Foi exatamente há 10 anos que a finlandesa Rovio decidiu apresentar ao mundo os Angry Birds. A luta dos “pássaros furiosos” contra malvados porcos verdes rapidamente se tornou num fenómeno mundial, passando de um simples jogo para dispositivos móveis para o universo da sétima arte, dos desenhos animados e do merchandise, contando com mais de 1,8 biliões de produtos vendidos.
Para celebrar uma década de existência, os Angry Birds decidiram usar a sua “raiva” para o bem e lançaram a campanha “Bring the Anger”. A Rovio encorajou os jogadores da mais recente versão do jogo a mostrar o seu apoio às causas humanitárias, desafiando-os a “rebentar” 10 mil milhões de porcos verdes. Uma vez atingido o objetivo, a empresa finlandesa fez uma doação de 100 mil dólares ao Fundo de Emergência para a Educação da UNICEF. O donativo vai ajudar crianças em zonas de conflito ou locais afetados por emergências por todo o mundo.
Na campanha “Bring the Anger” houve também espaço para diversas iniciativas de consciencialização do público, incluindo uma “Venting Machine” em Nova Iorque. Ao utilizar a máquina, os transeuntes habilitavam-se a ganhar prémios surpresa ao libertar as suas frustrações, contando até com ajuda do wrestler da WWE The Big Show. Além disso, a Rovio aliou-se à Spin para desenvolver as “Rage Riders”, descritas como trotinetas elétricas movidas a “raiva”.
Em 2012, a primeira versão do Angry Birds tornou-se no primeiro jogo para dispositivos móveis a chegar à marca de um bilião de downloads. Dez anos depois do seu lançamento, a febre dos “pássaros furiosos” continua e, de acordo com a Rovio, parece não ter fim à vista, contando, até à data com mais de 4,5 biliões de downloads.
Segundo a criadora do popular franchise, o título chegou verdadeiramente aos quatro cantos do mundo. O local mais remoto em que alguém chegou a jogá-lo foi na Antártida, onde, para sua surpresa, já foi descarregado nove vezes. Mas não é tudo: em 2013, os Angry Birds chegaram ao espaço graças a uma colaboração entre a Rovio e a Agência Espacial Norte-Americana, contando até com a participação de Don Pettit, um dos astronautas da Estação Espacial Internacional.
Embora muitos os conheçam pelo seu temperamento mais zangado, o grupo de pássaros tem vindo a ser protagonista de inúmeras campanhas por causas sociais. Os Angry Birds ajudaram, ainda neste ano, pessoas com necessidades especiais a jogar e, em 2018, auxiliar famílias cujos filhos foram diagnosticados com cancro. Em 2015, a luta contra as mudanças climáticas e a proteção de espécies animais em perigo de extinção esteve também na sua agenda.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Estamos sozinhos no Universo? Pergunta foi a base do projeto SETI há 40 anos -
App do dia
Task Kitchen: a app que transforma listas de tarefas em agendas eficientes -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários