O investigador da Universidade de Coimbra integra a equipa que criou a aplicação Happy Hour - Improving Mood With An Emotionally Aware Application, uma aplicação para Android, que consegue identificar o estado de espírito do utilizador.  

A informação sobre o estado de espírito do utilizador é atualizada hora a hora e a conclusão obtida tem de ser validada pelo utilizador, que vai ver uma de quatro hipóteses: euforia, aborrecimento, calma e ansiedade.

A mesma app promove caminhadas e exercício físico como forma de melhorara situação emocional de quem a utiliza, selecionando e apresentando informação em tempo real sobre espaços verdes de interesse próximos do local onde o utilizador está. Tira partido dos sensores do dispositivo para identificar, localizar e perceber o ambiente onde indivíduo está inserido.

A aplicação, que está atualmente em fase de protótipo, foi criada com o objetivo de contribuir para “mudar o paradigma” defende o investigar, considerando que “as tecnologias devem compreender o ser humano e adaptar-se às suas necessidades e desejos”.

A aplicação é o resultado de uma investigação que está no terreno há quatro anos. Os investigadores que a realizam pertencem ao Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e são coordenados por Jorge Sá Silva.

 

[caption][/caption]