Para dar um toque mais tecnológico à sua Páscoa, os “curadores” do SAPO TEK reuniram algumas das melhores aplicações gratuitas que encontraram. Esta semana estão em destaque utilitários que o ajudarão a perceber melhor o mundo em seu redor, assim como a aproveitar a época primaveril para pôr mãos à obra e “limpar” o smartphone e melhorar o seu desempenho.

Em tempos de pandemia, muitos consumidores procuram agora fazer as compras de supermercado através de plataformas online. Por vezes, surgem “engarrafamentos” virtuais e aí, torna-se mesmo necessário ter de sair de casa. Para poder fazer compras de bens essenciais em segurança, o tech4COVID19 lançou a Posso Ir?: uma aplicação quer permite verificar a afluência de movimento em estabelecimentos comerciais.

Para animar a Páscoa, chegam também duas propostas de jogos para o smartphone ou tablet. A primeira é um frenético shooter que dá uma piscadela de olho aos títulos mais retro, mas com visuais modernos e um design apelativo. Já a segunda é um jogo simples (mas viciante) cujo objetivo é clicar em botões azuis antes que desapareçam do “tabuleiro”.

Conheça ao pormenor todas as sugestões

A Google tem uma coruja capaz de transformar o smartphone num excelente explicador

A Socratic foi desenvolvida com o objetivo de tirar dúvidas e ajudar nos trabalhos de casa. E nota-se que leva a missão muito a sério e de forma muito “explicadinha”.

A Socratic é uma aplicação que anda por aí há algum tempo e o SAPO TEK até já falou nela. Mas na altura ainda não tinha a “força” da Google por detrás. O conceito base continua o mesmo: explicar determinadas matérias, ajudando nos estudos de casa.

Bastará fazer uma pergunta ou colocar um problema, usando texto, voz ou imagem, e a Inteligência Artificial da Google promete fazer o serviço e dar-lhe a resposta certa.

Muito fácil e intuitiva de utilizar, a aplicação apresenta recursos online para explicar e ajudar a entender determinada parte da matéria ou responder a uma questão direta da melhor forma, por vezes com tutoriais passo a passo.

Álgebra, Geometria, Trigonometria, Biologia, Química, Física, História e Literatura são algumas das matérias em que a Socratic poderá ajudar.

A Socratic by Google é gratuita, sem compras in app, e está disponível para dispositivos Android e iOS.


Precisa mesmo de ir ao supermercado, mas quer evitar as filas? O tech4COVID19 pode ajudá-lo

Por vezes, torna-se mesmo necessário sair de casa para comprar bens essenciais. A Posso ir? é uma aplicação que permite evitar grandes filas à porta de supermercados, evitando também o risco de contágio e contribuindo para um acesso mais seguro por todos os consumidores.  

Com a implementação de medidas de prevenção da propagação da COVID-19 pelo Governo, muitos consumidores procuram agora fazer as compras de supermercado através de plataformas online. Embora as grandes superfícies e canais de distribuição comecem a adaptar-se à crescente procura, ainda existem alguns “engarrafamentos” virtuais e aí, torna-se mesmo necessário ter de sair de casa.

Para poder fazer compras de bens essenciais em segurança, o tech4COVID19 lançou a Posso Ir?: uma aplicação quer permite verificar a afluência de movimento em estabelecimentos comerciais. Através da aplicação, os utilizadores podem evitar grandes filas à porta de supermercados, evitando o risco de contágio e contribuindo para um acesso mais seguro por todos os consumidores.

As indicações disponíveis na Posso Ir? são geradas através de dados enviados por utilizadores. Para começar a ajudar a sua vizinhança, necessita apenas de entrar no dashboard da aplicação, registar-se e começar a adicionar informações sobre supermercados, farmácias ou outros serviços essenciais. Depois de submetê-los, uma equipa verificará se os dados estão corretos antes de serem disponibilizados na aplicação.

A Posso ir? é gratuita e está disponível tanto para Android, na Play Store, como para iOS, na App Store.


