Em média, cada utilizador verifica o seu telemóvel - pegando-lhe e olhando para as notificações no ecrã principal - pelo menos uma vez por hora. E algumas aplicações são responsáveis por aumentar a ansiedade de estar sempre ligado.

Esta semana trazemos-lhe mais algumas apps para rechear o seu smartphone, mas a ideia não é aumentar o stress. Alguns jogos, ferramentas de otimização e limpeza, uma aplicação de orientação e outra para o ajudar a fazer exercício estão no "menu" da semana, tudo para tornar o seu equipamento mais útil.

Aproveite alguns momentos de pausa e verifique as aplicações que lhe sugerimos nas próximas páginas. Vai ver que algumas podem ser úteis para o seu dia-a-dia, ou para ajudar nos momentos de entretenimento.

 

Serviço português Glymt permite ganhar dinheiro com vídeos gravados através do smartphone
Não precisa de ser profissional, apenas precisa de garantir que as gravações têm qualidade. Além de criar o seu próprio banco de imagens, o utilizador pode ainda responder a pedidos específicos das marcas.

E se ganhar dinheiro fosse tão fácil como pegar no smartphone, iniciar a aplicação da câmara e gravar um vídeo? É justamente isso que a Glymt pede aos utilizadores: gravem vídeos entre cinco a 20 segundos e ganhem, no mínimo, 20 euros por cada criação.

Claro que para ganhar o dinheiro tem de haver alguém que compra. E é justamente nisso que a Glymt está a trabalhar neste momento: por um lado no reforço de criadores, por outro no reforço de empresas que marcam presença na plataforma. Até ao momento são quase seis mil os utilizadores e empresas, como a Nestlé, que já recorreram ao serviço.

Ainda que as imagens compradas pelas marcas possam não chegar ao grande ecrã, como muitos pensarão, podem no entanto servir como exemplos em demonstrações internas.

Do lado dos utilizadores só há necessidade de cumprir alguns requisitos, como o vídeo ser em HD e não poder conter, entre outros elementos, cenas sexuais. Nuno Bártolo explicou que por agora a verificação dos vídeos implica sempre “um par de olhos”, mas que parte do processo é automatizado no que diz respeito às especificações técnicas do vídeo.

Quem dá, também tira uma percentagem
A aplicação é gratuita e não há nenhuma funcionalidade que precise de ser comprada para que funcione a 100%. Por agora a única forma de a Glymt gerar dinheiro é através da coleta de uma percentagem do negócio que é feito entre utilizadores e “requerentes”.

Isto porque se o preço base para um vídeo curto é de 20 euros, os valores conseguidos podem ser mais avolumados, mas neste caso são as próprias marcas quem define o cachê, o guião e outras indicações para o vídeo.

Nuno Bártolo revelou que internamente existem números que gostava de atingir com a Glymt até ao final do ano, só não os partilhou publicamente. No entanto ficou a indicação de que os estudantes são um público-alvo importante para a empresa, pois além de ser uma faixa social que procura receitas sem compromissos, têm também o tempo disponível para a criação de um portfólio mais completo e com maiores hipóteses de rentabilização.

Veja a próxima aplicação

Table Top Racing: um jogo que merece lugar no seu smartphone
Se gosta de velocidade, corridas e de jogos divertidos, o TTR é sem dúvida uma opção a considerar. Os mais saudosistas poderão até matar saudades do estilo imortalizado pelo jogo Micro Machines.

Tem diversão, tem desafio e tem gráficos muito apelativos. O jogo chama-se Tablet Top Racing, está disponível para dispositivos móveis com iOS ou Android e pode ser daqueles jogos que ficam no seu dispositivo durante muito tempo, garantindo largos minutos de entretenimento.

O tema é simples: é um jogo de corridas de carros miniatura, lembrando a série Micro Machines. Os cenários vão mudando e transportam o utilizador para diversas localizações, como as divisões da casa.

Além de ter que dar o seu melhor para conseguir vencer a corrida, vai também contar com a ajuda de algumas armas que o vão ajudar a recuperar terreno perdido para a concorrência.

