A proteção contra ameaças de vírus ou acesso a websites que contenham malware ou phishing é uma das principais funcionalidades do serviço que já está a ser disponibilizado em Portugal e na Alemanha, mas que vai ser alargado a outros países, entre os quais se contam a Espanha, Reino Unido e Holanda.
Luís Cardoso, responsável por serviços e conteúdos de Internet Móvel na Vodafone Portugal, mostrou ao TeK as principais funcionalidades do Secure Net que já conta com mais de 100 mil clientes, embora muitos estejam a beneficiar do período de testes, gratuito por 30 dias.
O serviço protege os equipamentos sem necessidade de instalação de nenhuma componente de software e faz toda a triagem nos nós da rede móvel, o que liberta os recursos dos telemóveis e tablets e garante que a solução está sempre atualizada.
A simplicidade da gestão das configurações e do próprio grupo de equipamentos seguros é outra das vantagens do serviço, que também pode ser usado como sistema de controle parental, evitando o acesso a sites barrados e definindo intervalos horários de utilização.
“Portugal foi escolhido para liderar este processo por causa da forma rápida como temos implementado inovação”, explica Luís Cardoso.
O Secure Net é desenvolvido em parceria com a Kaspersky para a partilha de informação sobre novas ameaças e sucede a outras soluções que a Vodafone já tinha de proteção dos equipamentos e do acesso à Internet. Só no último mês o serviço já bloqueou cerca de 20 mil ameaças por dia.
“Esta é claramente uma tendência. Tínhamos o Vodafone Protect onde notávamos um crescimento de utilizadores nas funções pagas e este modelo é mais interessante e simples de configurar”, justifica o responsável de serviços e conteúdos de Internet Móvel da Vodafone Portugal.
O Secure Net só funciona para já na rede móvel, mas está já em desenvolvimento o alargamento da proteção dos equipamentos à navegação em redes Wi-Fi, uma das dores de cabeça dos utilizadores, sobretudo em redes abertas.
Para além das famílias, a Vodafone admite que o Secure Net pode ser interessante para pequenas e médias empresas que queiram gerir a segurança dos dispositivos, até porque permite controlar até 20 equipamentos.
O custo é mensal e é de 99 cêntimos por mês para cada equipamento adicionado, mas os clientes da Vodafone podem experimentar gratuitamente durante 30 dias através da subscrição em https://securenet.vodafone.pt/, ou enviando uma SMS com a palavra “Secure” para o 12345, e receber o link de ativação.
Veja abaixo o vídeo de apresentação da solução, em inglês.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários