Os jogos e as redes sociais dominam as atenções dos utilizadores de aplicações móveis: basta ver quais os programas que estão no top das preferências da App Store do iOS, do Google Play do Android ou da Windows Store do Windows Phone.

A verdade é que mesmo gostando destas categorias, existem outras aplicações que podem fazer falta em qualquer lugar e em qualquer momento. Flexibilidade que pode ser ainda mais vital se tiver responsabilidades empresariais.

Esta semana as aplicações mais "fortes" foram relacionadas justamente com a área da produtividade. Mas como na vida nem tudo é trabalho, pelo meio fica também um jogo que é inspirado na fotografia do momento. Não sabe qual é? Navegue nas próximas páginas e descubra ou relembre as sugestões desta semana.

Mantenha a ordem no seu email com a ajuda da Hop

E se o email fosse menos informal? Esta é a proposta da aplicação Hop que transforma as mensagens de correio eletrónico em conversações com contactos e marcas. Acabou-se a amálgama de mensagens.

O email continua a ser importante, mas todos os dias surgem novas formas de comunicação para o ambiente privado ou empresarial. Veja por exemplo onde chegou o WhatsApp, um pequeno serviço de mensagens instantâneas que agora tem 700 milhões de utilizadores ativos.

A aplicação Hop quer recuperar o lugar cimeiro de meio de comunicação online para o email ao propor uma ferramenta de correio eletrónico que é gerida justamente como um serviço de instant messaging.

Assim terá as suas mensagens divididas por contactos e não por pastas. A lista de mensagens por contactos fica visualmente semelhante a uma conversa por mensagem tradicional.

Então e os emails promocionais? Esses também ficam devidamente separados. Ao receber uma newsletter, por exemplo, seria criada uma conversação entre a pessoa e essa marca.

A Hop - Email Messenger está disponível de forma gratuita para iOS e Android. Este é o melhor convite que lhe pode ser feito para experimentar aquele que pode ser o email do século XXI.



Veja a próxima aplicação

A segurança dos telemóveis de toda a família passa pelo Secure Net da Vodafone Portugal

O serviço foi desenvolvido em Portugal mas já chegou a outras operações da Vodafone na Europa, implementando um novo conceito de segurança para os equipamentos móveis de toda a família.

A proteção contra ameaças de vírus ou acesso a websites que contenham malware ou phishing é uma das principais funcionalidades do serviço que já está a ser disponibilizado em Portugal e na Alemanha, mas que vai ser alargado a outros países, entre os quais se contam a Espanha, Reino Unido e Holanda.

Luís Cardoso, responsável por serviços e conteúdos de Internet Móvel na Vodafone Portugal, mostrou ao TeK as principais funcionalidades do Secure Net que já conta com mais de 100 mil clientes, embora muitos estejam a beneficiar do período de testes, gratuito por 30 dias.

O serviço protege os equipamentos sem necessidade de instalação de nenhuma componente de software e faz toda a triagem nos nós da rede móvel, o que liberta os recursos dos telemóveis e tablets e garante que a solução está sempre atualizada.

A simplicidade da gestão das configurações e do próprio grupo de equipamentos seguros é outra das vantagens do serviço, que também pode ser usado como sistema de controle parental, evitando o acesso a sites barrados e definindo intervalos horários de utilização.

“Portugal foi escolhido para liderar este processo por causa da forma rápida como temos implementado inovação”, explica Luís Cardoso.

O Secure Net é desenvolvido em parceria com a Kaspersky para a partilha de informação sobre novas ameaças e sucede a outras soluções que a Vodafone já tinha de proteção dos equipamentos e do acesso à Internet. Só no último mês o serviço já bloqueou cerca de 20 mil ameaças por dia.

“Esta é claramente uma tendência. Tínhamos o Vodafone Protect onde notávamos um crescimento de utilizadores nas funções pagas e este modelo é mais interessante e simples de configurar”, justifica o responsável de serviços e conteúdos de Internet Móvel da Vodafone Portugal.

O Secure Net só funciona para já na rede móvel, mas está já em desenvolvimento o alargamento da proteção dos equipamentos à navegação em redes Wi-Fi, uma das dores de cabeça dos utilizadores, sobretudo em redes abertas.

Para além das famílias, a Vodafone admite que o Secure Net pode ser interessante para pequenas e médias empresas que queiram gerir a segurança dos dispositivos, até porque permite controlar até 20 equipamentos.

O custo é mensal e é de 99 cêntimos por mês para cada equipamento adicionado, mas os clientes da Vodafone podem experimentar gratuitamente durante 30 dias através da subscrição em https://securenet.vodafone.pt/, ou enviando uma SMS com a palavra “Secure” para o 12345, e receber o link de ativação.

Veja abaixo o vídeo de apresentação da solução, em inglês.



Veja a próxima aplicação

Aplicação de calendário da Google chega ao iOS

A Google disponibilizou uma versão para iOS da sua aplicação de calendário. Até esta terça-feira, o Google Calendar era um exclusivo Android.

