Entre as escolhas apresentadas, há uma nova rede social para quem gosta de citações e frases inspiradoras que promete juntar utilizadores com estados de espírito idênticos, há novas adições à aplicação de messaging Telegram e até há uma app que permite sincronizar Macs com o iPhone e transformar este último num sensor biométrico transversal a todos computadores.

Conte também com uma proposta de um jogo, que “desanuviar” sabe sempre bem. Estas são algumas das apps para conferir nos próximos parágrafos e galerias de imagens. Fica a primeira, a Paralign.

Sintonizar pensamentos com quem está "na mesma onda"

A Paralign é uma app à medida de quem gosta de citações e frases inspiradoras que promete juntar utilizadores com estados de espírito idênticos.

Nesta espécie de rede social baseada em inteligência artificial vai poder partilhar os seus pensamentos do dia assim como ver quem tenha partilhado citações dentro da mesma “onda” das suas. Pode também fazer pesquisa livre de outros estados de espírito.

Depois disso é possível comentar e até trocar mensagens com os outros utilizadores, isto de forma anónima. A mesma app dá acesso ao recurso Companion, que promete meditação guiada, bem como conselhos para o ajudar a relaxar ou a acalmar.

A Paralign é gratuita e está disponível para Android e iOS. Apesar de ser de utilização anónima, necessita de registo para ser usada, algo que a equipa que a desenvolveu depois acaba por justificar.

 

Transforme o seu iPhone no sensor de impressões digitais do seu computador

Apesar dos novos MacBook Pro já integrarem sensores biométricos, esta app quer levar a funcionalidade de desbloqueio por impressão digital a todos os computadores da Apple.

Esta é uma aplicação muito específica e exigente. Para funcionar, a MacID exige que tenha um iPhone e um Mac com tecnologia Bluetooth de baixa energia. No entanto, se os tiver, vai ser-lhe muito útil.

 

Embora a Apple tenha integrado sensores de impressões digitais nos seus mais recentes computadores, a MacID acredita que todos os computadores da marca da maçã deveriam poder ser desbloqueados com o simples toque do indicador numa placa. E é exatamente isso que faz.

Experimente a Touch Bar dos novos MacBook Pro sem ter de comprar
Experimente a Touch Bar dos novos MacBook Pro sem ter de comprar
Ver artigo

Com esta aplicação, disponível para iOS por 3,99 dólares, os utilizadores podem sincronizar os seus Macs com o seu iPhone e transformar este último num sensor biométrico transversal a todos computadores. Se preferir, pode ainda utilizar passwords escritas ou padrões de desbloqueio em vez da sua impressão digital.

Para além desta funcionalidade, a MacID pode ainda funcionar como uma interface de interação com outras aplicações do seu Mac, como o reprodutor de música, por exemplo. Na app poderá controlar o volume e a reprodução sem precisar de aceder ao programa específico no computador; enviar ficheiros; e ativar funcionalidades de desbloqueio e bloqueio por proximidade.

CM Backup: esta app vai ajudar a guardar toda a informação importante do seu Android 

Ninguém está a salvo de um roubo, um acidente ou mesmo de um ataque de ransomware que impeça o acesso aos dados do telemóvel ou do tablet. E por isso um backup é uma das medidas mais importantes de proteção.

É verdade que o Android permite fazer backups regulares, mas esta é uma ferramenta limitada dentro do sistema operativo e por isso não faltam opções entre aplicações disponíveis na loja Google Play.

A CM Backup é uma das mais populares, apesar de não fazer backup de aplicações. Mas guarda os contactos, mensagens, registos de chamadas e favoritos, para além da informação de agenda, alarmes e algumas outras definições dos equipamentos móveis.

A aplicação faz backup na cloud e também restaura os dados a partir daí, mas pode ajudar a fazer esta recuperação em vários dispositivos. Os utilizadores têm direito a 5 GB grátis para backup, mas não há garantia de que seja para sempre. Conte ainda com a possibilidade de gerir os backups a partir de um website.

A app está disponível gratuitamente para Android.

 

Circles: um puzzle impróprio para quem não joga com as cores todas

Pode ser uma boa proposta para quem gosta do género e é de aproveitar nesta altura, porque costuma ser pago, mas de momento está a custo zero na App Store.

O objetivo é simplesmente o de reordenar todas as cores. Simples mas claro que não tão fácil como pode parecer à primeira vista. O jogo implica rodar cículos e arrastar secções para que as cores fiquem alinhadas como é pretendido.

 

São mais de 20 níveis de dificuldade crescente, em que será sempre necessário encontrar a melhor estratégia para resolver todos os enigmas propostos, numa corrida pelo melhor tempo em cada um deles. A acompanhar prometem-se gráficos "elegantes" e música "tranquilizadora".

A Circles está disponível para iOS e neste momento faz parte de um conjunto de aplicações que a App Store está a disponibilizar de forma gratuita, embora habitualmente seja paga.

Telegram anuncia a integração de novas funcionalidades de vídeo

A app vai também beneficiar com a chegada de um chatbot que permite o pagamento de serviços diretamente nas janelas de conversação.

O Telegram anunciou que vai introduzir uma funcionalidade que permite o envio de mensagens de vídeo, à semelhança do que já tinha acontecido com alguns serviços concorrentes, como o WhatsApp e o Signal.

Neste caso, no entanto, a novidade será lançada com o Telescope, uma nova plataforma de vídeos que servirá para hospedar e partilhar clips mais curtos com os seus seguidores. Um dos pormenores desta última adição é que cada um dos vídeos carregados terá um URL dedicado para a partilha externa.

Para além disso, a app revelou também que vai passar a disponibilizar um novo mecanismo de pagamentos in-app que vai permitir a realização de compras sem abandonar as janelas de conversação. Na prática, isto significa que será possível encomendar refeições ou chamar um táxi com uma simples mensagem no Telegram. Em Portugal, no entanto, não haverá muitos bots nesta app que permitam a interação com outros serviços.

 

A Telegram está disponível para iOS e Android de forma gratuita. E se quiser testar as novas funcionalidades, siga para este link.

KeePass guarda todas as passwords do seu Android de forma fácil

Baseada no projeto open source KeePass, esta aplicação para Android ajuda a proteger a informação sensível em smartphones e tablets Android.

A aplicação não aposta muito no aspecto visual mas funciona bem, protegendo as passwords e informação mais sensível guardada no smartphone ou tablet.

As passwords podem ficar todas guardadas na mesma base de dados, evitando esquecimentos. Mas note que quando guarda este tipo de informação de forma organizada e compilada num único local está também mais sujeito a perdas se houver um ataque a esse serviço. Esta é claramente uma das situações em que é preciso fazer a ponderação entre o conforto e a segurança.

 

Esta aplicação é semelhante a outras que existem para outras plataformas e é baseada no projeto open source KeePass pelo que pode optar por outras implementações se esta não for do seu agrado.

A KeePassDroid é gratuita e está disponível para smartphones e tablets Android.