No resumo que preparámos vai ficar a saber que é provável que haja uma francesinha ao virar da esquina, que há uma aplicação portuguesa que quer pôr crianças a jogar com a matemática, que traduzir pode ser um hobby para ganhar dinheiro e mais algumas coisas. Para descobrir já a seguir.

The Walking Dead: Season One - só para maiores de 17 anos

Numa altura em que muitas séries televisivas já entraram no seu habitual hiato até à reentrada em setembro, os seguidores podem procurar outras formas de se manterem ligados à ficção da história preferida. Através de aplicações e jogos por exemplo.

Está com saudades de ver Rick e companhia a tratar da “saúde” a alguns mortos-vivos? Enquanto a série de sucesso não regressa aos ecrãs, sempre pode ir “matando” o bicho com esta sugestão. The Walking Dead: Season One é apenas o primeiro episódio de um conjunto de jogos alusivos à série Walking Dead, mas que não está diretamente relacionada.



O primeiro episódio é gratuito e está disponível na loja de aplicações do Android. Os restantes episódios podem ser descarregados como compras in-app caso o utilizador queira dar continuidade à matança de zombies.



Os leitores devem ser alertados para o facto de o jogo estar classificado como para maiores de 17 anos, envergando o título de Mature pela entidade que determinada a faixa etária de todos os jogos, a ESBR.



Os gráficos do jogo da Telltale Games como são avançados – isto porque a série jogável de The Walking Dead também está disponível para as consolas domésticas e portáteis – exigem requisitos mínimos aos dispositivos móveis.



Processador de dois núcleos a 1Ghz, memória RAM de 1GB, unidades gráficas Adreno 200 ou Mali 400 ou chips Tegra 3 são os requisitos mínimos. Para ter uma experiência de jogo mais agradável já terá que ter um smartphone de média-alta gama.

Descubra a próxima aplicação

Unbabel: Traduzir pode ser um hobby para ganhar dinheiro
A Unbabel é uma startup portuguesa que desenhou um serviço de tradução suportado numa lógica colaborativa. O tradutor pode ser cada um de nós, agora não só no PC mas também no telemóvel.





A aplicação móvel é mais uma forma para se juntar a esta comunidade, que nasce com planos ambiciosos e que já atraiu alguns clientes globais de referência, como o TeK teve oportunidade de referir já num artigo anterior.



A app funciona como um complemento ao serviço online, que permite dar resposta aos pedidos de tradução que a Unbabel vai recebendo de empresas, segmento a quem dirige o serviço.



Antes de lá chegar, e para ser tradutor da Unbabel, é necessário fazer o registo no site e submeter-se a um pequeno teste, que visa atestar o conhecimento das línguas que o utilizador se propõe traduzir.



As primeiras tarefas de tradução surgem depois disso, nesta fase ainda com textos de blogs e sites e não para responder a pedidos concretos de clientes. Enquanto isso (até que o candidato a tradutor acumule 500 pontos), a avaliação da comunidade vai sendo feita, o que determina se há ou não a possibilidade de vir a ganhar algum dinheiro com esta atividade.



Os tradutores com melhor classificação (4 ou 5 estrelas) saltam para o patamar seguinte e passam a ser pagos pelas tarefas de tradução a que forem respondendo.



As aplicações que permitem estender a utilização do Unbabel ao telemóvel podem ser descarregadas para Android ou iOS.

Descubra a próxima aplicação

Aplicação portuguesa quer pôr crianças a jogar com a matemática

A Math4you é uma nova aplicação didática de jogos matemáticos que quer dar a conhecer os números e ensinar a fazer contas de somar e subtrair aos mais jovens.

Dirigida a crianças do ensino primário, a aplicação desenvolvida pela portuguesa Science4you conta com quatro jogos matemáticos diferentes: Encontra o número, Conta os animais, Soma e Subtrai e o Jogo dos Pares.

Os quatro jogos disponíveis incluem três níveis de dificuldade e quatro opções de resposta, permitindo "distração" por várias horas.
Segundo os seus promotores, os conteúdos desta aplicação foram especialmente concebidos para estimular o desenvolvimento e reforço das diversas capacidades cognitivas.

"A capacidade de raciocínio lógico e matemático, a habilidade manual, capacidade de concentração e memória, são capacidades que a aplicação visa potenciar nas crianças", refere-se numa nota enviada às redações.

A Math4you é gratuita e esta disponível para download a partir de dispositivos móveis com o sistema operativo Android, iOS e Windows Phone.

Descubra a próxima aplicação

Sonic Jump Fever: reinventar um clássico

O ouriço azul e os seus companheiros estão de volta para mais um jogo em dispositivos móveis. O novo título foge à horizontalidade dos níveis e aposta numa aventura vertical de plataformas, cheia de ritmo e bens para colecionar.

Atenção saudosistas, o ouriço mais famoso do mundo tem um novo jogo. Em Sonic Jump Fever o utilizador terá que virar o telemóvel para fazer as personagens desviarem-se dos obstáculos e inimigos que vão surgindo.



O jogo adota um estilo semelhante ao de outras aventuras de sucesso: o nível é constituído por várias plataformas em escala vertical – como quem diz, sempre a subir. Pelo meio há bónus e moedas para apanhar, além de ser preciso salvar alguns animais – tal como acontecia no jogo original.



Quando o jogador chega ao fim do nível terá que deslizar o dedo no ecrã e mandar – literalmente – alguns destes animais pelo ar. Os que aterrarem no balão de ar quente, no qual a personagem está a ser transportada, são salvos e contribuem para a pontuação final.



Além do Sonic, as personagens Tails, Knuckles e Amy são algumas das que marcam presença no novo título, que está para já disponível no iOS e Android.



Um ponto negativo do jogo é a grande dependência que tem relativamente à compra de add-ons. Em vários momentos ou em vários botões o utilizador é convidado a investir algum do seu dinheiro em vantagens jogáveis.

Descubra a próxima aplicação

Olha a francesinha ao virar da esquina

O nome não deixa margem para dúvidas. A aplicação é mesmo uma homenagem àquela que foi considerada uma das 10 melhores sanduiches do mundo.





A ideia é facilitar a vida a quem não passa ao lado dos encantos de uma francesinha, listando os melhores spots para provar a próxima. Como é que sabe que ali estão as melhores francesinhas?



A aplicação foi pensada numa lógica de comunidade e a ideia é que cada utilizador vá votando os locais que experimenta ajudando dessa forma a organizar a oferta e a deixar as melhores referências para quem vem a seguir.



Além dos votos e comentários de outros utilizadores, a app Francesinhas conta com informação georreferenciada o que permite sempre ter uma ideia sobre as casas com uma francesinha para saborear mais perto do local onde está a cada momento.

A aplicação tem download gratuito, mas por 0,89€ pode remover a publicidade.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico