Começamos pelos jogos, passamos pela cultura geral e terminamos na edição de imagens que tanta gente gosta, desta vez imagens em vídeo. Mas pelo meio há outras tantas aplicações.

Há inclusive uma app que mistura o melhor do mundo Pokémon Go com o melhor do mundo do dating. Espreitou as nossas sugestões à medida que foram sendo apresentadas durante a asemana? Tem oportunidade de as ver ou rever já a seguir.

 

Dispute os jogos em seis modalidades olímpicas diretamente no seu smartphone

A 31ª edição dos Jogos Olímpicos vem acompanhada de aplicações a preceito e uma delas é um jogo onde pode competir em várias modalidades contra jogadores de todo o mundo. Uma versão de bolso do que acontecerá no Rio durante este mês de agosto.

Não fez os mínimos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro? Não se preocupe, ainda pode ambicionar a conquistar medalhas para o seu país em pelo menos seis modalidades diferentes: futebol, tiro com arco, basquetebol, ténis, ténis de mesa e tiro ao prato. Medalhas virtuais, isto é. 

No jogo oficial do Rio 2016, o utilizador pode competir online nestes seis desportos contra "atletas" de todo o mundo. 

Ao selecionar uma modalidade, o jogador é automaticamente levado para as meias-finais onde participa sempre em dois jogos sendo que competir pelo ouro ou pelo bronze fica sempre dependente do resultado no primeiro jogo.

A jogabilidade é transversal às seis modalidades e altera apenas entre cliques e deslizes com o dedo no ecrã do smartphone. No tiro ao prato, por exemplo, o utilizador tem de ir clicando com a maior rapidez possível nos pratos que vão sendo disparados das laterais do ecrã. No futebol basta deslizar o dedo na direção em que pretende meter a bola e o mesmo acontece no ténis, no ténis de mesa e no basquetebol. No tiro com arco basta pressionar o ecrã, fazer pontaria, ter em conta a força e a direção do vento e levantar o dedo quando achar que a flecha vai alcançar mesmo o meio do alvo.

As vitórias vão aumentando a nossa categoria em cada modalidade e, consequentemente, aumentando o nível de dificuldade. Tal como nos Jogos Olímpicos reais as vitórias valem medalhas e a app disponibiliza ainda um medalheiro que lhe permite comparar a sua prestação com a dos seus amigos.

A app é gratuita e está disponível para Android e iOS.

 

Veja a próxima aplicação

App da Wikipedia para Android tem novo design e funcionalidades

Depois do sistema operativo iOS, há alguns meses, é agora a vez do universo Android receber uma Wikipedia mobile renovada.

Além do novo design, a aplicação passa a mostrar o feed Explore a partir do ecrã principal, que reúne um conjunto de informação que o utilizador pode personalizar de acordo com as suas preferências.

Neste ecrã de destaque há também conteúdos dinâmicos, como fotos e artigos em destaque todos os dias, e ainda uma lista de artigos mais lidos e a recomendação de mais uns quantos, com base nos hábitos de leitura do utilizador.

Entre as novidades agora anunciadas para a versão Android está igualmente a procura por voz integrada. A atualização foi disponibilizada a 28 de julho e pode ser descarregada a partir da Google Play.

 

Veja a próxima aplicação

Pratique as suas capacidades de desenho diretamente no smartphone ou tablet

Desenhar e pintar são atividades que ajudam a relaxar e desenvolver o pensamento criativo. E com esta app nem precisa de lápis, tintas ou papel.

Grande parte das aplicações de pintura que se encontram nas app stores dirigem-se aos utilizadores mais jovens, em idades até aos 10 ou 12 anos, funcionando mais como um jogo e ajudando a desenvolver competências.

O Drawing Desk é diferente e o público alvo é mesmo os adultos, que podem aperfeiçoar o desenho com temas mais elaborados e estilos apreciados pelos crescidos.

