Ao contrário da criação de jogos para consolas e PC, o desenvolvimento de aplicações para smartphones é indiscutivelmente mais fácil e barato, estando assim ao alcance de qualquer um criar uma app e colocá-la nas lojas digitais de aplicações e, deste modo, tê-la disponível para milhões de pessoas. Por esta razão proliferam muitos milhares de apps e jogos criados por programadores e empresas de todo o mundo, incluindo Portugal. São vários os jogos desenvolvidos por cá, alguns de grande sucesso mundial e que têm sido nomeados para diversos prémios. Dessa lista sugerimos uma mão cheia de títulos de grande qualidade, divertidos e desafiantes que serão do agrado de qualquer tipo de jogador.

As nossas sugestões incluem Crime no Hotel Lisboa, o mais Português dos jogos listados devido aos cenários e diálogos. Neste jogo é preciso ajudar dois tresloucados investigadores a desvendarem um estranho crime. Trata-se de uma clássica aventura gráfica onde o jogador irá deambular por diversos locais, reunindo pistas e interrogando pessoas de forma a conseguir descobrir quem foi o assassino.

Em Slice IN o objetivo é encaixar as fatias nos espaços vazios de um círculo em constante rotação, em níveis de incremental dificuldade que tornam a experiência bastante desafiante. Smash Time é um dos jogos mais aclamados da Bica Studios, nomeado para diversos prémios, e cujo objetivo é esmagar gosmas extraterrestres que querem devorar o planeta.

eQubes é um projeto do português João Lima, programador independente, com a ajuda da empresa BloomIdea. A premissa é estimular o raciocínio matemático através da descoberta de equações que estão "escondidas" em mosaicos aleatórios. O jogo teve um enorme sucesso aquando do seu lançamento, sendo verdadeiramente viciante e desafiante devido à sua simplicidade.

Por fim, 8-Ball Pool, um dos primeiros jogos para smartphones da Miniclip e também dos primeiros que o conhecido estúdio desenvolveu em Portugal. Trata-se de um jogo de bilhar totalmente online que coloca frente-a-frente jogadores de todo o mundo.

Os títulos que sugerimos fazem jus ao lema "o que é Português é bom", por isso não deixe de os experimentar e divirta-se.

 

Crime no Hotel Lisboa

Ajudar dois investigadores a desvendarem um estranho crime em plena Lisboa

Crime no Hotel Lisboa, desenvolvido pela portuguesa Nerd Monkeys, é um divertido jogo de aventura inspirado nas clássicas aventuras gráficas dos anos 80 e 90. O enredo leva-nos até ao Hotel Lisboa onde ocorreu um estranho crime. Um tal Sebastião Love foi encontrado morto com 14 facadas nas costas, junto a uma carta de suicídio. Os contornos peculiares deste crime levam o agente Garcia a pedir ajuda ao seu amigo Inspector Zé. Mas Zé não irá embarcar nesta investigação sozinho, a acompanhá-lo irá um ajudante mecânico, conhecido por Robot Palhaço, um Robot Doméstico 9000 que foi deixado como herança por um parente afastado de Zé.

Como num típico jogo de aventura "point and click", os dois protagonistas terão que andar para trás e para a frente por diversos locais, recolhendo objetos e falando com os outros personagens. Adicionalmente, e como fator essencial para se conseguir progredir na investigação, é preciso reunir os objetos necessário para realizar interrogatórios a alguns personagens. Estes interrogatórios são compostos por três rondas de perguntas onde é preciso selecionar a pergunta e o objeto que queremos associar. Caso se consiga realizar as três rondas com sucesso, o personagem irá dar um objeto que será fulcral para progredir na investigação.

O Robot Palhaço será de grande ajuda pois é ele que guarda os objetos apanhados, que pode chamar o táxi para que ambos se possam deslocar mais rapidamente para um local e, mais importante, fornece dicas do que é preciso fazer a seguir, caso o jogador fique bloqueado sem saber o que fazer.

O jogo está carregado de humor, pela própria história e essencialmente pelos diálogos, que são do melhor. A cidade de Lisboa está muito bem retratada, quer em termos de paisagens como de alguns itens e objetos bem “tugas".

