Este fim-de-semana tem sabor a miniférias e o excelente tempo convida a uma ida à praia ou a passear pelo campo. Mas nas horas mais calmas, de preferência à sombra, nada como experimentar novidades para o smartphone. Há novidades frescas esta semana, sejam jogos ou apps úteis para experimentar.

Nas aplicações conte com sugestões para encontrar novas músicas e criar playlists, num sistema semelhante ao Tinder. Mas também uma proposta para criar montagens fotográficas a partir de uma app. E para o caso de precisar identificar propriedades também o pode fazer através do smartphone.

No campo dos jogos divertidos, há uma proposta de ação com puzzles à mistura, num ambiente do velho oeste. Mas também um shooter com um ambiente espacial.

Conheça ao detalhe as propostas, considerando que também pode relembrar a lista de borlas temporárias que pode ainda instalar.

Sabe como funciona o Tinder? Na app SongSwipe o match faz-se com músicas

A SongSwipe permite que ouça um trecho de uma música e deslize para a direita se gostar ou para a esquerda se não gostar, “à Tinder”, ajudando os seus utilizadores a criarem playlists.

A SongSwipe quer ajudá-lo a criar as suas playlists com base em escolhas que vai fazendo perante as músicas apresentadas.

Comece por criar sessões de acordo com categorias ou estados de espírito e adicione um género, artista ou música que goste ou deseja descobrir. A aplicação faz o resto apresentando-lhe um feed de músicas para ouvir e decidir se gosta delas ou não.

As músicas daquela sessão ficam depois agrupadas em "Liked" e "Disliked", podendo ser acedidas ou exportadas automaticamente para uma playlist. Pode ir apagando os grupos de músicas relativos às sessões ou mesmo apagar determinada sessão, criando outras.

A SongSwipe é gratuita com compras dentro da aplicação e está disponível para dispositivos iOS a partir da App Store.


Divirta-se a criar montagens fotográficas com a ajuda da HyperPhoto

Em destaque na HyperPhoto estão as suas funcionalidades de remoção do “pano de fundo” de imagens e de seleção de elementos. Para facilitar a criação de montagens a aplicação permite que trabalhe por camadas.

Gosta de criar montagens fotográficas? A HyperPhoto é uma aplicação que lhe dá a possibilidade de as fazer diretamente no seu iPhone: seja para projetos como websites e lojas online, redes sociais ou até para criar postais para ocasiões especiais com um aspecto mais “fora da caixa”.

Em destaque na aplicação estão as suas funcionalidades de remoção do “pano de fundo” de imagens e de seleção de elementos. Para facilitar a criação de montagens a HyperPhoto permite que trabalhe por camadas, sendo possível editar certos elementos sem comprometer o aspecto de outros.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a HyperPhoto

Como explica o criador, todo o processamento é realizado no smartphone do utilizador, recorrendo a tecnologia da Apple, incluindo modelos de Machine Learning baseados no CoreML da empresa da maçã.

Para dar um toque ainda mais especial às suas criações a HyperPhoto também inclui outras funcionalidades de edição, permitindo ajustar cores, aplicar filtros, criar contornos e sombras ou ainda decorar as montagens com texto.

A HyperPhoto está disponível para iOS, a partir da App Store. Além do seu modo gratuito a aplicação dispõe de um modo Pro pago, com um preço de 9,99 euros por ano, que desbloqueia a possibilidade de descarregar fotos sem “marcas de água” e de exportar projetos com alta resolução.


Tem propriedades para identificar? Já o pode fazer facilmente com a ajuda do smartphone

A plataforma BUPi acaba de ganhar uma aplicação móvel para facilitar a identificação dos limites de propriedades rústicas e mistas.

O Balcão Único do Prédio (BUPi) conta, a partir de agora, com uma aplicação móvel que permite aos técnicos, cidadãos e outros utilizadores identificarem os limites de propriedades rústicas e mistas recorrendo a um smartphone ou tablet.

A partir da nova aplicação os utilizadores podem obter as áreas dos seus terrenos, fazer a gestão rápida de todas as suas propriedades e partilhar a informação por email, de forma simples.

Para adicionar um terreno rústico ou misto terá de se deslocar a esse terreno e marcar os respetivos vértices através da aplicação. De resto, será seguir os passos explicados, de forma simples e prática, no tutorial apresentado numa primeira utilização da app.