A app pode ser usada também para fazer desenhos sobre imagens de forografias, partilhando depois o resultado final nas redes sociais.

O mesmo estúdio tem outras opções, para desenho rápido e também pinturas infantis, que estão disponíveis também para smartphone ou tablet.

 

A app Drawing Desk pode ser descarregada gratuitamente da App Store e na Google Play, mas há várias opções de compra in app.

 

Veja a próxima aplicação

Quer falar com o Presidente Obama? Envie-lhe uma mensagem no Messenger

A Casa Branca abriu um canal no Messenger onde, através de um bot, pode deixar mensagens para o presidente Barack Obama. A garantia é dada no perfil da residência presidencial: o presidente vai ler 10 todos os dias. 

A Casa Branca abriu um novo canal de comunicação para ligar as pessoas e o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. De acordo com o anúncio feito na sua página de Facebook, esta é uma forma de digitalizar uma das práticas diárias do presidente que, todos os dias, "lê 10 cartas enviadas por cidadãos norte-americanos".

O canal está aberto a qualquer um que tenha uma página naquela rede social e as mensagens são remetidas em articulação com um chatbot.

 

Jason Goldman, chefe do departamento digital da Casa Branca, justifica esta medida com a responsabilidade que o governo tem em "criar formas de contacto entre o executivo e os seus cidadãos".

Recorde-se que este não é o primeiro canal digital de comunicação do governo norte-americano que, por esta altura, já conta com perfis oficiais no Twitter, contas de Snapchat e uma plataforma oficial de petições online.

Curioso? Descarregue já o Messenger para o seu smartphone ou experimente através deste link.

 

Veja a próxima aplicação

Como se chama uma app que junta o Pokémon Go com o Tinder? Poke-Match

E se andasse à procura de pokemons e ao mesmo tempo pudesse “apanhar” o amor da sua vida? Há uma aplicação para isso.

 

A Poke-Match apresenta-se como “o melhor de dois mundos” (para quem goste dos mundos em questão), ao ligar o Pokémon Go ao universo das aplicações de encontros. A ideia é basicamente uma cópia do Tinder, mas com temática virada para o jogo mobile do momento.

Como acontece com a aplicação “rainha dos dates”, os procedimentos são simples: depois de indicar os seus interesses a aplicação passa a mostrar as opções existentes - ou seja, os utilizadores registados dentro dos requisitos apontados - que podem ser dispensadas ou aprovadas ao serem respetivamente arrastadas para a esquerda ou direita. Caso os likes sejam recíprocos, há um match e as duas pessoas poderão falar numa janela privada de chat.

O registo e consequente acesso à Poke-Match faz-se com as credenciais do Facebook, com a aplicação a aproveitar também a foto de perfil da rede social.

A Poke-Match é gratuita e está disponível para as plataformas iOS e Android.

 

Veja a próxima aplicação

Artisto aplica nos vídeos a "magia" dos filtros à moda do Prisma

Não falta quem esteja viciado na app Prisma e em experimentar todos os filtros para cada nova fotografia que capta, transformando a realidade numa obra de arte. A aplicação Artisto faz o mesmo aos vídeos.

O funcionamento da app é simples e os efeitos podem ser aplicados logo após a captura do vídeo, mas com o limite de 10 segundos. Os resultados ainda não são perfeitos e há alguns bugs a corrigir, mas já dá para brincar com os modelos.

Entre estilos como o Blue Dream ou filtros mais elaborados, com look surealista do Neural Art, a app dá liberdade de ação para os artistas em potência, mesmo que em realizações muito domésticas.

Os criadores da app Prisma, por enquanto só disponível para fotografias, já confirmaram que vão lançar uma versão para vídeo e realidade virtual, mas este estúdio, também de origem russa, adiantou-se e colocou a Artisto online esta semana.

A app Artisto é gratuita e está disponível na loja Google Play e App Store.