O jogo do momento para smartphones Android, Pokémon GO, está disponível apenas nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, para já, e por isso está a fazer com que utilizadores de outras partes do mundo façam o download de apps “falsas” a partir de canais não oficiais, dando origem a infeções de malware em smartphones Android.

A ameaça assume a forma de “um ficheiro executável com o Pokémon GO para sistemas Android” que está a ser descarregado a partir de canais que não a loja oficial Google Play, nomeadamente fóruns e grupos do Facebook, diz a ESET.  

De acordo com a mesma fonte, “um grupo de investigadores da empresa Proofpoint descobriu versões modificadas da app Pokémon GO que instalam malware para espiar os utilizadores, bem como outros conteúdos maliciosos nos terminais móveis”.

Esta ameaça para Android, que inclui também uma ferramenta de acesso remoto conhecida por DroidJack, está a ser detetada pela ESET através das suas apps de segurança para Android como Android/Spy.Kasandra.B. A empresa recomenda que “todos os utilizadores mantenham o software de segurança dos seus sistemas sempre atualizados e tomem especial atenção às permissões requisitadas durante o processo de instalação”.

O jogo para Android Pokémon GO é o fenómeno do momento, tendo já dado azo a várias situações bizarras por esse mundo fora. Vários sites na internet indicam agora que este é o jogo para equipamentos móveis mais descarregado de sempre nos Estados Unidos, de acordo com informação fornecida pela SurveyMonkey Intelligence, tendo alcançado naquele país a marca de 21 milhões de utilizadores ativos por dia. O jogo aproxima-se agora dos índices de popularidade registados de momento pelas apps Tinder e Twitter.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.