A aplicação do BUPi está disponível para download gratuito, tanto para dispositivos Android, como para dispositivos com sistema operativo iOS, respetivamente, a partir da Google Play e da App Store.


Crack Shooter é um jogo de cowboys que mistura ação e puzzles

A simplicidade dos controlos torna este jogo de ação viciante, desafiando a eliminar todos os inimigos para avançar.

Apenas precisa do polegar para jogar Crack Shooter, um jogo de ação que coloca a personagem, um cowboy, a eliminar todos os inimigos do ecrã para avançar. Apenas tem controlo direto sobre as direções, porque os disparos são automáticos e direcionados aos inimigos. O desafio é que a personagem apenas dispara quando está parado, por isso, passará um tempo a fugir das balas adversárias, conjugando assim a perícia entre a ação e os reflexos.

A ação decorre entre corredores sucessivos e sem interrupções que demarcam os níveis. A barreira para a sala seguinte só abre quando se elimina todos os inimigos. Há que ter em conta os movimentos, o tipo de ataques e claro, os obstáculos no cenário que tanto servem de proteção contra os ataques adversários como barreiras para os atingir.

Veja na galeria imagens do jogo:

Ao longo das salas poderá também escolher habilidades especiais, desde a possibilidade de fazer ricochete com as balas, disparos para diferentes direções, usar canos duplos das armas e muitos outros. E sempre que elimina um inimigo, um medidor vai enchendo para aceder a um power up, que pode ser muito eficaz contra inimigos mais fortes. Ou mesmo os bosses que aparecem ao fim de alguns níveis.

O jogo é simples e divertido, com um grafismo simples, mas agradável, para breves sessões casuais. Pode fazer o download gratuito em versões iOS e Android.


Ainda sabe localizar a estrela polar e as principais constelações?

Durante milhões de anos as estrelas serviram de pontos de orientação, mas hoje a poluição luminosa, e a falta de treino, fazem com que seja cada vez mais difícil perceber onde estão as principais constelações. Esta app pode dar uma ajuda.

A Heavens Above é uma das várias aplicações que existem para ajudar a localizar estrelas, constelações, cometas e também satélites ou as estações espaciais que orbitam a Terra, e o SAPO TEK já referenciou aqui várias. Mas esta é uma das mais bem qualificadas e foi até apontada como a mais correta por um astrónomo do Dark Sky Alqueva, por isso decidimos voltar a falar nela.

Existe também um site, mas a app torna mais prático a utilização da ferramenta de localização das estrelas e dos principais objetos que cruzam o céu visível.

Clique nas imagens para mais detalhes

A informação é detalhada mas não impercetível para os comuns mortais, e pode ajudar a descobrir mais pormenores e informação sobre o céu, sendo a app uma boa companheira para uma sessão de observação noturna

A aplicação Heavens Above está disponível para Android e é gratuita.


It’s Still a Space Thing: Preparado para combates espaciais com explosões e armadilhas à mistura?

It’s Still a Space Thing conta com 60 níveis desafiantes, com muitas explosões e armadilhas à mistura, além de inimigos sempre prontos a atacar quando menos espera.

Em It’s Still a Space Thing terá de encarnar o papel de um protagonista que tem como missão proteger uma base espacial, eliminando o vasto conjunto de inimigos que a estão a atacar.

Criado por Brad Erkkila, o jogo é uma sequela de It’s a Space Thing, lançado em 2016. Ao contrário do primeiro título da série, que se apresenta como uma espécie de Shoot Em Up vertical, It’s Still a Space Thing “salta” para o mundo dos jogos de plataformas, mantendo, no entanto, algumas mecânicas-base do original.

Clique nas imagens para mais detalhes

Ao todo, o jogo conta com 60 níveis desafiantes, com muitas explosões e armadilhas à mistura, além de inimigos sempre prontos a atacar quando menos espera. Em It’s Still a Space Thing há ainda espaço para três arenas arcade.

À medida que avança tem também a possibilidade de apanhar itens especiais e pedras preciosas que podem ser utilizadas para fazer o upgrade às capacidades do protagonista.

It’s Still a Space Thing está disponível gratuitamente, com anúncios, tanto para Android, através da Play Store, como para iOS, a partir da App Store.


