A equipa de investigação e desenvolvimento do Facebook criou uma nova aplicação experimental chamada BARS. A app serve para que rappers possam gravar as suas rimas com efeitos vocais, beats criados por profissionais e uma qualidade de som que, de acordo com a empresa, se equipara à de um estúdio. Os vídeos podem depois ser partilhados online.

Os beats podem ser escolhidos num catálogo digital e é até possível escrever as músicas na BARS sendo que, se assim for, a aplicação vai sugerindo palavras que rimem com as que estão a ser escritas, por forma a facilitar o trabalho.

A app conta também com filtros de áudio e vídeo e um autotune que lhe permitirá afinar o resultado final.

Para além de todas estas opções de produtividade, há ainda o modo Challenge que o desafiará a fazer rap em freestyle, seguindo os temas que vão sendo sugeridos pela app.

Nota o TechCrunch que esta parece ser uma nova forma de rivalizar com o TikTok, ainda que com um produto especializado em rap, uma vez que a BARS apenas suporta vídeos com até 60 segundos. O software tem até uma interface semelhante.

Em entrevista ao portal, DJ Iyler, da equipa de investigação e desenvolvimento do Facebook, afirmou que esta criação nasce da constatação de um problema que é "o acesso a estúdios de gravação e a equipamento de produção [ser] limitado para rappers que estão mesmo a começar" e do facto de a pandemia ter suspendido as performances ao vivo.

 A BARS ainda está disponível numa beta fechada e apenas para iPhones. Os rappers que quiserem começar a criar com a app podem descarregá-la e inserir o seu nome na playlist.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.