Seis estudantes do terceiro ano de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra produziram uma aplicação chamada Clave de Fala, que tem como objetivo facilitar a comunicação de pessoas com limitações de voz. A aplicação foi criada no âmbito da cadeira de Processos de Gestão e Inovação, e a ideia surgiu porque um dos elementos do grupo tem um problema auditivo, tendo sentido “na pele” os embaraços na comunicação.

A equipa salienta como pode ser complicado executar tarefas tão simples, como pedir um medicamento na farmácia para gripe e ter problemas em exprimir-se. A aplicação pretende assim ajudar essas pessoas com maior dificuldade.

A app gratuita, que será lançada na próxima quarta-feira, dia 5, para Android na Play Store, pretende ser intuitiva e prática, divide-se em seis categorias: saúde, transportes, direitos, alimentação, compras e direções. Em cada uma, os utilizadores têm acesso a diversas frases rápidas tendo em conta as suas necessidades, dispensando a necessidade de escrever. Mas se pretenderem, podem editar a frase para uma utilização mais pessoal. Esse texto pode ser depois transformado em mensagem de voz.

Segundo os seus criadores, a aplicação tem uma backend que aprende continuamente com o perfil e ações dos utilizadores, sugerindo-lhes as melhores frases possíveis no dado momento. Para ajudar no desenvolvimento do projeto, os estudantes contaram com o apoio da Associação Portuguesa de Limitados da Voz, para perceber melhor as necessidades reais destas pessoas.

A equipa salienta que a aplicação poderá ser melhorada por todos os interessados, disponibilizando o código para domínio publico.