Sky Force Reloaded é um jogo de naves que recupera o espírito das máquinas arcade

Um frenético shooter que pisca o olho aos velhos títulos, mas com visuais modernos e um design apelativo.

Lembra-se dos tempos dos salões de jogos onde as máquinas de naves dominavam as atenções dos jogadores? E de títulos como Terra Cresta, Galaxian ou Space Invaders? Pois se sente nostalgia a lembrar-se das sugestões, Sky Force Reloaded relembra esses tempos na perspetiva área, nos autênticos “bullet storm” como são agora apelidados, mas com um grafismo e design moderno e mais apelativo, repleto de explosões, lasers e tiros por todo o lado que testam os reflexos dos jogadores.

O jogo tem uma perspetiva aérea, desafiando os jogadores ao longo de 15 níveis em ambientes diferentes e de dificuldade crescente. Para além das constantes vagas de inimigos, vai ter de enfrentar bosses, cada um a obrigar abordagens diferentes. Os inimigos não só atacam pelo ar, como também do solo e há unidades navais, que são os típicos planos de ação.

Os jogadores vão poder escolher nove diferentes naves, cada uma com o seu estilo de controlo, com habilidades e armas distintas que devem experimentar para as diferentes situações de ação. O jogo tem ainda um sistema de cartas que podem ser colecionadas e equipadas com melhorias permanentes, ou aumentando as habilidades de forma temporária. Terá ainda acesso a centenas de upgrades para as naves, desde armas, escudos e outros equipamentos, para que possa transformar uma nave num autêntico tanque voador.

Pode fazer o download gratuito do jogo em versões iOS e Android.


Torne o telemóvel mais rápido com o One Booster. No final pode fazer um teste de velocidade

Fotografias, vídeos e aplicações começam a multiplicar-se no telemóvel e a afetar o seu desempenho? A aplicação para Android One Booster é gratuita e pode dar uma ajuda.

O isolamento social pode ser a melhor altura para tornar o smartphone mais rápido novamente. Com a aplicação One Booster, apagar ficheiros e as caches das apps torna-se mais fácil, ajudando-lhe também a poupar bateria. No final poderá fazer um teste de velocidade para analisar a diferença.

Libertando RAM do smartphone, a aplicação torna o telemóvel mais rápido, "examinando-o" para procurar ficheiros e caches que poderão ser apagadas. Pretende-se, assim, melhorar a velocidade de processamento do equipamento.

O One Booster ajuda ainda a economizar e a estender a carga da bateria, hibernando apps em execução. Quanto a vírus, a app analisa também as aplicações e bloqueia as "contaminadas", até resolver o problema.

A aplicação é gratuita e está disponível para Android, na Google Play Store.


Gestures é um jogo simples (e gratuito) que ajuda a passar o tempo. Aviso: também é viciante

Os jogos são desde sempre um excelente recurso como elemento de distração. Numa altura em que muitos de nós bem precisam de um “passatempo”, este pode ser uma hipótese bem interessante.

Em Gestures: Tap them Down o conceito é simples, sem deixar de ser desafiante. O objetivo é clicar apenas nos botões azuis antes que desapareçam do “tabuleiro”.

Além da rapidez necessária, o jogador terá que ter outras capacidades, porque - claro - que não vai ser só clicar nos botões azuis… Pelo meio surgem várias armadilhas em que será necessário fazer o contrário, ou seja, não clicar, sob pena de perder uma das vida atribuídas a cada começo de nível.

Como em qualquer jogo que se preze, as coisas começam fáceis, mas à medida que se vai avançando, aumenta o grau de dificuldade.

O Gestures: Tap them Down tem três modos de jogo: Challenge, Infinity e um acrescentado mais recentemente que se chama Speed test – e que só depende do número de vezes que conseguir clicar na respetiva caixa que aparece. Pode usar até quatro dedos…

Disponível para Android e iOS, o Gestures: Tap them Down é gratuito com publicidade e compras in app.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.