O número de aplicações móveis nos principais sistemas operativos é avassalador. No Android e no iOS são já mais de 1,4 milhões, enquanto o Windows Phone segue um pouco mais atrás com meio milhão de aplicações. O sistema BlackBerry é agora um híbrido cujas contas são difíceis de fazer, mas nativas rondam as 100 mil e através da Amazon App Store são muitas mais.

Perante tanta oferta, torna-se difícil saber o que instalar. É por isso que durante a semana o TeK vai sugerindo uma aplicação por dia e ao fim de semana recupera tudo o que foi dito para ajudar os leitores que não conseguiram acompanhar a dinâmica diária.

Esta semana foi um fartote ao nível de jogos, mas todos eles diferentes: um serve para programar, o outro para estimular o cálculo matemática, há um de puro entretenimento e ainda uma criação portuguesa.

Existem mais duas sugestões diferentes, mas se ainda não sabe quais são, fica convidado a navegar pelas próximas páginas para descobrir.

E se programar fosse tão fácil como jogar?

Parece cada vez mais certo que no futuro será tão importante saber programar como é atualmente importante saber falar inglês. E é por isso que cada vez mais iniciativas e aplicações tentam estimular os mais novos para o “código”.

Há muitas maneiras de tentar incutir algo nos mais novos. Algumas técnicas são mais “éticas” do que outras, mas o jogo Tynker é um dos exemplos positivos que existem atualmente. Isto porque a aplicação ensina através de um jogo alguns princípios básicos da programação.



O que as crianças aprendem ao fim de algum tempo é que um cenário e as personagens de um jogo podem ser facilmente modeladas tal como é fácil mudar uma pedra do sítio.



Assim uma criança será desafiada a mudar o cenário de jogo, a acrescentar personagens ou até a tentar criar uma nova dinâmica para o título.



Apesar de estar em inglês está é uma aplicação de configuração simples e que não deve deixar de mostrar aos mais novos caso eles tenham interesse pelas novas tecnologias. Está disponível para iOS e Android de forma gratuita.



Veja a próxima aplicação

O que está por trás da porta 24? Transforme a lógica da matemática num jogo

Números, cálculos e aplicação de fórmulas podem ser tarefas divertidas com o estímulo certo. A aplicação Door 24 - Math desafia a capacidade lógica enquanto ensina.

A muito falada lógica da gamificação do ensino é aplicada pela Curriculum Associates no programa i-Ready, e recorre a lógica simples, sentido dos números e pensamento algébrico, tudo somado numa aplicação para alunos com idade para frequentar o ensino básico.

Para os alunos mais novos a barreira poderá ser a língua, já que os desafios estão todos em inglês, mas com a ajuda dos pais podem passar pelos 6 níveis de complexidade crescente, solucionando os vários problemas para ajudar a arranjar os circuitos do robot Victor e resolver o mistério por trás da porta 24.

A aplicação Door 24 - Math está disponível de forma gratuita na App Store.



Veja a próxima aplicação

Proposta do dia: Vista a pele de um Minion e vá à luta

Os Minions dispensam apresentações. São um fenómeno de popularidade no segmento da animação no cinema e nos jogos. A versão atualizada de Meu Malvado Favorito: Minion Rush chegou ao Windows Phone recentemente.





Saltar, voar, fugir de obstáculos, recolher bananas, pregar partidas e derrotar vilões são apenas algumas das proezas obrigatórias, a quem veste a pele de um Minion, que é o que se propõe no jogo. Tudo para impressionar o chefe, o ex-vilão Gru, e conseguir destacar-se entre a concorrência, ou não fosse este um conteúdo multijogador.


Há para jogar centenas de missões em cenários distintos, como o laboratório de Gru, a área residencial e o esconderijo de El Macho. Cada Minion pode ser personalizado ao gosto do jogador.



Os Minions são um fenómeno de popularidade no cinema que na última estreia, em três dias de exibição, alcançaram receitas de 83,5 milhões de dólares.



Os números do jogo também impressionam. O Meu Malvado Favorito: Minion Rush foi lançado em junho de 2013 e em três meses somou 100 milhões de downloads. A versão original foi atualizada e o resultado está disponível nas três plataformas móveis e tem-se revelado uma opção para jogadores de diversas idades. O Windows Phone foi o último a receber a novidade.



Veja a próxima aplicação

Jogo Crime no Hotel Lisboa agora também nos smartphones e tablets

A produção do estúdio português Nerd Monkeys já está disponível para os dispositivos móveis. Preparados para assumirem o papel do Inspetor Zé e do Robot Palhaço?

Alguns meses depois do lançamento para computador, a produção nacional Inspetor Zé e Robot Palhaço: Crime no Hotel Lisboa chega agora aos dispositivos móveis. A aventura é a mesma, apenas aliada ao conforto e à mobilidade dos smartphones e tablets.



O jogador terá de tentar resolver um misterioso crime que aconteceu num hotel, mas é talvez no desenho do jogo e no espírito bastante “lusitano” que estão os seus maiores diferenciais. O uso de estereótipos e expressões “bem portuguesas” prometem conquistar algumas gargalhadas.



Os gráficos não são de última geração, mas o estilo retro e pixelizado é propositado para conferir um ambiente mais tradicional e intimista ao jogo.



Está disponível para iOS e Android, tendo um custo de 2,99 e 2,49 euros respetivamente. O estúdio Nerd Monkeys também já revelou que está a ser trabalhada uma versão para Windows Phone.



Veja a próxima aplicação

Se vai viajar de avião em breve verifique esta aplicação primeiro...

Há apps para tudo e para todos os gostos, mesmo para os que têm paranoias e medo de voar. É o caso da app "Am I going down". Para usar com cuidado...

Afinal qual é a probabilidade do seu próximo voo ter um acidente e cair? A aplicação que hoje lhe sugerimos faz as contas e apresenta os dados no ecrã do iPhone ou do iPad.

A app da Vanilla Pixel dirige-se aos que têm medo de voar, sobretudo depois dos recentes desastres que causaram centenas de mortos em voos da Air Malasia e da Air Asia, embora com circunstâncias bastante diferentes.

A app "Am I Going Down?" está em constante atualização e avisa mesmo que a Air Asia foi já retirada da lista das companhias aéreas devido ao acidente do voo que se despenhou no mar de Java.

Para aumentar a confiança (ou não) antes de voar, e fazer as contas à probabilidade de sobrevivência, os interessados podem descarregar a aplicação a partir da
App Store, mas têm de pagar 99 cêntimos.



Veja a próxima aplicação

Gosta de quebra-cabeças? Experimente o Flow

Hoje deixamos-lhe nota para um jogo simples mas divertido, que também integra o menu do Windows Phone, o Flow.





Para explorar este desafio o utilizador tem de preencher todos os quadrados de um quadro aumentando o tamanho a tubos de várias cores, que não podem cruzar-se entre si porque se partem e lá se vai o esforço.



O jogo é mais fácil de explicar do que de jogador, mas as doses de dificuldade deste quebra cabeça estão na medida certa para manter o interesse no desafio, à medida que se vai progredindo.



É possível escolher entre dois modos de jogo: Free Play e Time Trial. Este último acrescenta a pressão do tempo ao desafio de juntar as peças por cores, em duas dezenas de cenários distintos.



No modo Free Play, para quem prefere um modo de jogo mais descontraído, estão à disposição cerca de mil níveis. O Flow Free está disponível para Windows Phone, mas conta também com versões para iOS e Android.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.