E é pelo entretenimento que começamos as propostas, dizendo-lhe que Pokémon Masters chegou aos smartphones e é para “apanhá-los a todos”. Tem também uma app de controlo remoto que permite desligar ou ligar o MAC sem ter que mexer no computador, um assistente pessoal inteligente que quer ajudar a sua saúde mental ou uma app  para quem prefere ler a ouvir mensagens.

É só "deslizar" pelas próximas linhas abaixo e espreitar o conjunto de sugestões.

Desligar ou ligar o Mac sem aceder ao computador? App de controlo remoto torna isso possível

"Controlar" o computador da Apple de forma remota através de redes sem fios descomplica a vida de qualquer utilizador de iOS.

Esqueceu-se de desligar o seu Mac e a preguiça de se deslocar até ele fala mais alto? Agora, através de um iPhone, iPad or iPod Touch, com uma versão a partir do iOS 10, pode tratar dessa tarefa sem ter de andar 1 mm.

A app chama-se Remote Control for Mac - Pro e, tal como o nome indica, permite controlar o Mac através de um dispositivo iOS, como definições de multimédia, teclado, rato e apps. Desta forma, pode assumir o controlo de qualquer lugar da sua casa ou do escritório.

Outras das vantagens desta app é permitir aos utilizadores controlar o volume e quaisquer aplicações do Mac, como o iTunes, a Netflix, o Youtube e o Spotify.

E de que forma é que isto é possivel? Tem de recorrer ao hotspot dos dispositivos iOS para controlar o Mac quando não tiver acesso a outras redes. A app está disponível na Apple Store e permite controlar computadores com macOS 10.10, ou versões acimas, e está disponível por 9,99 dólares.

Woebot: o assistente pessoal inteligente que quer ajudar a sua saúde mental

Embora não seja um substituto total à orientação por parte de um profissional, pode ensinar-lhe estratégias para controlar o stress, mas também para lidar com situações de ansiedade, de solidão ou até mesmo sintomas de depressão.

O regresso ao trabalho está a deixá-lo nervoso? Ainda antes de chegar, a primeira semana de universidade está já a despoletar uma onda de stress? Se considera que a sua saúde mental já viu dias melhores e precisa de desabafar com alguém que não o julgue, agora pode fazê-lo com a ajuda do Woebot.

A aplicação gratuita que ganhou o Google Play Award 2019, na categoria de melhor app de bem-estar, foi lançada em 2017, por uma equipa de investigadoras da Universidade de Stanford que queriam tornar mais amplamente acessível o acesso à boa saúde mental.

Sempre que o utilizador necessitar, pode aceder à aplicação e conversar com um assistente pessoal inteligente preparado para o ouvir e guiá-lo por momentos difíceis, mantendo todos os registos de interações privados.

Embora não seja um substituto total à orientação por parte de um profissional, a aplicação pode ajudar o utilizador através de ferramentas com base na terapia cognitivo-comportamental. Além disso, a funcionalidade de acompanhamento emocional pode possibilitar um maior entendimento sobre si próprio.

Se o utilizador precisar de uma motivação extra pode ler os testemunhos da equipa de profissionais da área da psicologia por trás da aplicação, os quais podem ensinar-lhe não só estratégias para controlar o stress, mas também para lidar com situações de ansiedade, de tristeza e de solidão ou até mesmo sintomas de depressão.

Para já, o Woebot apenas está disponível em inglês, no entanto, o seu download pode ser feito sem custos adicionais tanto na Play Store, para Android, como na App Store, para dispositivos iOS.

Voicepop: uma app para quem prefere ler a ouvir mensagens

Há quem goste de enviar áudios: é mais rápido e, em algumas situações, bem mais prático. Mas o formato nem sempre agrada a quem os recebe. Aí pode dar jeito ter a Voicepop instalada no telefone.

Nem sempre é possível ouvir as mensagens áudio que costumamos trocar com a cara-metade, com os filhos ou com os amigos. E nessas alturas seria melhor que estivessem escritas. E é essa a possibilidade que a Voicepop oferece.

A aplicação funciona com 120 idiomas, português incluído, “traduzindo” mensagens de voz em texto escrito, a partir do sistema de reconhecimento de voz da Google. O processo é simples, sendo apenas necessário selecionar o áudio a partir de serviços de messaging -  como o WhatsApp, Kakao Talk, etc -  carregar na opção "partilhar" e abrir a Voicepop, entre as possibilidades apresentadas.

A Voicepop (pelo menos por enquanto) é gratuita e está disponível para Android. Ainda está em fase de desenvolvimento e por isso os seus criadores deixam o aviso de que pode ser instável.