Graficamente, o jogo segue uma técnica de “pixel art”, correndo numa resolução nativa de 256x192, a mesma usada pelo mítico ZX Spectrum. Para ajudar a experiência de jogo em equipamentos com ecrãs de menor dimensão, foi adicionado à versão móvel uma lupa que permite ampliar o cenário. A acompanhar há uma boa banda sonora, um estilo jazz que se encaixa perfeitamente com a temática.

Crime no Hotel Lisboa é muito divertido e recheado de humor. Os diálogos são bons, com frases e palavras bem portuguesas. Um jogo a não perder, valendo bem os €1,99 que custa. Está disponível para dispositivos Android e iOS.

Links: Android / iOS

Siga para o próximo jogo

 

Slice IN

Colocar fatias num circulo em constante movimento

Slice IN é um dos mais recentes jogos do estúdio português Bica Studios. O jogo promete uma jogabilidade simples e horas de diversão, mas também de alguma frustração pois trata-se de um título bastante desafiante e que exige muita concentração, com os jogadores a terem que confiar nos seus reflexos e tempo de reação para atingir a maior pontuação.

O objetivo de Slice IN é encaixar as fatias nos espaços vazios de um círculo em constante rotação. Com o progresso no jogo, o círculo irá girar cada vez mais rápido, podendo em determinados níveis rodar em sentido inverso. Para além da velocidade de rotação do círculo, a dificuldade aumenta devido com o incremento do número de fatias que é preciso encaixar e os locais aonde colocar essa fatias ficarem cada vez mais estreitos, tornando toda a experiência muito mais desafiante.

Por cada fatia que falhar o alvo perde-se uma das cinco vidas disponíveis. Findas as vidas o jogo acaba mostrando a pontuação alcançada como uma classificação animal, desde um mero micróbio até um omnipotente dragão. Existem 100 criaturas para colecionar e para cada uma é mostrada uma pequena curiosidade. Mesmo tendo ficado sem qualquer vida disponível, em diversas ocasiões é possível conseguir uma vida adicional através da visualização de um vídeo, algo que permite continuar a jogar por mais algum tempo.

Slice IN é divertido e desafiante, com uma premissa muito simples, ideal para curtos períodos de jogo. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Links: Android / iOS

Siga para o próximo jogo

 

Smash Time

Dar ao dedo para esmagar alienígenas sem parar

Na sequência de Smash It Adventures, a Bica Studios lançou Smash Time. Esta versão renovada do jogo coloca o jogador num mundo que está a ser devorado por gosmas extraterrestres, umas tais de Blarghinis. A salvação do planeta está nas mãos de Bica, um guardião cósmico com o poder de unir mundos, e também a capacidade de esmagar as ditas gosmas.

A missão do jogador é muito simples: usar o dedo e esmagar o maior número de Blarghinis possível. Os primeiros três níveis servem como tutorial, indicando os comandos básicos, como as gosmas atacam e qual a melhor forma de as derrotar, acumulando o maior número de pontos possível. No entanto, a partir de um determinado nível, a dificuldade aumenta com as gosmas a aparecerem em maior número e de forma mais rápida, exigindo cada vez mais destreza do jogador para continuar a contenda.

Para além das gosmas, por vezes surgem animais no ecrã, os quais não se deve esmagar pois implicará perca de pontos. Normalmente quando surgem, as gosmas correm para as laterais do ecrã, perseguem animais ou vão diretos contra o personagem, o que, neste caso, torna a tarefa mais difícil. Caso algum dos Blarghinis persiga e coma um dos animais antes do jogador o conseguir esmagar, esse alienígena irá crescer em tamanho, tornando-se mais difícil de eliminar. As gosmas não têm nenhuma indicação de saúde, no entanto, a quantidade de olhos que têm representa o número de vezes que é preciso tocar nelas para as eliminar.

Como recompensa, o jogador recebe ouro e jóias, com as quais pode desbloquear outros personagens, para além da bruxa Agnes com a qual pode jogar de inicio. Nas situações em que fica sem energia, o jogador pode utilizar as moedas para comprar energia e assim poder continuar a jogar. Caso não pretenda, então terá que esperar algum tempo até que a mesma seja restituída.

