Chama-se Live Creators Program e pode ser a porta de entrada de quem desenvolve jogos de forma independente numa plataforma como a Xbox. Não obriga o programador a estar associado a uma empresa ou estúdio e embora seja pago, os preços são acessíveis. Está previsto que pela colocação de cada jogo o programador pague um fee único entre 20 e 100 dólares. Os critérios que farão variar o preço final de publicação de cada jogo dentro deste intervalo é que ainda não é conhecido.

Vale a pena dizer que a Xbox já tinha uma iniciativa para cativar programadores independentes, mas que obrigava os interessados a candidatarem-se à possibilidade, via ID@Xbox e esperarem pela aprovação do conceito. Se fossem aceites podiam avançar.

Com este novo programa o processo fica facilitado e qualquer pessoa que tenha uma Xbox tem acesso às ferramentas de desenvolvimento de jogos que a fabricante juntou à plataforma. Pode criar novos conteúdos e publicá-los pela mesma via, embora algumas possibilidades se mantenham restritas a quem está no ID@Xbox, como sejam a possibilidade de criar jogos multiplayer para a Xbox. O kit de desenvolvimento está disponível para qualquer um.

Mesmo assim há regras, a empresa reserva-se o direito de remover o jogo da loja, se o conteúdo não for apropriado, e só podem aceder à loja da Xbos os jogos que forem desenvolvidos para também correr noutras plataformas da Microsoft, neste caso o Windows 10. Todos os jogos criados nestas condições serão publicados numa zona própria da loja.

O novo programa está ainda em fase de pré-lançamento, mas está prometido o lançamento à séria para breve e é nessa altura que ficará acessível a quem quiser utilizá-lo e tenha uma Xbox à mão. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.