Pokémon Masters chegou aos smartphones e é para “apanhá-los a todos”

Foi lançado há menos de uma semana para iOS e Android e em apenas quatro dias foram registados mais de 10 milhões de downloads.

Pokémon Masters foi desenvolvido pela DeNA, o mesmo estúdio que converteu Mario Run e futuramente Mario Kart Tour aos smartphones. A nova aventura de Pokémon para dispositivos mobile tem lugar na ilha de Pasio, e destaca-se por desafiar os jogadores a enfrentarem outros treinadores em combates por equipas, três contra três, contra a inteligência artificial do jogo.

A ilha de Pasio é onde decorre a Pokémon Masters League, e este novo jogo tem uma jogabilidade simples. A equipa do jogador, formada por Misty, Ash e Brock, terão os seus respetivos Pokémon, como Togepi, Pikachu e Onyx, respetivamente. Desta forma contem com todos os golpes e habilidades de assinatura de cada um.

Cada treinador tem três ações possíveis na batalha: o ataque principal, utilizar uma poção e uma habilidade de assinatura, uma espécie de golpe mais forte. As poções, para além de curarem, podem melhorar temporariamente os ataques.

Pode fazer o download gratuito de Pokémon Masters em versões iOS e Android.

Não falhe no "teste" da reciclagem com a WasteApp

Numa tentativa de melhorar o mundo onde todos vivemos, a aplicação dá-lhe informação sobre quais os resíduos que devem ir para os diferentes ecopontos.

Desde cedo que aprendemos na escola como reciclar. No entanto, surgem diariamente dúvidas sobre qual o destino final de cada resíduo que queremos colocar no ecoponto, dada a enorme variedade de detritos. Foi a pensar nesta realidade que surge a WasteApp, uma aplicação que pretende ajudar os utilizadores a separarem o lixo e a encontrarem o destino correto para uma vasta gama de resíduos urbanos.

E para estar sempre atualizado, a WasteApp dá-lhe informações regulares sobre campanhas de recolha de resíduos e outras novidades através das notícias publicadas pelo grupo de trabalho de resíduos da Associação Nacional de Conservação da Natureza. Caso saiba de mais locais de recolha que não tenham sido identificados pela app pode sempre sugerir.

Integrando 50 tipologias de resíduos diferentes, a aplicação também o ajuda a encontrar rapidamente o local mais próximo da sua localização onde entregar o lixo que possui em casa. Outra das vantagens é o esclarecimento de dúvidas que poderá ter sobre os resíduos que deve ou não colocar no ecoponto e nos diversos fluxos de resíduos que existem em Portugal.

A WasteApp é gratuita e está disponível para dispositivos Android e iOS.

SLOWLY: a aplicação que quer ligar os quatro cantos do mundo através de “cartas virtuais”

Com mais de um milhão de downloads, a aplicação promete levar para o smartphone a experiência de escrever e enviar uma carta para um “pen pal”, ou amigo por correspondência, noutro local do planeta.

Se alguma vez sonhou em percorrer os quatro cantos do mundo e fazer amigos em diversos países, mas o seu orçamento não o permite, a SLOWLY pode ter a resposta para si. Criada por uma equipa de programadores de Hong Kong, a aplicação promete trazer para o seu smartphone a experiência de escrever e enviar uma carta para um “pen pal”, ou amigo por correspondência, noutro local do planeta.

Direcionado também para quem se sente assoberbado com a imedatez das redes sociais ou quem ainda sente nostalgia pelo tempo em que o correio era a única forma de contactar alguém que estava longe, a SLOWLY permite fazer novos amigos a um ritmo mais lento, pois, na aplicação, o tempo de envio de uma mensagem entre um remetente e um destinatário dependerá de onde estes vivem.

Embora, tal como o nome da aplicação indica, as mensagens trocadas demorem um pouco mais a chegar ao seu destino, o compasso de espera pode levar os utilizadores a terem conversas mais profundas, com mais tempo para pensarem no que vão escrever e no que estão a ler.

Para começar a trocar correspondência com os seus futuros amigos, o utilizador tem, primeiro, de criar um avatar e dar-lhe um nome. De seguida, terá de escolher a língua que utilizará para comunicar, assim como algumas temáticas pelas quais se interesse. A partir daí, será conectado com uma pessoa noutra parte do mundo que partilha os mesmos gostos.

À medida que faz amigos pelo mundo, o utilizador ganha um selo correspondente ao país do destinatário das cartas virtuais. Quantas mais conexões fizer, maior é a sua possibilidade de desbloquear selos exclusivos.

A aplicação gratuita, que conta com mais de 1 milhão de downloads, está disponível tanto para smartphones com sistemas Android como com iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.