O fim de semana foi longo é é provável que tenha gasto a bateria do seu smartphone ou tabet várias vezes, mas também a paciência com algumas apps, que "esgotaram" as opções e as funcionalidades. Mas a equipa do SAPO TEK tem novas sugestões para si!

Sabemos que não há nada como instalar novas aplicações para conseguir dar mais gás aos telemóveis e esta semana testámos algumas que podem ser úteis para ajudar a poupar no tráfego de dados, ou para traduzir de outros idiomas, em conversa ou texto escrito. Mas também há uma aplicação solidária e vários jogos para "matar tempo" ou animar momentos de lazer.

Passe pelas nossas sugestões de aplicações para iOS e Android e veja as que pode instalar. São todas grátis.

LxConnect ajuda a dar e receber apenas com um clique solidário

Nascida na freguesia do Lumiar, a iniciativa já conta com 130 instituições registadas e pretende inspirar outras regiões do país a pôr pequenos projetos no mapa.
A LxConnect é um site e uma aplicação que tem como objetivo dar a conhecer as necessidades de pequenas instituições locais e que pretende ser um “exemplo do que se consegue quando a intervenção social anda de mãos dadas com a tecnologia, na optimização e facilitação do acesso à informação sobre as instituições e serviços que rodeiam os cidadãos”, lê-se em comunicado.

Dividida em quatro categorias e cores, é possível saber toda a informação sobre as instituições sociais em Lisboa: quem são, que serviços prestam, de que necessitam e que eventos comunitários desenvolvem.

A cor azul indica quais são as instituições que necessitam de bens materiais e como fazer donativos, a amarelo pode saber-se como é que essas instituições podem ajudar, no verde é possível aceder à lista das instituições mais próximas e no rosa pode-se consultar o calendário de eventos.

A aplicação foi criada em parceria com o Centro Social da Musgueira no âmbito do programa municipal BIP/ZIP da Câmara de Lisboa e, dois dias depois da apresentação, já tinha mais de 200 utilizadores.

É possível descarregar a app em para iOS e para Android.

Snapchat estreia filtros que reconhecem animais de estimação e alimentos

A funcionalidade surge no leque de filtros da app sempre que o utilizador captar imagens de um animal, de comida ou de qualquer outro objeto suportado.

É sabido que o Snapchat está em vias de estrear um novo design na sua aplicação, mas ainda antes dessa novidade chegar às mãos dos utilizadores, a empresa resolveu lançar dois novos filtros, que não só primam pela apresentação, como pela peculiar funcionalidade de reconhecer animais, alimentos e alguns objetos.

Os filtros surgem sempre que o utilizador captar imagens (vídeos ou fotografias) de uma das coisas acima mencionadas. Os exemplos podem ser vistos na galeria abaixo:

Tendo em conta os resultados negativos que a empresa tem apresentado, é possível que esta funcionalidade venha a servir para abrir portas a novos tipos de interação entre os utilizadores e as marcas. Como sublinha o Mashable, embora os filtros apenas consigam reconhecer um conjunto limitado de objetos (por enquanto), é possível que esta tecnologia venha a estebelecer uma ponte com um novo tipo de ações de promoção.

Um dos exemplos dados é articulado com a ajuda de um copo de café, que uma vez publicado por um utilizador no seu feed do Snapchat, pode desbloquear a oferta de um cupão de desconto para ser utilizado da próxima vez que visitar o espaço.

Recorde-se que em 2015 a empresa patenteou um sistema publicitário baseado no reconhecimento de objetos.

Kingsman coloca o seu smartphone Android ao serviço da justiça

Eggsy, Harry e Merlin voltam a enfrentar o crime organizado numa app para Android que testa a lógica e a destreza dos jogadores.
A aplicação ainda não foi lançada e pode não ser estável, mas está disponível para download na loja Google Play, estando para breve a versão iOS.

O guião, como tudo indica, é semelhante ao dos filmes Kingsman, onde os agentes secretos mais british usam a lógica e as mais variadas armas para enfrentar os inimigos. Aqui pode mesmo ajudar a construir a base dos Kingsman com quartos secretos e os mais diversos níveis de defesa.

A app é gratuita mas tem compras in-app, e está recomendada para maiores de 16 anos.

