temos Disney Crossy Road, que  traz todas as clássicas personagens Disney, como Mickey, Pato Donald, Pateta e tantos outros, temos Inside Out Thought Bubbles, um quebra-cabeças baseado no filme de animação Divertida-mente e temos outro quebra-cabeças, Frozen Free Fall, como o nome deixa adivinhar, baseado em Frozen.

Há ainda DuckTales Remastered, com o Tio Patinhas e os seus sobrinhos numa aventura à volta do mundo em busca por um tesouro escondido e, por fim, Where's My Water, um dos primeiros jogos para smartphones editados pela Disney, protagonizado por Swampy, um amistoso crocodilo que apenas deseja ter água limpa para tratar da sua higiene.

Começamos?

Inside Out Thought Bubbles

Inside Out Thought Bubbles é um jogo de quebra-cabeças baseado no filme de animação da Disney-Pixar, Divertida-mente!

Com uma mecânica semelhante a clássicos como Puzzle Bobble, o objetivo do jogo é conseguir juntar três ou mais bolhas da mesma cor para as fazer desaparecer. Para concluir o nível e prosseguir para o seguinte é necessário rebentar todas as bolhas existentes.

O jogador ganha pontos por rebentar as bolhas e, quantas mais conseguir rebentar com um único disparo, mais pontos ganha. Uma vez que as bolhas estão todas ligadas umas às outras, ao conseguir fazer estourar uma linha de bolhas de uma cor que estão a segurar outras abaixo, todas irão cair, o que permitirá ganhar pontos extras.

É possível ver a cor da bolha que se irá disparar a seguir à atual, sendo ainda possível trocar a sequência de ambas, permitindo assim escolher aquela que dá mais jeito utilizar primeiro. Existem ainda power-ups para ajudar na contenda, como um que permite visualizar a trajetória do disparo e outro que rebenta todas as bolhas numa área circundante.

Adicionalmente, e com o progresso no jogo será possível desbloquear novos personagens, neste caso as alusivas às emoções: alegria, medo, raiva, repulsa e tristeza. Todas elas têm habilidades específicas que irão ajudar a fazer desaparecer mais bolhas e mais rapidamente. Alegria permite criar uma explosão solar, Tristeza criar um aguaceiro e Raiva uma bola de fogo, enquanto Repulsa repele memórias correspondentes, com Medo a espalhar orbes numa diversão frenética.

Mas nem tudo se resume a rebentar bolhas sem parar, existem níveis com missões especiais como disparar alvos específicos que se encontram espalhados pelo cenário ou outros cujo objetivo é libertar emoções que estão presas entre bolhas. O progresso nos mais de 900 níveis existentes permite viajar para locais únicos inspirados no filme, como a Ilha da Família, Sonho Produções, Imaginalândia ou o Terminal de Comboios. A dificuldade vaia aumentando de forma gradual, não sendo no geral um jogo difícil embora alguns níveis sejam mais desafiantes que outros.

Inside Out Thought Bubbles é um divertido jogo de rebentar bolhas destinado principalmente aos fãs do filme, estando disponível gratuitamente para dispositivos Android, iOS e Windows Mobile.

Links: Android / iOS / Windows Mobile

Veja o próximo jogo

Where's My Water?

Basicamente, desentupa canos

Whers's My Water? gira em torno de Swampy, um crocodilo que, ao contrário dos outros da sua espécie, gosta de andar limpo, e como tal não pode perder o seu banho. No entanto, alguém tem estado a sujar o seu abastecimento de água e é aqui que é precisa a ajuda do jogador cuja missão é fazer com que a água chegue ao chuveiro de Swampy.

Em cada nível existe uma fonte de água, seja uma poça, um tubo ou uma torneira. Basicamente, é preciso apenas direcionar a água suficiente para o lugar certo para assim completar o nível. Não é preciso levar toda a água para o duche de Swampy, apenas a necessária, por isso é possível perder água ao longo do caminho, o que em várias vezes será mesmo preciso acontecer para se ser capaz de completar o nível.