Nesta versão renovada a app integra uma nova vista dos eventos agendados, que apresenta a informação associada a fotos e mapas dos locais onde vão decorrer.




O Google Calendar pode integrar com qualquer calenário utilizado pelo utilizador no seu iPhone ou iPad, incluindo Exchange e iCloud, e permite ter uma vista única para os eventos registados nos diferentes calendários.



Também importa dados do Gmail, acrescentando de forma automática à agenda do utilizador a informação importante que aí encontre, como datas de voos, reservas em restaurantes ou em hotéis.



Veja a próxima aplicação

WeTransfer: transferir qualquer ficheiro de forma rápida e grátis

Basta escolher a foto ou o ficheiro que quer partilhar no smartphone ou tablet e clicar no botão certo. O WeTransfer trata do resto e pode transferir até 2 GB gratuitamente.

O serviço que ganhou popularidade na versão para PC, e já assegurou a transferência de mais de mil milhões de ficheiros, tem também presença nos smartphones e tablets Android e iOS, com a mesma filosofia de simplicidade de partilha de informação.

A app foi recentemente renovada e passou a garantir maior estabilidade no download, apurando a utilização do toque no interface e também a possibilidade de fazer pausas e retomar o upload quando tiver cobertura de rede Wi-Fi.

Até 2 GB é tudo gratuito, tal como no PC, mas pode ainda esticar o upload até 10 GB se tiver uma conta Plus, ligada ao telemóvel.

A Aplicação pode ser descarregada da loja Google Play para dispositivos Android e na App Store da Apple.



Veja a próxima aplicação

A fotografia do momento transformou-se num jogo

Possivelmente já ouviu falar da imagem de um pica-pau que levantou voo para sobreviver ao ataque de uma doninha, mas que acabou por lhe dar "boleia" no ar. Agora já pode jogar esta "fotografia".

A fotografia que ficou famosa em todo o mundo inspirou um estúdio a produzir um jogo que só está disponível de momento para Android. Chama-se Weasel Woodpecker e o download é gratuito.

Na prática a aventura mistura a história verídica dos dois animais e dá-lhe um toque de Flappy Bird.

O jogo está dividido por níveis e uma das características da aplicação é o facto de o jogador começar com a doninha em terra firme e ter de terminar da mesma forma. Este acaba por ser o grande desafio do jogo já que acertar no pica-pau em andamento pode tornar-se extremamente difícil.

Pelo caminho existem bolotas para apanhar, mas esse é apenas mais um pretexto para que o jogador falhe na sua missão.

E ao contrário do que pode acontecer na mãe Natureza, neste jogo o único final infeliz é aquele em que o jogador perde a paciência com a sua própria falta de destreza - algo com alto grau de probabilidade de acontecer.



Veja a próxima aplicação

Mapas HERE chegam ao iOS

A aplicação de mapas HERE (que já foi Nokia) ganhou uma versão para iOS, que leva todas as funcionalidades do serviço para equipamentos da marca da maça.

Com mais de 4 milhões de downloads em sistemas Android, e uma versão também para Windows Phone, os mapas da HERE (ex-Nokia) chegam agora ao iOS. Têm para oferecer informação de mais de 150 países, informação sobre os percursos dos transportes públicos para 950 cidades em mais de 50 países e navegação ponto a ponto, para quem circula de carro ou a pé em 118 países.



Além da cobertura geográfica global, uma das vantagens do serviço está na possibilidade de continuar a receber informações de navegação mesmo sem uma ligação à Internet ativa. A aplicação oferece ainda informação de trânsito em tempo real para 40 países e um planeador de percursos que permite definir trajetos e ter informação sobre o tempo que o utilizador vai demorar a chegar ao destino, em função do meio de transporte escolhido.



A HERE é um spin-off da Nokia, que gere o serviço de mapas criado pela fabricante finlandesa, conhecida pelo negócio dos telemóveis - hoje propriedade da Microsoft. A primeira aplicação de mapas da Nokia para iOS surgiu ainda em 2012, mas acabou por ser removida da App Store. Agora está de volta.



Veja a próxima aplicação

Tem carradas de fotos da família e amigos? Cole tudo com o Phototastic Collage

Com o telemóvel é fácil fazer dezenas de fotos da mesma situação ou de várias expressões. Mas depois o que resta? Junte tudo de forma criativa com a app Phototastic Collage.

A aplicação faz questão de manter todo o processo simples e rápido, apresentando vários modelos de design e organização das fotografias para que a colagem seja fácil mas ao mesmo tempo criativa.

Dos modelos mais clássicos aos avançados e sofisticados, há várias opções disponíveis para conseguir resultados diferentes em cada situação.

Os menus estão em português e as colagens podem ainda ser melhoradas com a adição de efeitos fotográficos, adesivos e texto.

A app Phototastic Collage só está disponível para Windows Phone e é grátis. Para opções adicionais a sugestão é que compre o pacote premium.

A aplicação Phototastic está também disponível para computadores e tablets Windows 8, e é gratuita para download na Windows Store.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico