Os Menus Secretos são a nova experiência que a aplicação está a lançar desde hoje e que dá primazia aos membros da sua comunidade de foodies, especialmente aos que já assinam o plano Zomato Gold que assinala agora dois anos de existência. O conceito está a ser experimentado em Lisboa entre 1 e 14 de abril, e pode depois estender-se ao Porto e a outros países onde a aplicação está presente.

“Queremos continuar a inovar e trazer experiências diferentes aos nossos clientes”, explicou ao SAPO TEK Miguel Ribeiro, Country Manager da Zomato em Portugal.

Os Menus podem ser reservados e comprados a partir de hoje  dentro da aplicação da Zomato e estão disponíveis para refeições entre 1 e 14 de abril, durante a semana (jantares apenas) e aos fins-de-semana (almoços e jantares) em 26 restaurantes que se associaram à iniciativa. Os menus só podem ser reservados se o utilizador for membro subscritor do serviço Zomato Gold e são pagos diretamente na app, o que é uma estreia na Zomato.

A responsável de produto do Zomato Gold em Portugal, Riddhi Jain, explica que a ideia não é ter apenas refeições de luxo, em restaurantes caros, nem um tipo de cozinha específica, mas proporcionar experiências diversas, para que os clientes da Zomato possam experimentar sabores que não estão nos menus habituais e que contem uma história.

Segundo a responsável pelo produto, o Zomato Gold é o serviço de subscrição e crescimento mais rápido de sempre e já está em 6 países e 23 cidades, contando com mais de 1 milhão de utilizadores. Em Portugal são 20 mil assinantes que podem ter acesso a ofertas de 2 por 1 em pratos nos restaurantes aderentes em Lisboa e Porto, e Riddhi Jain diz que o perfil dos utilizadores é bastante diverso, concentrando-se 80% na faixa etária entre os 25 e os 55 anos. São pessoas cosmopolitas, que gostam de experimentar e descobrir novos restaurantes, e 88% usam o serviço pelo menos uma vez por mês.

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É para este perfil que a ideia dos menus secretos foi desenhada, em conjunto com os restaurantes que procuram também uma forma de conhecer melhor os clientes que vêm da Zomato e se quiseram associar a esta ideia de “fidelização”, como o Chef Chakall do El Bulo.

5 anos em Portugal a olhar também outras geografias. Entregas não serão para já

A Zomato já está em Portugal desde 2014 e Miguel Ribeiro diz que há ainda muito espaço para crescer. A aplicação está apenas em Lisboa e Porto, tendo passado o rio Tejo para a margem Sul, mas tem ambição para mais, não só alargando o serviço a outras cidades mas inovando com novos produtos – como o Zomato Gold – e fazendo de Portugal a plataforma de desenvolvimento em outras geografias, como a América do Sul e outros países europeus onde não há equipa local, e mesmo nos Estados Unidos onde a Zomato comprou uma empresa local.

O ano fiscal fecha em março mas a empresa triplicou receitas em Portugal, e a nível global multiplicou por 4 o valor de revenue, adiantou Miguel Ribeiro, revelando ainda que a Zomato vai entrar numa nova ronda de investimento a curto prazo.

E as entregas em casa do cliente? Este é um mercado que a Uber Eats e a Glovo têm estado a explorar mas onde Miguel Ribeiro diz que não quer estar para já. “Esse é um negócio essencialmente de Recursos Humanos e ainda falta bastante para o mercado estar maduro”, justifica, dizendo que não sente necessidade absoluta de lançar já o serviço para não perder posição.

A Zomato tem o Deliveries na India, Dubai, Filipinas e Libano, mas o responsável pela operação em Portugal admite que vai esperar pelo menos um ano antes de avançar, apesar do país ter sido usado já por várias vezes como plataforma de teste de novos serviços e experiências.

A app Zomato é gratuita e pode ser descarregada para Android e iOS.

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