O famoso Sonic está de volta para mais uns sprints no smartphone

A mascote da Sega está de regresso às plataformas iOS e Android com Sonic Forces: Speed Battle. Nesta batalha de velocidade vence, obviamente, quem for mais rápido. Só que a corrida não é, obviamente, fácil.

O colorido e os sons caraterísticos dos populares títulos que têm como protagonista o porco-espinho azul da Sega marcam, como não poderia deixar de ser, presença neste recente título para dispositivos móveis.

A azáfama também é a do costume: há que correr e pular bastante, seja para apanhar anéis ou para evitar os inimigos. Pelo meio tem acesso a minas, raios, bolas de fogo e tornados para atacar os vilões e pode ganhar troféus para desbloquear o acesso a novos circuitos e personagens.

Além do Sonic, pode também escolher Amy, Tails, Knuckles, Shadow ou Rouge, entre outros, como protagonistas para jogar.

Sonic Forces: Speed Battle é um título multijogador e está disponível, gratuitamente, para iOS e Android, embora com possibilidade de compras na aplicação.

Traduza tudo e mais alguma coisa com a app Tradutor da Microsoft

A ambição é grande, mas a competência também. O Tradutor da Microsoft propõe-se traduzir tudo a partir de texto, imagens e voz.

A aplicação da Microsoft suporta mais de 60 idiomas e foi desenhada para traduzir texto, imagens e até conversas, ou instruções de voz. Basta definir o idioma de origem e de destino e escolher o método de interpretação, seja a câmara, o teclado ou a voz. Pode também traduzir a partir de imagens guardadas. Desde que exista texto este é interpretado.

A tradução pode ser feita online ou offline, sendo que neste caso precisa primeiro de descarregar a linguagem. E depois é só começar a usar.

Uma das últimas funcionalidades é a possibilidade de traduzir uma conversa entre pessoas de duas línguas diferentes, onde o ecrã fica dividido para "escutar" e traduzir cada uma das frases. A Microsoft desenvolveu também a possibilidade de tradução de conversa entre várias pessoas que segundo a empresa pode suportar até 100 participantes.

Vale a pena espreitar também o guia de frases de traduções já verificadas e guias de pronúncia para ajudar a aprender frases importantes para quando viaja ou precisa de comunicar com alguém de outra língua.

A app é gratuita e está disponível para download na loja Google Play para dispositivos Android e na App Store da Apple para iPhone e iPad. Já vem pré-instalada em alguns smartphones Huawei, nomeadamente no Mate 10 Pro.

Datally da Google ajuda-o a ser mais poupado nos dados móveis

Além de contabilizar o consumo geral de dados, a aplicação permite definir notificações diárias, semanais ou mensais do que já gastou.
A Datally funciona como um administrador de consumo que precisa ser pré-configurado: uma vez instalada, oferece ferramentas para que o utilizador decida quais as apps que quer ligar, quais ficam a funcionar em segundo plano e contabiliza em tempo real quantos dados já foram consumidos.

Outra das suas funções é a de localizar pontos de acesso wi-fi públicos. Baseando-se em dados fornecidos pelo Google Maps, o Datally mostra pontos públicos e/ou estabelecimentos com internet pública, o tipo de ligação (se aberta, com senha ou se exige login através de um pré-cadastro na web) e indica a rota mais simples para chegar lá.

A ferramenta que também dá dicas de como poupar dados móveis está disponível para smartphones e tablets Android.

O vídeo explica o modo de funcionamento.

Fã de jogos para “matar o tempo”? Então vai gostar do 4 fotos 1 palavra

Há um ou outro tipo de aplicações que devemos ter sempre no smartphone e os jogos são, com certeza, um deles.

Pela diversão, desafio ou simplesmente como auxiliares para ajudarem a passar o tempo, os jogos são sempre um bom recurso para ter à mão no smartphone. O 4 fotos 1 palavra cabe no último género mencionado.

O funcionamento é simples: a cada jogada são mostradas quatro imagens e, numa espécie de jogo da forca, é preciso adivinhar as respetivas letras para cada espaço. De início, as palavras são simples de perceber, mas a cada nova rodada as coisas vão ficando mais complicadas.

O 4 Pics 1 Word – nome original do jogo – é gratuito, mas com publicidade e compras in-app e está disponível em oito idiomas, português incluído, em versões para Android e iOS.

Já decidiu que aplicações vai instalar no seu smartphone ou tablet?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.