Tudo começou em maio, quando o YouTube lançou em beta um novo visual para computadores, com o objetivo de tornar o site mais simples e a utilização mais consistente com a experiência de navegação móvel.

A atualização é agora oficializada e traz aspectos comuns aos dois formatos, como a renovação do logótipo e do ícone do YouTube.

 

No que diz respeito aos dispositivos móveis, as mudanças passam pela introdução de um gesto que permite ao utilizador tocar duas vezes no lado direito ou esquerdo de um vídeo, para avançar ou retroceder 10 segundos; pela possibilidade de ver uma linha de vídeos sugeridos enquanto assiste a um vídeo em ecrã inteiro; e pela possibilidade de ajustar da velocidade de reprodução do vídeo.

A equipa do YouTube está também a trabalhar numa opção que permite mudar facilmente a forma de visualização consoante o formato de vídeo que estiver a ver. Há também a promessa de mudança, para breve, da área abaixo do leitor de vídeo, permitindo pesquisar vídeos de novas formas.

As alterações já visíveis passaram ainda pela criação de um cabeçalho branco, com o objetivo de destacar conteúdo, e pela “migração” dos separadores de navegação para a parte inferior da aplicação, para estarem mais próximos dos dedos dos utilizadores, justifica a equipa do YouTube. Também foram adicionados os novos separadores Biblioteca e Conta, entre outras possibilidades.

A versão mobile atualizada do YouTube está disponível para Android e iOS.