“A decisão do tribunal que obrigou a Google a abrir a sua loja mobile nos Estados Unidos vai permitir mais escolha e flexibilidade”, disse Sarah Bond, presidente da Xbox em reação à decisão do Tribunal da Califórnia. Os utilizadores voltam a poder comprar e a jogar jogos diretamente da app da Xbox na versão Android. Funcionalidade que a Microsoft diz que vai regressar em novembro.
Estas novas conclusões ainda estão relacionadas com o caso Epic Games e o juiz da Califórnia decidiu que a Google tem de aceitar lojas de apps de terceiros na plataforma e deixar de bloquear qualquer tipo de sistemas de faturação alternativos a favor do seu (Google Play Billing). Ainda assim, podem ter de fazer um pagamento que seja considerado razoável à Google pelos serviços prestados, incluindo a segurança e a moderação dos conteúdos.
As decisões são ainda mais abrangentes e visam acabar com práticas anticoncorrenciais da gigante tecnológica. Como exemplo, a Google fica proibida de pagar para assegurar o lançamento em exclusivo de apps no Google Play, para garantir acordos de não concorrência ou para assegurar a pré-instalação da loja em novos dispositivos.
Continua assim acesa a guerra entre as plataformas e marketplaces de jogos para mobile. Na Europa, a Epic Games beneficiou de decisões semelhantes que obrigam a Apple a abrir portas a lojas de apps alternativas à App Store nos seus equipamentos. A Epic Games já disponibiliza Fortnite e outros títulos da empresa na sua Epic Store ou em outras plataformas como a portuguesa Aptoide.
Ainda no que diz respeito a polémicas, foi a própria dona de Fortnite a acusar a Google e a Samsung de bloquearem aplicações concorrentes. A editora diz que o Auto Blocker da Samsung não pretende proteger o utilizador de malware, ma sim desincentivar os utilizadores de procurarem outras lojas de apps e suspeita que existe uma conspiração com a Google.
No caso do regresso da Xbox ao Android, os jogadores vão também poder utilizar códigos de resgate dos jogos através da app. Esta decisão vai permitir à Xbox alargar o número de utilizadores que podem jogar diretamente os principais títulos da fabricante pelo Android, via cloud. Espera-se também que a Microsoft aproveite os mesmos critérios aplicados à Google na App Store e possa oferecer os jogos aos utilizadores do sistema operativo da Apple.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários