
A Switch 2 já se encontra no mercado, batendo recordes de vendas no lançamento, mas como seria de esperar começam a surgir algumas queixas de eventuais defeitos da consola. Um deles diz respeito ao indicador da bateria, na informação sobre a autonomia restante. Alguns utilizadores reportaram o problema de o indicador mostrar menos capacidade do que o tempo disponível de utilização da consola. Ou seja, o indicador diz que a bateria está quase no fim, quando na verdade ainda tem muito tempo para se manter ligada.
A Nintendo já assumiu esse problema e deu as boas notícias: não tem a ver com a bateria em si, mas um erro relativo ao software que indica a percentagem que tem de autonomia. E isso pode ser resolvido facilmente em alguns passos, explica a Nintendo.
O processo em si poderá ser um pouco demoroso (e aborrecido), uma vez que a fabricante diz que será necessário repetir o processo diversas vezes, já que o mostrador da bateria não refletirá de imediato melhorias se apenas o fizer uma vez. Mas poderá significar não ter que enviar a consola para garantia ou fazer uma troca na loja.
Siga os seguintes passos:
1 – Garanta que a consola está atualizada com a mais recente versão disponível.
2 – Tem de definir os três modos de “Auto-Sleep” para Nunca. Para aceder a esta opção, a partir do menu Home, escolha definições de sistema, avance para baixo no menu da esquerda e escolha Modo de Descanso. Defina as opções “Automático (a jogar no ecrã da consola)”, “Automático (a jogar na TV)” e “Automático (a reproduzir conteúdos) para nunca.

3 – Ligue o carregador de corrente diretamente à consola (não à dockstation).
4 – Faça um carregamento da consola até que esta esteja totalmente cheia, a 100% (ou deixe-a a carregar pelo menos por três horas).
5 – Deixe a consola parada, ligada ao carregador de energia por mais uma hora.
6 – Depois de passar uma hora, desligue o carregador da consola e deixe que a consola mantenha o ligado o menu Home entre três a quatro horas (o tempo restante de bateria deverá ser gasto o máximo possível).
7 – Quando a carga da bateria estiver quase gasta, desligue a consola e deixa-se estar quieta por pelo menos 30 minutos.
8 – Deverá repetir o processo dos passos 3 a 6 várias vezes. A Nintendo garante que o indicador da carga da bateria vai melhor gradualmente ao repetir estes processos.
A Nintendo refere que estes passos devem ser suficientes para recuperar a informação correta da bateria. Se ainda assim os sintomas persistirem, será então necessário ativar o serviço de assistência para a recuperação da consola, contactando o vendedor para a respetiva garantia.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
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