A pensar no início do novo ano letivo, nesta semana pode encontrar uma aplicação que se afirma como uma autêntica explicadora de matemática de bolso que usa IA para reconhecer problemas, apresentando depois instruções de resolução detalhadas.

E porque a rentrée escolar ou laboral significa para muitos o regresso aos transportes públicos, vale sempre a pena ter jogos no smartphone para ajudar a passar o tempo. Além de poder testar os seus reflexos num mundo invadido por jokers num “infinite runner” inspirado em Harley Quinn, é possível manter o aborrecimento afastado com a mais recente versão do Tile Master.

Precisa de esconder a identidade de alguém numa fotografia ou vídeo? Há também uma app que trata da tarefa. Já quem é um “colecionador” de capturas de ecrã pode encontrar uma solução para manter tudo organizado.

Conheça ao detalhe as propostas desta semana

Anonymous Camera: a app que esconde rostos (ou o corpo inteiro) em fotos e vídeos

Independentemente da razão por detrás da necessidade de “anonimato”, esta aplicação gratuita coloca a inteligência artificial ao serviço de quem deseje ocultar a sua identidade ou a de outras pessoas.

A Anonymous Camera é uma aplicação para iOS destinada a esconder identidades automaticamente, ocultando o rosto ou mesmo o corpo inteiro de uma pessoa em imagens estáticas ou vídeo.

Funciona em tempo real inclusive para grupos, detetando várias pessoas ao mesmo tempo, e também é capaz de distorcer vozes, para que os seus “emissores” não sejam reconhecidos.

A Playground.AI, startup que desenvolveu a aplicação, garante que todo o processo é feito localmente, no próprio dispositivo, sem enviar nada para a nuvem.

A Anonymous Camera ainda é recente e, por enquanto, está apenas disponível para dispositivos iOS. É gratuita com algumas caraterísticas que podem ser consideradas desvantagens: inclui marca de água e aplica um recorte de imagem.

Tais desvantagens desaparecem para quem optar pela versão paga.


A matemática não tem de ser um “bicho de sete cabeças” e há explicadora de bolso para o ajudar

A Microsoft Math Solver usa inteligência artificial para reconhecer os problemas matemáticos e apresenta instruções de resolução passo a passo e até tutoriais online em vídeo. Basta apenas escrevê-los ou então apontar a câmara do smartphone para os TPC. 

Com a chegada do novo ano letivo começam também as dores de cabeça de muitos miúdos e graúdos em relação às aulas de matemática. Mas há uma aplicação simples e intuitiva que se afirma como uma autêntica explicadora de bolso e que promete facilitar o processo de aprendizagem.

A Microsoft Math Solver dá uma ajuda a resolver uma variedade de problemas matemáticos: seja aritmética, álgebra, trigonometria, cálculo ou estatística. Basta escrever a equação em questão ou então apontar a câmara para os TPC e tirar uma foto. A IA da Microsoft Math Solver reconhece instantaneamente o problema em mãos e apresenta instruções de resolução passo a passo e até tutoriais online em vídeo.

Em destaque estão também os modos de calculadora científica e gráfica da aplicação. Através deste último, é possível criar gráficos de qualquer equação, visualizando a sua função, de forma a entender a relação entre variáveis.

Praticar um pouco todos os dias é uma boa forma de manter o cérebro ativo e de assegurar que os conhecimentos se mantêm na mente. Assim, a aplicação dá todos os dias um novo quiz matemático e para os quebra-cabeças mais difíceis há sempre a possibilidade de clicar no botão de ajuda.

A explicadora de matemática da Microsoft é gratuita e está disponível para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store. Se desejar pode também instalar a versão para desktop no website da Microsoft.


Slash & Girl: Joker World é um “infinite runner” inspirado em Harley Quinn

Teste os seus reflexos, desviando-se de obstáculos e atacando inimigos, num mundo invadido por jokers. A protagonista Doris é “bad ass” e com a atitude da anti-heroína de Suicide Squad.