Smash Time é um divertido e desafiante jogo, um excelente trabalho do estúdio português reconhecido com diversas nomeações, como por exemplo para Jogo do Ano nos TIGA Awards 2016 e para os Indie Prize Awards 2015. O jogo está disponível gratuitamente para equipamentos Android, iOS e Windows Mobile.

Links: Android / iOS / Windows 

Siga para o próximo jogo

 

eQubes

Viciante e desafiante problema matemático

Desenvolvido por João Lima, estudante de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em associação com a equipa BloomIdea, empresa portuguesa com sede em Braga, o eQubes serve-se de equações e cubos como inspiração para treinar o raciocínio matemático. Lançado em 2015, o jogo conseguiu em pouco tempo alcançar o primeiro lugar do top dos jogos gratuitos para iPad em Portugal. O jogo tem 21 níveis, cada qual com seis fases, representando assim as seis faces de um cubo. Em cada uma são apresentados mosaicos aleatórios onde se escondem as equações que o jogador tem que encontrar, tendo para o efeito quatro minutos para o conseguir.

Com um incremental nível de dificuldade, de inicio as equações são mesmo muito simples e fáceis de decifrar, servindo como uma espécie de tutorial para o jogador experimentar os elementos do jogo. Com o evoluir nos níveis, a coisa torna-se mais complexa, obrigando a constantes operações matemáticas com os números apresentados de forma a se conseguir arranjar uma equação válida. À medida que se revolve as equações com sucesso, ganham-se equbes que podem ser utilizados para comprar mais tempo ou, inclusive, a solução, caso o desafio seja demasiado intenso e o jogador acabe por desistir. O jogo apresenta a indicação do número de equações a encontrar em cada face, assinalando a verde as equações corretas e a vermelho as erradas, mostrando um resumo das equações que já foram descobertas. Por vezes é possível evoluir para uma fase posterior sem completar a anterior, sendo possível voltar atrás e repetir as faces de forma a melhorar a pontuação.

Com um design minimalista mas apelativo e uma jogabilidade intuitiva, eQubes é extremamente viciante e adequado a qualquer tipo de jogador, mas especialmente aqueles que procuram por algo desafiante mas simples. Estando apenas disponível para dispositivos iOS, o jogo está previsto ser também lançado para Android e Windows Mobile, embora não exista ainda nenhuma data definida para o efeito.

eQubes tem download gratuito, que permite jogar os primeiros níveis, com os seguintes a custarem €0,99.

Links: iOS 

Siga para o próximo jogo

 

8-Ball Pool

Divertido jogo de bilhar totalmente online

8-Ball Pool é um dos maiores sucessos da Miniclip, tendo sido um dos seus primeiros jogos para smartphones e cujo desenvolvimento foi realizado em Portugal. Trata-se de um jogo de bilhar totalmente online que coloca frente-a-frente jogadores de todo o mundo.

Embora inicialmente exista um tutorial e um modo de treino, o jogo não tem nenhum modo para um jogador, todas as partidas serão sempre realizadas contra outro jogador, sendo por isso necessário existirem oponentes online.

Para dar início a uma partida é preciso dar um determinado número de fichas. O vencedor receberá como prémio a totalidade das fichas em jogo que, quando conseguir atingir determinado patamar, o possibilitará participar em partidas contra adversários mais bem classificados e, assim, poder ganhar prémios maiores.

Os adversários são escolhidos de forma aleatória, mas podem também ser amigos, sendo neste caso preciso fazer login no jogo utilizando a conta da Facebook ou a do Miniclip para que seja possível escolher a identificação do jogador.

A jogabilidade é muito simples, com o jogador a ter que alinhar a sua tacada, com indicação no ecrã onde a bola branca irá bater e qual a dircção que a bola alvo irá tomar. Cada jogador tem um tempo razoável para dar a sua tacada, mas existe um limite de forma a não fazer desesperar o adversário de tanto esperar. O jogo inclui ainda algumas funcionalidades, como um chat que permite aos jogadores de uma partida poderem trocar algumas mensagens.

8-Ball Pool é um bom jogo do género, que  especialmente irá agradar aos fãs de bilhar. A possibilidade desafiar outros adversários, conhecidos ou não, torna a experiência ainda mais aliciante e divertida. O jogo está gratuito e disponível para Android e iOS.

Links: Android / iOS 

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.