Embora o mercado de aplicações esteja a desacelerar, com os consumidores a serem mais cautelosos com os gastos que fazem para fazer face ao período de incerteza económica, novos dados revelam que, ao longo dos últimos nove meses, as receitas da App Store mais do que duplicaram relativamente às da Play Store.

Segundo dados avançados pela Statista, os gastos feitos pelos utilizadores da loja digital da empresa da maçã ascenderam a 64,9 mil milhões de dólares. O valor representa uma subida de 3% em comparação com o mesmo período em 2021, altura em que as receitas totalizaram 62,9 mil milhões de dólares.

Statista | Receitas da App Store e Play Store
Statista | Receitas da App Store e Play Store créditos: Statista

No caso da Play Store da Google, o total de receitas amealhadas ao longo dos últimos nove meses atingiu a marca dos 31,7 milhões de dólares, numa queda de 11% face ao mesmo período em 2021. Nos primeiros nove meses do ano passado, os utilizadores da loja digital da Google tinham gasto 35,1 mil milhões de dólares em apps.

Olhando para os dados relativos ao terceiro trimestre de 2022 é possível verificar que tanto as receitas geradas pela App Store como pela Play Store registam uma diminuição, embora as da loja digital da Apple continuem a ultrapassar as da Google, à semelhança do que sucedeu em trimestres anteriores.

Em linha com os dados avançados pela Statista, estimativas da consultora Sensor Tower indicam que o total de receitas geradas por ambas as lojas digitais rondou os 31,6 mil milhões de dólares, numa queda de 4,8% em comparação com o mesmo período no ano passado.

De acordo com os especialistas, as receitas da loja digital da empresa da maçã desceram 2,3% em relação ao período homólogo no ano passado, passando de 21,7 mil milhões de dólares para 21,2 mil milhões de dólares.

Sensor Tower | Gastos em apps da App Store e Play Store no terceiro trimestre de 2022
Sensor Tower | Gastos em apps da App Store e Play Store no terceiro trimestre de 2022 créditos: Sensor Tower

A queda foi ainda maior no caso da loja digital da Google, que, segundo os especialistas, viu as suas receitas diminuírem 9,6%, para 10,4 mil milhões de dólares. No mesmo período em 2021, as receitas geradas pela Play Store rondavam 11,5 mil milhões de dólares.

Segundo a Sensor Tower, o TikTok continua a ser a aplicação que amealha mais receitas, tendo gerado gastos na ordem dos 914,4 milhões de dólares durante o terceiro trimestre do ano. Embora o TikTok lidere o Top de aplicações que geram mais receitas no caso da App Store, o serviço Google One lidera a lista da Play Store.