Ao longo do caminho é preciso abrir caminho pela terra para deixar a água atravessar, mover rampas, evitar as ervas daninhas, desviar do ácido, usar jatos de água, atravessar labirintos, evitar minas e todos os tipos de armadilhas e dificuldades para completar o nível. Os níveis estão muito bem desenhados e são fáceis de jogar, com um incremental aumento da dificuldade permitindo assim bons progressos sem começos demasiado frustrantes. No entanto, existem momentos em que será preciso enveredar pela técnica da tentativa e erro para descobrir exatamente o que fazer.

Para aumentar a pontuação existem patos de borracha para recolher ao longo do caminho e às vezes objetos bónus escondidos na lama. O jogador será recompensado se for rápido e, embora existem desafios que serão completados rapidamente, existem outros que, no entanto, vão exigir mais precisão e raciocínio, tornando o jogo sempre desafiante. Para progredir não basta completar o nível, é preciso obter os patos pois apenas se poderá desbloquear o capítulo seguinte caso se tenha apanhado o número de patos requisitado.

Where's My Water? é um "clássico" dos jogos para smartphones que, se ainda não conhece, deve conhecer. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android, iOS e Windows Mobile.

Links Android / iOS / Windows Mobile

Veja o próximo jogo

Frozen Free Fall

Juntar peças iguais e criar intensas reações geladas

Frozen é o filme mais "gelado" da Disney, com muita neve e afins. E Free Fall é um dos jogos mais bem-sucedidos da empresa de Mickey e companhia. Trata-se de um título cuja mecânica baseia-se na típica junção três ou mais peças iguais e toda a jogabilidade assemelha-se muito a outros títulos do género, especialmente ao êxito Candy Crush Saga.

O jogo decorre no reino de Arandelle e o jogador, para o explorar, tem que ultrapassar muitas dezenas de níveis. Os personagens do filme surgem ao longo dos diferentes níveis oferecendo poderes especiais que podem ajudar na conclusão dos mesmos com sucesso. Referir que é possível concluir os níveis sem a necessidade destes power-ups, embora alguns tenham que ser jogados várias vezes para o conseguir. Com o evoluir no jogo, os personagens vão crescendo, começando como crianças e depois aparecendo já como adultos, da mesma forma como no filme.

Em Frozen Free Fall é necessário formar linhas ou colunas com três ou mais cristais de gelo de mesma cor e formato. As combinações são as típicas deste tipo de jogos, com formações de três, quatro ou cinco peças. A combinação em formatos em “T” ou “L” resultam em peças especiais.

Existem diversos objetivos a serem atingidos para se conseguir progredir ao longo dos diversos níveis, como obter determinado número de pontos tendo um número limite de jogadas disponíveis ou levar para a base do ecrã os objetos especiais.

Determinados níveis requerem algum raciocínio e outros muita rapidez a fazer as combinações, de forma conseguirem-se os multiplicadores essenciais para se atingirem pontuações verdadeiramente elevadas. Caso não se consiga atingir o objetivo ao fim de cinco tentativas fica-se sem vidas, sendo preciso aguardar alguns minutos para as reaver ou, caso se pretenda, é possível comprar essas vidas e assim não aguardar esse tempo.

Frozen Free Fall é um jogo com animações e um interface excelentes. Os personagens do filme tornam-no atrativo para as crianças e não só. De referir que o jogo está totalmente em português, estando disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows Mobile.

 

Links: Android / iOS / Windows Mobile

Veja o próximo jogo

DuckTales Remastered

DuckTales foi uma popular série de desenhos animados dos anos 80 que teve inclusive "honras" de um jogo lançado para a NES.

