As trotinetes já invadiram várias cidades portuguesas, mas encontrar quem use este meio de transporte com capacete pode ser um desafio. A pensar nesta realidade, a startup de micromobilidade CIRC, que disponibiliza trotinetes elétricas partilhadas em várias cidades portuguesas, escolheu o nosso país para lançar na próxima segunda-feira um novo incentivo à circulação de trotinete de forma segura e responsável, com a atualização da app CIRC.
Combinando a visão computadorizada com inteligência artificial para detetar se os utilizadores usam capacete, a funcionalidade permite que inicie uma viagem de trotinete e que tire uma selfie a mostrar que está a usar o capacete. Se assim for pode usufruir de um desconto de 25%.
No comunicado onde anuncia esta funcionalidade, o diretor geral da CIRC para a Península Ibérica, acredita que, em princípio, a startup será a primeira a implementar esta nova funcionalidade que irá "contribuir para que mais utilizadores usem capacete quando estiverem a viajar de trotinete".
“Esta medida vai também ao encontro das preocupações de quem está à frente das autarquias, que gostava de ver soluções tecnológicas que recomendassem o uso de capacete", afirma.
Ainda assim, Felix Petersen considera que agora é fundamental que as próprias cidades invistam na segurança de circulação dos nossos utilizadores, investindo em mais ecovias e políticas que promovam a coexistência de diversos modos de transportes nas estradas portuguesas.
Para experimentar as trotinetes da CRIC terá de utilizar a app oficial, disponível na AppStore e no Google Play Store.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários