No início de ano fazem-se habitualmente balanços e definições para os 12 meses seguintes e a equipa do SAPO TEK também fez as suas, a começar pelas aplicações. Novo hábitos e desafios em grupo fazem parte do conjunto de apps que testámos esta semana e que pode conhecer mais abaixo. 

Há também jogos, aplicações artísticas e até uma solução para usar o smartwatch com rato no computador!

Veja todas as aplicações quais são as que fazem falta no seu smartphone ou tablet

App WowMouse transforma o smartwatch num prático rato para interagir com os computadores através de gestos

Durante a CES 2024 foi anunciada uma aplicação para smartwatches Android que traduz os movimentos do pulso para o rato. Até pode clicar nos ícones através de um toque entre a ponta dos dedos.

Se é daqueles que depende do rato e não o levou consigo para algum lado, através da aplicação WowMouse, criada pela Douplepoint poderá transformar o smartwatch no pequeno periférico. Esta foi mais uma das novidades curiosas demonstradas na CES 2024, onde o relógio inteligente traduz os movimentos da mão para mexer o cursor do rato.

A aplicação, que já pode ser descarregada da Google Play para smartwatchs Android, pode ser utilizada através de Bluetooth, pode ser utilizado em computadores portáteis, tablets, smartphones e outros equipamentos compatíveis com um rato.

Veja na galeria imagens do WowMouse:

Pelo vídeo de demonstração partilhado pela empresa, o utilizador pode mover o pulso em redor para controlar o cursor e se juntar os dedos em forma de pinça (o polegar e o indicador) vai clicar nos ícones do sistema operativo. A aplicação permite emparelhar o smartwatch ao equipamento através de Bluetooth, como se fosse um rato normal.

No website da empresa estão listados alguns smartwatchs que foram testados e são compatíveis com o sistema. Entre eles, o Samsung Galaxy Watch (4,5,6), que foram os equipamentos mais testados e otimizados pela equipa. Além destes, estão outros relógios compatíveis, que a equipa diz ter experimentado, como o TicWatch E3, o TicWatch Pro 3, assim como o s Google Pixel Watch 1 e 2. Estes últimos funciona bem o cursor no geral, mas a deteção de toque ainda não funciona como pretendido.

Veja no vídeo o sistema a funcionar:

Como o Apple Watch não suporta o modo Bluetooth HID, tão cedo não será adaptado aos equipamentos da Apple para controlar o cursor. No entanto, pode usar os equipamentos que tenham os sistemas operativos macOS e iPadOS, assim como Linux e Windows.

Além de substituir o rato, esta aplicação pode dar outras funcionalidades ao smartwatch, através de uma API, para regular a intensidade de uma luz inteligente, por exemplo, apenas rodando o pulso. A CNET testou uma dessas aplicações úteis do dia a dia.  O sistema suporta Bluetooth Low Energy (BLE GATT) e pode ser usado em linguagens Unity, Javascript e Python para outras funcionalidades a partir da deteção de gestos do pulso.

AI Picasso junta arte e inteligência artificial para criar imagens (quase prontas para dançar)

Por enquanto ainda são imagens estáticas que pode criar como avatares ou para alimentar a imaginação, mas a app AI Picasso está prestes a dar vida a fotos em danças divertidas.

A AI Picasso é uma das hipóteses dentro do universo das apps que recorrem à inteligência artificial para a criação de imagens “a pedido”, nomeadamente e avatares,  a partir de texto - que numa das suas versões estão prontas para dançar.

Atualmente, a aplicação ainda não inclui a função AI Dance, mas quem fizer o download entretanto, poderá receber notificações quando a funcionalidade de vídeo for lançada.

Clique nas imagens para mais detalhes

Com a AI Dance pode carregar uma foto própria ou de terceiros e a tecnologia de IA de serviço irá gerar automaticamente vários tipos de vídeos de dança. A partir da imagem e dados da postura dos movimentos da pessoa como entrada, é criado um vídeo que gera movimento de acordo com o pedido.

A AI Picasso é gratuita com compras dentro da aplicação. Na versão para iOS já suporta a criação de vídeos animados e está disponível a partir da App Store. Para dispositivos Android pode experimentar a funcionalidade, entrando para a lista de beta testers em https://forms.gle/gWa1JT3w1QbpRzms9 A app "tradicional" pode ser descarregada a partir da Play Store.

Ponha os seus conhecimentos à prova e e crie quizzes com a ajuda de IA na Snapquiz

A Snapquiz é uma aplicação feita para quem gosta de desafios e está sempre pronto a aprender qualquer coisa nova todos os dias. Nela poderá encontrar uma vasta coleção de quizzes, com temas para quase todos os gostos: de ciência a cultura, passando por história ou tecnologia. 

A Snapquiz conta com mais de 1.000 questionários, entre opções criadas por quem desenvolveu a Snapquiz e quizzes feitos por outros utilizadores. Em destaque está também o suporte a uma variedade de línguas, numa lista onde se inclui português.

Além de poder testar os seus conhecimentos a solo, a app dá-lhe a possibilidade de competir com outras pessoas em quizzes multijogador e em tempo real. Mas não é tudo: se desejar pode também criar os seus próprios questionários, num processo onde a IA dá uma ajuda.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Basta introduzir um tópico à sua escolha e, numa questão de segundos, terá um questionário pronto para desafiar a sua mente ou para partilhar com outros utilizadores na app. Todo o progresso feito pode ser acompanhado a partir de uma secção dedicada.

A Snapquiz está disponível em acesso antecipado para Android e pode ser descarregada gratuitamente a partir da Play Store.

Dragon Rider Idle é uma aventura com dragões e muitas masmorras para explorar

Terá de se unir aos dragões para obter as suas habilidades especiais. Só assim poderá salvar o reino do perigo do Lorde das Trevas.

Para quem gosta de jogos em formato RPG, baseados em mundos de fantasia, em Dragon Rider Idle deverá assumir um herói que tem de salvar o mundo das mãos de um poderoso vilão, o Lorde das Trevas. Terá de reunir dragões e obter as suas habilidades para enfrentar os inimigos.

Há masmorras para explorar, adicionando novos companheiros ao grupo, mas ao mesmo tempo equipando a personagem com armas e itens mais poderosos. São relíquias, runas e até pedras mágicas para equipar na personagem. Os recursos a recolher durante a aventura ajudam a personagem a subir de nível.

Veja na galeria imagens do jogo:

Sendo um jogo com dragões, as suas habilidades especiais prometem tornar a personagem mais poderosa, seja explorar as masmorras ou a defrontar os bosses. Entre as recompensas poderá mesmo receber ovos de dragão para chocar e receber recompensas.

Pode fazer o download de Dragon Rider Idle em smartphones Android e iOS.

Defina metas e novos hábitos e cumpra os objetivos em desafios de grupo

Chama-se Squad, chegou recentemente ao universo mobile e é uma app para monitorizar novos hábitos diários e metas a cumprir, mas em grupo.

Definir novos hábitos e rotinas ou cumprir metas pode ser mais fácil quando nos rodeamos de pessoas com os mesmos objetivos e é isso que propõe a Squad.

Recente no universo mobile, esta app convida os seus utilizadores a juntarem-se em pequenos grupos de autoaperfeiçoamento, para desafios de 10 a 30 dias.

Clique nas imagens para mais detalhe

A Squad: Accountability App é gratuita com compras dentro da aplicação. Está disponível tanto para dispositivos Android como para iOS, respetivamente, a partir da Play Store e da App Store.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.