Tenha um fim de semana prolongado em cheio com novas “borlas” temporárias para Android e iOS

Esta semana os jogos voltam a estar em destaque, entre quebra-cabeças, RPGs e títulos de sobrevivência. Aproveite estas "borlas" antes que voltem ao seu preço original.

Aproxima-se um fim de semana prolongado, com o feriado do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas a assinalar-se esta sexta-feira e, se vive em Lisboa, tem ainda o Dia de Santo António a 13 de junho. Para que não lhe falte animação, a equipa do SAPO TEK preparou uma nova seleção de “borlas” temporárias de aplicações das lojas da Google e Apple.

Esta semana os jogos voltam a estar em destaque, entre quebra-cabeças, RPGs e títulos de sobrevivência, incluindo várias propostas que voltam a estar gratuitas temporariamente para que as possa experimentar caso não as tenha aproveitado anteriormente.

Não se esqueça: as aplicações que lhe propomos dispõem, de modo geral, com um período gratuito que vai dos dois aos seis dias, embora possa ser mais limitado em alguns casos.

ESTAS APPS SÃO AGORA DE “BORLA” NA PLAY STORE

Surface Trimino é um jogo de quebra-cabeças que o vai ajudar a treinar a sua mente. Nele o objetivo é fazer correspondências entre peças que tenham a mesma cor, seguindo os desafios apresentados: tudo para fazer com que a dimensão da área colorida aumente. Ao todo, é possível experimentar 3 modos de jogo diferentes.

Clique nas imagens para mais detalhes

Ainda no mundo dos quebra-cabeças propomos Emoji Match, onde terá de juntar todas as peças correspondentes num tabuleiro virtual. Mas atenção: apenas tem disponível um número limitado de jogadas para cumprir o seu objetivo. Em destaque estão dois modos de jogo, incluindo um com emojis de apenas uma cor e outro com figuras de diferentes cores, concebido para quem já se considera um expert.

Clique nas imagens para mais detalhes

A pensar nos fãs de jogos de sobrevivência trazemos Survive: The Lost Lands. Neste título os jogadores são levados para uma misteriosa ilha onde terão de navegar por densas florestas, recolher recursos para construir itens, caçar e lutar pela sua sobrevivência.

Clique nas imagens para mais detalhes

Se gosta de RPGs com um toque mais “retro”, Coin Princess! é uma opção a considerar. Neste jogo, os jogadores acompanham a história de uma princesa que foi raptada e que terá de escapar das garras do seu captor graças à ajuda dos seus cavaleiros. À medida que avança no jogo tem a possibilidade de ganhar mais poderes e habilidades e, como esta é a versão paga do jogo tem direito a um bónus especial.

Clique nas imagens para mais detalhes

Em Everybody’s RPG terá de reunir um conjunto de heróis e personagens mágicas que têm como missão derrotar múltiplos inimigos e monstros. Neste jogo pode fazer o upgrade contínuo das capacidades dos protagonistas, assim como levar os protagonistas por viagens a terras distantes onde é possível entrar em combates online com outros jogadores.

Clique nas imagens para mais detalhes

ESTAS APPS SÃO AGORA DE “BORLA” NA APP STORE

Neste quebra-cabeças tem como objetivo pintar peças e a fazer correspondências entre elas, tendo a oportunidade de pôr as suas competências à prova em 60 níveis diferentes. A premissa de Paintiles parece simples, mas, à medida que avança o grau de dificuldade sobe e há “armadilhas” escondidas pelo caminho.

Paintile‪s

Adventurer Legends é um RPG criado para os fãs da série de jogos Diablo. Neste título os jogadores podem explorar vários mapas e recolher tesouros, liderando uma equipa de heróis combates contra os inimigos e monstros que dominam o mundo.

Adventurer Legends

Neste jogo inspirado pelo clássico Breakout os jogadores têm de controlar uma plataforma que permite direcionar bolas para destruir os tijolos coloridos. O jogo oferece várias formas de tijolos, além de dezenas de níveis com estruturas que se vão tornando cada vez mais complexas.

Clique nas imagens para mais detalhes

Fechamos a nossa seleção de "borlas" temporárias desta semana com uma aplicação para quem quer dar um toque diferente às fotos que publica nas redes socais. A Palettes permite criar "paletas" compostas pelas cores mais dominantes nas suas imagens, contando ainda com temas específicos inspirados por fotografias captadas um pouco por todo o mundo.

Clique nas imagens para mais detalhes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.