É a seleção semanal do costume no SAPO TEK para quem gosta de estar informado sobre as mais recentes novidades no universo das apps. Veja as nossas sugestões navegando nos diferentes artigos, espreite as imagens e os vídeos e escolha as aplicações que mais lhe agradarem.

Quer aprender Javascript sem sair do sofá? A Google já tem uma app para isso

Se quer aprender a programar e não sabe por onde começar, a Grasshopper pode ser uma boa opção para dar os primeiros passos no mundo da programação. Só na fase de testes da app já se formaram cerca de 5.000 pessoas. 

A nova aplicação da gigante tecnológica, saída da Area 120, permite que os utilizadores aprendam as bases da linguagem de programação Javascript durante os seus momentos livres.

Recorrendo a pequenas lições interativas, o curso pretende proporcionar ao utilizador uma experiência simples e rápida, pelo que é possível saltar lições. Para começar só tem que responder "sim" ou "não" à pergunta se já programou.

Para a fundadora da app e gestora de produtos sénior da Google, Laura Holmes, “tornar as aulas de código em algo parecido a um jogo de smartphone facilita a adaptação a uma agenda preenchida“, noticiou a Time.

Apesar do objetivo da app não ser a de funcionar como um curso completo, à medida que avançam na aprendizagem, os utilizadores vão enfrentar desafios mais complexos.

Quando a Google estava a desenvolver a Grasshopper, focou-se em três das principais barreiras que tornam difícil para os adultos aprender a programar: tempo, acesso e dinheiro.

E parece que a aplicação está no bom caminho. Nos primeiros três dias, foi instalada  mais de 100 mil vezes e conta com mais de 1.600 avaliações positivas.

A app é gratuita e está disponível para os utilizadores iOS e Android.

Space Nation Navigator: a app para quem sonha ser astronauta

A aplicação contém diversos mini-jogos e atividades inspirados nos treinos de astronautas da NASA. Os melhores podem receber um treino real de astronauta. 

Através de pequenos mini-jogos de habilidade, desafios de quiz e até um pouco de exercícios físicos, a app Space Nation Navigator é o “primeiro passo para viajar ao espaço”. Quem o diz é a própria produtora da aplicação que conta com a colaboração da NASA no desenvolvimento de desafios inspirados no programa de treino dos astronautas.

Para receber este divertido “treino” basta fazer o download da aplicação, para já na versão Android, mas já foi prometido o lançamento em iOS em breve. A aplicação é atualizada diariamente com novas missões em forma de mini-jogos baseados numa aventura espacial de um astronauta, assim como atividades semanais mais desafiantes. Para além do desafio, as atividades assumem um caracter didático ao explicar algumas noções sobre o espaço.

Ao longo da carreira espacial virtual vai encontrar diversas missões, como por exemplo, jogos de perícia em que é necessário alinhar a nave a uma plataforma, através da funcionalidade de sensores de movimento do giroscópio do smartphone. Outro desafio foca-se na gestão da tripulação da nave, no qual terá de destribuir os engenheiros por tarefas de reparação dos aparelhos. Alguma vez imaginou como é a comida de astronauta? Vai ter oportunidade de cozinhar em gravidade zero. Há ainda testes de conhecimento geral através de jogos de quiz e atividades de fitness. Há que ter o corpo em forma para enfrentar os desafios do espaço…

O Space Nation Navigator apresenta um sistema de recompensas ao utilizador através de medalhas e achievements, listando os jogadores em listas de ranks. Os produtores afirmam que os melhores astronautas virtuais podem mesmo ter a oportunidade de participar numa experiência de treino real.

Ear Cat: uma aplicação para treinar o ouvido com a ajuda de gatinhos

Usando técnicas de jogo e gatinhos fofinhos, esta app ajuda a treinar o ouvido com 80 níveis que podem ser jogados em desafios cada vez mais complexos.

A app foi criada numa parceria entre o músico Filipe Melo e James Uhart que já tem várias aplicações de ensino de música. Os dois foram colegas de universidade em Boston e partilharam a ideia de que este modelo de gamification pode ter uma vertente pedagógica, ajudando a educar o ouvido.

