O TikTok está a preparar um concurso de talentos musicais, semelhante aos que estamos habituados a ver na TV, como o The Voice ou o Ídolos. A competição chama-se Gimme the Mic e vai ser transmitida em diretos interativos, na rede social.

O programa está dividido em três partes: a audição, a semifinal e a grande final. Os utilizadores que quiserem participar podem já registar-se no evento e submeter a sua audiência na plataforma. As 30 melhores prestações vão seguir diretamente para a semifinal, onde terão de atuar num evento que será transmitido em direto na plataforma. Os espectadores que assistirem ao evento vão poder votar nos seus participantes favoritos.

Depois da semifinal, acontece uma final local em países selecionados, com 10 finalistas cada. Os vencedores nacionais, irão depois competir num concurso global, com os vencedores de outros países.

A relação do TikTok com a música é íntima. A plataforma tem ajudado inúmeros artistas a atingir lugares cimeiros das tabelas com os seus formatos de vídeo curtos que ajudam a viralizar músicas que de outra maneira não teriam tanta exposição. A Gimme The Mic pode ser uma nova rampa de lançamento global para artistas menos conhecidos.

Menos promissor é o prémio desta competição. Nos EUA, o vencedor receberá cerca de 50 mil "Diamonds", uma moeda virtual do TikTok que pode ser convertida em dinheiro real. A taxa de câmbio é, no entanto, imprecisa. Algumas estimativas apontam para um valor de 0,05 dólares por diamante, pelo que o prémio nacional dos EUA corresponderia a aproximadamente 2.500 euros. O prémio global anunciado é de 500 mil diamantes.

O TikTok tem apostado na criação de ferramentas de livestreaming e tem-nas promovido com eventos que fazem uso delas, como foi o caso do concurso de cultura geral que a empresa anunciou no passado mês de fevereiro, cujo primeiro prémio ascendia aos 500 mil dólares. Este é mais um investimento nesse tipo de conteúdo.