Existem inúmeros jogos do estilo “infinite runner”, um género em que o jogador não tem controlo na deslocação da personagem, apenas consegue desviá-la dos obstáculos que aparecem à frente. Slash & Girl: Joker World é mais um título nesse formato, ainda que a protagonista, Doris, tenha acesso a armas para bater os inimigos.

O jogo apresenta-se rápido e frenético, pautado pela música rock pesada, que ditam o ritmo da ação. É que neste título os jogadores acumulam mais pontuação por atacar os inimigos. Os obstáculos podem ser contornados, bem ao estilo de parkour. Apesar da inspiração nos corredores do género, a personagem tem um percurso definido, com o objetivo de chegar à meta e passar ao cenário seguinte.

O jogo oferece dezenas de itens cosméticos para colecionar, incluindo fatos para a protagonista, às armas mais estapafúrdias, como catanas, tubarões ou cavalos marinhos. À medida que se matam inimigos, uma barra vai enchendo permitindo ativar o modo Fever, um combo que eliminar diversos adversários em câmara lenta.

Slash & Girl: Joker World é gratuito e pode ser descarregado em versões Android e iOS.


Tem o telemóvel cheio de screenshots e é difícil encontrar o "tal"? Com esta app fica tudo mais fácil

Se está à procura de uma captura de ecrã que fez há demasiado tempo, mas lembra-se de uma palavra ou frase que está na imagem, a Screenshot PRO torna a "caça" do screenshot mais rápida.

Fazer uma captura de ecrã para guardar algo importante ou que quer ver noutra altura é uma estratégia de algumas pessoas. Mas, se o smartphone ficar "inundado" de screenshots, a procura por essas imagens pode ser uma tarefa difícil. Para o ajudar a organizar-se, a aplicação Screenshot PRO recorre a inteligência artificial (IA) e permite agrupar as capturas de ecrã do telemóvel e, melhor, que procure texto nos screenshots, caso seja mais fácil encontrá-los desta forma.

Na versão não paga, os recursos são menos, mas úteis. Ao instalar a app, a aplicação identifica automaticamente todos os screenshots que fez e reúne-os.

De nada vale, no entanto, os screenshots estarem agrupados na app se forem muitos. Por isso mesmo, no Screenshot PRO consegue criar categorias para as capturas de ecrã. Se fizer, por exemplo, uma sobre "emails", todos os screenshots nesta categoria surgem na mesma pasta e, para ser mais fácil, pode sempre associar uma cor.

Na versão premium a app ganha uma maior utilidade. Se for mais fácil para si encontrar um screenshot por saber que determinado texto está na captura de ecrã pode fazê-lo, tendo ainda acesso a mais funcionalidades.

A app tem uma versão grátis e outra premium, com três modalidades de pagamento, e está disponível na App Store.


No regresso às rotinas também há tempo para passar: “previna-se” com o TileMaster

O regresso à escola e o regresso ao trabalho trazem um outro regresso associado para muitos: o regresso aos transportes públicos. E aí vale sempre a pena ter um joguinho no telemóvel tipo o TileMaster com que se distrair. 

A versão mais recente do Tile Master tem daquelas regras simples que levam àquele género de jogabilidade viciante: é só combinar três peças à vez, entre tallhadas de melancia, borboletas, metades de abacate ou trevos de quatro folhas, entre outros, até ficar de ecrã completamente limpo.

As peças para combinar variam à medida que joga e avança de nível, sendo que nos níveis mais avançados, vai encontrar conjuntos de peças únicas. Ao contrário de alguns quebra-cabeças do mesmo género, aqui não há limite de tempo para terminar os diferentes níveis propostos.

Ao completar as várias etapas vai acumulando pontos que servem para desbloquear localizações no mapa Tile Master, mas também para abrir baús com ajudas surpresa diferentes.

Por falar em ajudas, pode voltar atrás, ir buscar um elemento em falta a uma camada diferente ou "baralhar e dar de novo" as camadas apresentadas inicialmente.

O Tile Master é gratuito mas com anúncios para assistir e está disponível tanto para Android como para iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.