A Ear Cat é divertido e ajuda o treino do solfejo, a reconhecer intervalos e à memória musical, com exercícios baseados em melodias clássicas. Está pensado para iniciados, mas pode também ser utilizado por músicos mais avançados com um objectivo puramente lúdico.

A aplicação completa a série de apps Melody Cats que já inclui a Rhythm Cat, Treble Cat e Bass Cat.

A app está disponível para iOS (iPhone e iPad) e equipamentos Android, e o download é gratuito até amanhã, dia 26 de abril. Depois será paga.

“Tudo o que precisa saber sobre os transportes públicos na região de Lisboa” concentrado numa app  

A frase é da Transporlis e relativa ao lançamento da sua nova aplicação Lisboa Viagem, por enquanto só para dispositivos Android. 

A aplicação Lisboa Viagem é de utilização gratuita e reúne dados relativamente a percursos, paragens e horários. Tem também um menu dedicado às informações, onde há indicação sobre eventos próximos, tarifários, notícias e alertas que existam para fazer.

Ao criar uma conta, poderá guardar locais e percursos automaticamente e depois partilhá-los nos diversos equipamentos que usar.

De acordo com a Transporlis, a pesquisa de horários apresenta sempre o trajeto menor e as ligações mais rápidas para o percurso pretendido, conforme a opção de serviço selecionada. Os horários estão disponíveis, no máximo, com 15 dias de antecedência.

Sublinha-se no entanto que só são asseguradas em condições normais de circulação, não sendo apresentados na pesquisa ligações inferiores a cinco minutos.

Harry Potter: torne-se o próximo feiticeiro da escola de magia de Hogwarts

O novo jogo de Harry Potter convida os fãs do universo mágico a explorarem a famosa escola de feiticeiros com o seu smartphone. 

Foi finalmente lançado Harry Potter: Hogwarts Mystery, uma aventura para os smartphones iOS e Android inspirada nos livros de J. K. Rowling. A história tem lugar alguns anos antes de Harry Potter receber a sua carta de inscrição na famosa escola de feitiçaria. Os jogadores vão caraterizar a sua personagem, adquirir uma varinha mágica e apanhar o comboio na plataforma 9 ¾ da estação de King’s Cross, rumo a Hogwarts.

Seguindo os mandamentos da saga, os novos alunos terão de ser escolhidos pelo chapéu mágico para uma das equipas, criando laços de amizades e rivalidades com os restantes estudantes. O jogo incentiva os jogadores a explorar os diversos locais mágicos da escola, e conhecer algumas das personagens mais marcantes deste universo, como o professor Dumbledore, Snape, Hagrid, entre outros.

A longo da aventura irá aprender novas magias, que são efetuadas através de marcas desenhadas no ecrã, que servirão para resolver puzzles. Não faltarão duelos de magia com outros rivais e diversos mini-jogos. A história não é linear, o que significa que algumas escolhas nos diálogos irão afetar a jornada do jovem feiticeiro e as relações com os seus amigos, ao longo dos diversos capítulos, que correspondem aos diferentes anos escolares.

Color magnet: simples de aprender, difícil de dominar e viciante como tudo

O jogo do estúdio criativo português The One Pixel quer desafiar o cérebro e apurar as capacidades mentais do utilizador.

O Color Magnet , da The One Pixel , é um jogo simples e clássico de combinação de cores, mas desafiador e viciante. O jogador tem que disparar ímanes para o quadro para atrair blocos da mesma cor e ter uma combinação de, pelo menos, cinco para os rebentar, mas só os blocos mais próximos na mesma linha e coluna são empurrados.

No entanto, blocos cruzados e bloqueados podem deixar o utilizador em situações complicadas, exigindo um planeamento e estratégia cuidadosos.

Existem três modos de jogo: clássico, universal e puzzle em que o primeiro estimula o jogador a bater a sua pontuação, o segundo apresenta a mesma sequência para todos os jogadores e o terceiro tem 30 puzzles para resolver num determinado número de jogadas.

Relaxante, minimalista e com um design limpo e polido, o Color Magnet põe à prova as capacidades do utilizador com a sua jogabilidade única e conceito inteligente.

A aplicação está disponível para as plataformas iOS e Android e custa 3,49 e 2,49 euros, respetivamente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.