A Sensor Tower é uma empresa americana conhecida pelas suas análises de mercado, especialista em insights sobre a economia relacionada com aplicações para smartphones. A empresa está agora a ser acusada de estar ligada a cerca de 20 aplicações que recolhem dados dos utilizadores sem autorização. Algumas das apps não são listadas publicamente como parte da sua oferta, mas foram identificadas em currículos de programadores ligados à empresa.

A investigação feita pela Buzzfeednews dá conta que milhões de pessoas que instalaram as aplicações Free and Unlimited VPN, Luna VPN, Mobile Data, e Adblock Focus da Google Play; e Adblock Focus e Luna VPN em iOS viram os seus dados recolhidos pela Sensor Tower. Alertadas pela publicação, as plataformas já terão removido algumas delas e estão a investigar todas as apps envolvidas.

tek sensor tower

Tal como é explicado, as aplicações da empresa pedem aos utilizadores para instalar uma certificação de raiz, que é um ficheiro que permite aceder a todo o tráfego de dados que passa pelo smartphone. Em declarações à publicação, a Sensor Tower refere que apenas coleta dados de analítica e de forma anónima, integrados nos seus produtos. A empresa trabalha os dados, dando insights de popularidade, tendências e potencial de receitas das aplicações aos seus clientes.

Das cerca de 20 apps referidas como utilizadas para recolher dados, a maioria já foram descontinuadas. A empresa arguentou dizendo que estas não acediam a informação sensível e pessoal dos utilizadores. Ainda assim, as que foram removidas das lojas violaram as políticas de utilização das respetivas plataformas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.