Mais de 25 anos depois, um dos mais adorados jogos de 8 bits de todos os tempos está de volta com o lançamento para plataformas móveis de DuckTales: Remastered. Junte-se ao Tio Patinhas numa aventura épica ao redor do mundo para descobrir os cinco tesouros lendários. Embarque numa jornada rumo aos Himalaias, à Amazónia, à Transilvânia, às minas africanas e à Lua usando o mapa secreto do Tio Patinhas. Mas tome cuidado com a malévola feiticeira Maga Patológica e os famigerados Irmãos Metralha cujo objetivo é roubar a fortuna do Tio Patinhas.

O jogador assume o papel do Tio Patinhas que tem de descobrir um tesouro escondido. Tudo começa quando Patinhas salva Huguinho, Zezinho e Luisinho dos Metralhas e descobre um mapa de um tesouro escondido numa velha pintura.

Cada um dos mundos pode ser jogado pela ordem que se quiser, contendo características próprias e culminando sempre numa luta final contra um poderoso chefe. Em todos os níveis, e tratando-se de um jogo de plataformas, Patinhas terá que saltar e baloiçar, utilizando para o efeito a sua bengala, evitando os vários perigos e recolhendo as joias que podem depois ser utilizadas na loja do jogo para obter itens ou desbloquear as dezenas de ilustrações originais da série de TV.

O jogo contém três diferentes níveis de dificuldade, sendo bastante desafiante acima do nível mais fácil, especialmente aquando da luta contra o chefe final. Os gráficos foram redesenhados e estão excelentes, desde os inúmeros diferentes cenários até às personagens. A inconfundível música da série torna toda a experiência ainda mais nostálgica e divertida.

DuckTales Remastered está disponível por €4,99 para dispositivos Android, iOS e Windows Mobile.

 

Links: Android / iOS / Windows Mobile

Veja o próximo jogo

Disney Crossy Road

Ajudar a galinha a atravessar a estrada. Espera... mas aquele não é o Rato Mickey?

Disney Crossy Road resulta de uma parceria entre a Disney e a Hipster Whale, os criadores do aclamado Crossy Road. O jogo mantém a mesma mecânica do original mas vem apetrechado com as inúmeras personagens do universo Disney e Pixar, como o Rato Mickey e Pato Donald, e outros baseados nos seus diversos filmes como Rei Leão, Toy Story, Entrelaçados, Força Ralph, entre tantos outros. Trata-se de um jogo sem fim cujo objectivo é chegar o mais longe possível atravessando todo o tipo de vias perigosas como estradas, ferrovias, rios e outros, todos sempre lotados de obstáculos e objectos em constante movimento.Existem comboios a passar a alta velocidade, carros que pouco se importam com os limites de velocidade e zonas de água com troncos flutuantes.

O problema maior reside no facto que é preciso ser rápido a atravessar todos estes perigos pois, se o jogador esperar muito tempo a mover o personagem, uma águia surgirá no céu e irá capturar o impotente personagem.

Portanto, não é apenas necessário evitar os obstáculos, é preciso fazê-lo rapidamente ou o personagem acaba por morrer de qualquer das formas, tornando o jogo numa frenética luta contra o tempo e pela pontuação mais alta. Não existe um fim nem uma meta a alcançar. O objetivo é mesmo ultrapassar a própria pontuação.

Para tornar o jogo menos repetitivo, existe um vasto sistema de recompensas e centenas de personagens para desbloquear. Ao longo do trajeto existem círculos amarelos espalhados por diversos locais que na verdade são moedas que podem ser utilizadas para comprar novos personagens. E um novo personagem não muda apenas o semblante da figura em jogo, muda muitas outras coisas como a cor cenário, os obstáculos e a música. Por exemplo, ao jogar com Simba, do filme Rei Leão, irá alterar o cenário para um ambiente de selva com os carros a serem substituídos por animais.

Disney Crossy Road é  jogado a alta velocidade para se conseguir chegar o mais longe possível. Os diferentes personagens e cenários baseados nos filmes Disney/Pixar tornam-no pouco repetitivo e levam o jogador a procurar desbloquear o maior número possível de figuras. O jogo está disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows Mobile.

Links: Android / iOS / Windows Mobile