Veja a próxima aplicação

E se fazer exercício fosse sempre um desafio com consequências, ia a jogo?
Se a motivação é o que o impede de fazer exercício mas não gosta de perder nem a feijões, esta app portuguesa pode ter reunido os ingredientes certos para que nunca mais seja vencido pela preguiça.

Tem diversão, tem desafio e tem gráficos muito apelativos. O jogo chama-se Tablet Top Racing, está disponível para dispositivos móveis com iOS ou Android e pode ser daqueles jogos que ficam no seu dispositivo durante muito tempo, garantindo largos minutos de entretenimento.

O tema é simples: é um jogo de corridas de carros miniatura, lembrando a série Micro Machines. Os cenários vão mudando e transportam o utilizador para diversas localizações, como as divisões da casa.

Além de ter que dar o seu melhor para conseguir vencer a corrida, vai também contar com a ajuda de algumas armas que o vão ajudar a recuperar terreno perdido para a concorrência.

 

Veja a próxima aplicação

Limpezas de Verão no smartphone? Sim, se faz favor

Otimizar a memória e aumentar a velocidade do smartphone estão entre as melhorias possíveis de obter com alguns poucos passos de "limpeza" no equipamento. E há algumas apps que podem ajudar.

O Clean Master é uma das apps mais populares para a limpeza do Android, e já conta por isso com mais de 100 milhões de utilizadores em todo o mundo.

O que a app faz é limpar os ficheiros que já não são necessários, nomeadamente em cache, e que ocupam espaço valioso, sobretudo em equipamentos com rquivos limitados. Mas o Clean Master também otimiza a memória, facilita a mudança de aplicações para um cartão SD e traça um mapa do que mais está a "pesar" no seu smartphone.

 

 

Se quiser experimentar pode instalar o Clean Master a partir da loja de aplicações da Google. É gratuito.

Veja ainda o vídeo sobre o potencial de limpeza da app.

 

 

Veja a próxima aplicação

 

Thumbeo: vai uma boleia para chegar ao destino?
Os sites de partilha de boleias já estiveram na moda e quase caíram no esquecimento, mas de vez em quando há um novo projeto que chega para não deixar morrer a ideia. Vai uma boleia para chegar ao destino.

Se muitos projetos deste género focaram atenções essencialmente no conceito de carsharing, como alternativa para chegar ao trabalho no dia-a-dia, ou para ir a casa ao fim de semana quando a universidade fica longe, o Thumbeo quer ir mais longe.

O serviço propõe-se ser uma plataforma de troca de contactos entre quem conduz e quem quer viajar à boleia para qualquer parte do mundo. Os promotores do site prometem “os melhores preços e com os melhores condutores”.

A partir da app é possível publicar boleias, consultar ofertas e conversar diretamente com os outros utilizadores da plataforma. É tudo gratuito e está disponível para Android. 

 

Veja a próxima aplicação

 

Coloque os seus próprios recados no ecrã principal do Windows Phone
Uma das características diferenciadoras do sistema operativo móvel da Microsoft é o design em azulejos dinâmicos. E também o utilizador pode fazer os seus próprios “tiles”, com lembretes e chamadas de atenção.

 

 

A aplicação Notility permite aos utilizadores criarem ícones dinâmicos para o ecrã principal do Windows Phone, mas aqui com a vantagem de cada um poder escolher a informação que lá é disponibilizada. É uma aplicação especialmente valiosa para quem gosta de registar lembretes.

A ferramenta permite que o utilizador defina um azulejo com duas partes, sendo que as mesmas vão trocando entre si a cada 20 segundos.

Depois são disponibilizadas várias opções de personalização como a fonte a ser usada, o tamanho da letra, o alinhamento e o tamanho do próprio ícone

Sabendo que o ecrã principal dos equipamentos é aquele no qual os utilizadores passam boa parte do seu tempo, existe assim uma menor probabilidade de esquecer-se de algumas coisas, ainda para mais sabendo que o azulejo foi criado por si.

A aplicação pode ser descarregada de forma gratuita a partir da loja do Windows Phone, que sofreu recentemente uma reformulação visual.

 

Já decidiu que aplicações vai instalar? Amanhã há mais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.