Para quem é dono de um animal de estimação, estar em dois sítios ao mesmo tempo seria certamente um alívio. Mas enquanto a omnipresença continua ausente do leque de possibilidades humanas, a tecnologia vai preenchendo o vazio e disponibilizando cada vez mais formas de existirmos em dois espaços em simultâneo.

Embora cães e gatos não tenham (ainda) smartphones adaptados às suas capacidades, há empresas que se têm dedicado a articular os potenciais da tecnologia com as necessidades dos animais e projetado gadgets que nos ajudam a saber o que se passa com eles, mesmo quando estamos longe.

O novo aparelho que pretende dar resposta a esse problema é o Furbo, uma câmara com um depósito para biscoitos que permite atirá-los para os seus cães e gatos através do smartphone.

O gadget tem um microfone embutido que, não só permite comunicar com os animais de estimação como permite ouvi-los no telefone. Para complementar o gadget há um sensor que deteta quando o seu cão ladra e lhe envia, automaticamente, uma notificação: “O seu cão está a ladrar. Deseja ver como ele está?”.

A câmara multifunções não serve apenas como ponto de vigilância. Através da aplicação que liga o telefone ao Furbo, é possível tirar fotografias, gravar vídeos e fazer zoom em partes da imagem. E não vai ser preciso deixar a luz da sala ligada, o Furbo tem um modo de visão noturna.

No entanto, a funcionalidade que a equipa de desenvolvimento promove com mais entusiasmo é a possibilidade de fazermos com que o aparelho atire biscoitos para os animais de estimação para que eles os apanhem no ar, em vez de os dispensar simplesmente.

Na campanha de crowdfunding lançada no Indiegogo, a empresa estabeleceu os 50 mil dólares como meta a atingir. Com um mês ainda pela frente, o Furbo já angariou muito mais do que isso, somando neste momento acima de 90 mil dólares. Quem participar na campanha pode comprar o gadget por 100 dólares. Deve receber o "brinquedo" em julho.