As trotinetes já invadiram várias cidades portuguesas, mas encontrar quem use este meio de transporte com capacete pode ser um desafio. A pensar nesta realidade, a startup de micromobilidade CIRC, que disponibiliza trotinetes elétricas partilhadas em várias cidades portuguesas, escolheu o nosso país para lançar na próxima segunda-feira um novo incentivo à circulação de trotinete de forma segura e responsável, com a atualização da app CIRC.

Combinando a visão computadorizada com inteligência artificial para detetar se os utilizadores usam capacete, a funcionalidade permite que inicie uma viagem de trotinete e que tire uma selfie a mostrar que está a usar o capacete. Se assim for pode usufruir de um desconto de 25%.

Atualização da app da CIRC

No comunicado onde anuncia esta funcionalidade, o diretor geral da CIRC para a Península Ibérica, acredita que, em princípio, a startup será a primeira a implementar esta nova funcionalidade que irá "contribuir para que mais utilizadores usem capacete quando estiverem a viajar de trotinete".

“Esta medida vai também ao encontro das preocupações de quem está à frente das autarquias, que gostava de ver soluções tecnológicas que recomendassem o uso de capacete", afirma.

Ainda assim, Felix Petersen considera que agora é fundamental que as próprias cidades invistam na segurança de circulação dos nossos utilizadores, investindo em mais ecovias e políticas que promovam a coexistência de diversos modos de transportes nas estradas portuguesas.

Para experimentar as trotinetes da CRIC terá de utilizar a app oficial, disponível na AppStore e no Google Play Store.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.