Há uma nova funcionalidade chamada Channels, ou Canais em português, a caminho do WhatsApp. De acordo com a Meta, o mais recente recurso a chegar à aplicação de mensagens instantâneas foi concebido para ajudar os utilizadores a receberem atualizações importantes, de pessoas ou organizações, de forma privada e simples.

A empresa liderada por Mark Zuckerberg afirma que a privacidade é uma prioridade e a funcionalidade conta com as mesmas proteções aplicadas a outros recursos disponíveis no WhatsApp.

WhatsApp | Canais
WhatsApp | Canais créditos: Meta

Como explica a tecnológica, os administradores não podem adicionar seguidores aos Canal, para preservar as capacidades de escolha e controlo do utilizador. Além disso, o histórico dos canais ficará disponível apenas durante 30 dias, desaparecendo automaticamente após essa data.

Através da funcionalidade, que se afirma como “uma ferramenta de transmissão unidirecional”, permitindo a partilha de texto, imagens, vídeos, autocolantes e votações por parte dos administradores, os utilizadores poderão aceder a um novo separador, chamado Atualizações, que estará separado das conversas com a família, amigos e comunidades.

Veja o vídeo

Numa primeira fase, os Canais vão estar disponíveis na Colômbia e em Singapura. A Meta detalha que, para o lançamento, o WhatsApp trabalhou com um conjunto de organizações em ambos os países, como a Singapore Heart Foundation e a Colombia Check.

Entre os parceiros globais de lançamento incluem-se ONGs, como a International Rescue Committee (IRC), a Organização Mundial de Saúde (OMS), e clubes desportivos, como o FC Barcelona e o Manchester City.

A gigante tecnológica afirma que a funcionalidade de Canais será lançada em mais países ao longo dos próximos meses, dando também aos utilizadores a possibilidade de criarem Canais próprios.