As aplicações para descontrair ou criar hábitos saudáveis, são algumas das que fazem parte do leque de propostas que temos para si. Para saber o que mais escolhemos, quer tenho um equipamento iOS ou Android, é só dar uma olhadela nos artigos abaixo.

Transforme-se numa estrela das paródias com a app MadLipz 

A aplicação permite-lhe dobrar excertos de filmes ou séries com a sua voz ou com qualquer outro som. Seja qual for a sua escolha, as gargalhadas estão garantidas.

A MadLipz tem uma biblioteca extensa, pelo que tem muitos vídeos à escolha para parodiar. É só escolher uma cena de um filme ou uma música e “desligar” as vozes das personagens e dos cantores para tomar o lugar deles.

Assim que tenha selecionado o trecho escolhido, é só carregar no botão para começar a gravar. A partir daqui, a sua imaginação é o limite. Embora sincronizar a imagem com o som represente um grande desafio...

Disponível para iOS e para Android, a aplicação permite-lhe dobrar a sua voz em curtos vídeos de 15 segundos e, como pode criar a sua conta integrando-a com uma rede social, pode partilhar as suas obras-primas com os seus amigos no Messenger, Facebook, WhatsApp e Instagram.

Mandalagama: desenhe mandalas para descontrair

Se é fã da arte relacionada com padrões simétricos, mas que dão trabalho a desenhar, pode utilizar uma ferramenta online para produzir trabalhos impressionantes.

A arte das mandalas está associada às tradições hindus, mas quebrou barreiras graças aos princípios espirituais ligados ao ioga e meditação. Desenhar e colorir uma mandala é certamente uma atividade relaxante, mas morosa, sobretudo se tiver pouca experiência.

Nesse sentido nasceu o MandalaGaba, um editor online para desenhar mandalas, com diversas ferramentas para criar os mais variados padrões simétricos. Muitos utilizadores já elogiaram o trabalho de Ben, o seu autor, destacando a capacidade de reduzir o stress durante os trabalhos e de ser um estímulo à criatividade.

Para além de criar os padrões e colorir, os utilizadores podem gravar e partilhar os seus trabalhos. O autor continua a trabalhar no projeto, com a preocupação de introduzir novas ferramentas e melhorar a interface, assim como tornar o website numa plataforma colaborativa.

No seu blog, o autor do projeto disponibilizou algumas das mandalas mais apelativas que foram desenhadas no editor. Verifique a galeria.

O projeto tem ainda uma aplicação para iOS, caso queira uma experiência portátil.

Burn: Para queimar calorias com a ajuda de uma app

Em época de verão nada como perder alguns quilos indesejáveis. A aplicação Burn estabelece regimes de alimentação e planos de treino para que volte a ficar em forma.

Estabeleça um objetivo: será perder peso? Tonificar a pele? Ou mudar de vez com os hábitos sedentários e começar uma nova vida repleta de exercício? A aplicação Burn poderá ajudá-lo a organizar-se e a criar rotinas saudáveis através do planeamento de treinos personalizados.

A aplicação oferece cursos de exercícios com sistemas de adaptação ao treino cardiopulmonar e ao desenvolvimento da massa muscular, onde deverá escolher o plano que mais se adequa a si, baseado nos objetivos estabelecidos. Pode por exemplo, planear os treinos para três ou cinco vezes por semana. Para além de planos para perder peso, poderá encontrar soluções para continuar em forma, e sobretudo manter-se ativo.

Como apenas os exercícios não bastam para mostrar resultados, deverá igualmente planear a alimentação. Nesse sentido a aplicação lista centenas de receitas que pode integrar na sua rotina, sobretudo aprender o que deve comer desde o pequeno-almoço ao jantar.

Aplicação base é gratuita, mas se desejar ir mais além nos treinos pode assinar uma subscrição semanal para mais funcionalidades. Pode fazer o download de Burn em versão iOS.

Vá de viagem e leve todas as dicas no bolso com a app My City

A aplicação portuguesa agrega em um só sítio toda a informação sobre determinada localização e que tem interesse, não só para os turistas mas também para quem lá mora. Braga foi a primeira cidade a aderir.

Rotas turísticas da cidade, sugestões de restaurantes, horários e tempos de chegada de transportes públicos, agenda da Câmara Municipal ou mensagens da proteção civil são algumas das informações que a My City disponibiliza de forma diferenciada aos munícipes e visitantes.

A cidade de Braga foi a primeira a aderir à ferramenta que se baseia em beacons (dispositivos bluetooth de baixa energia que transmite um sinal codificado) que estão colocados em postes de publicidade da empresa Extradirecional, especializada em sinalética direcional publicitária, e que comunicam com os smartphones.

Tudo isto tendo em conta a localização e os interesses do utilizador e depois do utilizador escolher o seu perfil, entre a opção de turista ou residente.

A informação está organizada por categorias, tais como Alimentação, Atrações Populares, Compras, Arte e Cultura, Transportes, Farmácias, entre outros, de modo a facilitar a pesquisa dos utilizadores.

Numa próxima fase, que vai arrancar entre dezembro e janeiro, a empresa vai acrescentar a possibilidade de comprar o passe para os Transportes Urbanos de Braga ou pagar parquímetros e até bilhetes para espetáculos.

O próximo local a receber a aplicação disponível gratuitamente para Android e iOS é Albufeira.

Já pode jogar Alto’s Odyssey gratuitamente em Android

Lançado inicialmente nos dispositivos iOS como aplicação paga, o jogo de snowboarding pode agora ser desfrutado gratuitamente em dispositivos Android.

Depois de um lançamento pago em iOS, o excelente jogo Alto’s Odyssey chega com meses de atraso aos dispositivos Android, mas com uma vantagem crucial: a produtora Snowman reviu o modelo de negócio e passou a disponibilizá-lo em formato free-to-play, sendo o jogo suportado por anúncios publicitários.

O jogo encaixa-se no género “endless running”, neste caso controla-se uma personagem a deslocar-se numa prancha de snowboarding, a deslizar por uma montanha. Tal como outros títulos do género, não se tem controlo direto sobre a personagem, que desliza sem parar, apenas tocamos no ecrã para que salte por cima dos obstáculos e faça algumas manobras acrobáticas. A jogabilidade é muito simples, mas o desafio é enorme, pois são muitos os perigos que terá de evitar, entre rampas, rochas, entre outros.

O jogo tem uma pequena história, a qual remete o jogado numa perseguição a renas que fugiram, por isso, sempre que vir uma deverá tocar para amealhar pontos. O jogo tem ainda algumas manobras radicais, tais como utilizar paredes para se projetar, deslizar entre cabos, saltar entre balões e outros combos que devem ser executados para obter melhores pontuações.

Oferece ainda um modo Zen, que retira os objetivos e pontuação, para que deslize pelo cenário infinito sem mais preocupações. E o modo Fotografia, no qual pode meter o jogo em pausa e capturar fotografias dos melhores momentos, podendo fazer zoom e definir a área capturada para depois partilhar o postal com amigos.

De destacar também a composição audiovisual muito agradável, em que as músicas envolventes se fundem com as paisagens gélidas das montadas e florestas. Pode fazer o download da versão Android que acaba de ser lançada, mas também iOS, que tem um custo de 5,49 euros.